terça-feira, 6 de maio de 2014

BMW i8: o híbrido revolucionário que combina esportividade e sustentabilidade


O BMW Group apresentou ao mercado o BMW i8, o segundo modelo da nova marca BMW i e o primeiro veículo híbrido plug-in da companhia, em evento de lançamento mundial que ocorreu em Los Angeles, no início de maio. O esportivo, que traz visual arrojado e proposta consciente em relação à sustentabilidade, é uma interpretação revolucionária do prazer característico de se dirigir um BMW.

O veículo será comercializado a partir de junho na Europa e EUA. O Brasil também receberá o modelo, mas ainda não há data definida.

A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, além do gerenciamento de energia inteligente, potência máxima de 266 kW/362 cv, que proporciona ao BMW i8 as características de desempenho de um autêntico carro esportivo, com 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, mas com consumo de combustível de 47km/l e  49g/km de emissão de CO2, números equivalentes ao de um carro de pequeno porte.O BMW i8 conta com um sistema de propulsão híbrido plug-in, que inclui o inédito motor de três cilindros e injeção direta à gasolina BMW TwinPower Turbo 1.5L, excepcionalmente compacto e de alto desempenho que gera uma potência de 170kW/231cv, com torque máximo de 320Nm.

A segunda fonte de energia do carro é um motor elétrico especialmente desenvolvido e produzido pelo Grupo BMW para o BMW i8. A unidade desenvolve uma potência máxima de 96 kW/131 cv e entrega seu torque máximo de 250 Nm ao primeiro toque no acelerador. 

Além da resposta instantânea tipicamente gerada por motores elétricos, a potência continua a ser produzida até o limite de giros, graças ao design especial, que permite que o motor elétrico continue a fornecer bastante torque em altas rotações.O motor elétrico também pode impulsionar o veículo sozinho - a velocidade máxima neste caso é de 120 km/h e o alcance máximo é de 37 quilômetros. O motor recebe a potência da bateria de íons de lítio, que foi instalada na parte central embaixo do assoalho do veículo, e pode ser recarregada por uma simples tomada doméstica, por meio do BMW i Wallbox ou em alguma estação pública de carregamento.  O motorista pode escolher entre diferentes modos de condução, do mais esportivo ao mais confortável/econômico. São eles: Comfort, Sport, Eco Pro, na modalidade híbrido; e Comfort e Eco Pro, no modo elétrico.

O extenso pacote de equipamentos padrão do BMW i8, já disponível em sua versão de entrada Neso, inclui o Sistema de Navegação Profissional, display de instrumentos totalmente digital, ar-condicionado dual zone, BMW iDrive com tela de 8,8 polegadas, volante esportivo de couro com botões multifuncionais, assentos esportivos de couro ajustáveis eletricamente e painel de instrumentos com acabamento em couro. O proprietário também tem a possibilidade de escolha entre quatro acabamentos de pintura externa e quatro variantes de equipamentos internos.

Além disso, o consumidor pode escolher entre três linhas de equipamentos opcionais: Halo, Carpo e o exclusivo pacote Pure Impulse, que traz rodas de liga leve de 20 polegadas, faróis de LED com funções estendidas, como iluminação diferenciada para autoestrada, Head-up display, entre outros equipamentos especiais.

A BMW i conta com alguns serviços exclusivos desenvolvidos como parte do programa “360º electric”, como BMW i Wallbox para carregamento doméstico e conveniente da bateria; serviço de diagnóstico da infraestrutura elétrica residencial do consumidor e instalação da BMW i Wallbox; serviços de assistência para manutenção, reparos e no evento de uma pane; e um programa de vendas flexível.

A preocupação com o meio ambiente também está presente na fabricação do BMW i8. O processo de montagem do veículo é feito na fábrica de Leipzig, que possui um grande compromisso com a sustentabilidade. Nesta unidade, a energia utilizada em sua produção é 100% eólica. A unidade também é uma das mais silenciosas e limpas do mundo, utilizando 50% menos energia e água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário