O BMW Group apresentou ao mercado o BMW i8, o segundo
modelo da nova marca BMW i e o primeiro veículo híbrido plug-in da companhia,
em evento de lançamento mundial que ocorreu em Los Angeles, no início de maio.
O esportivo, que traz visual arrojado e proposta consciente em relação à
sustentabilidade, é uma interpretação revolucionária do prazer característico
de se dirigir um BMW.
O veículo será comercializado a partir de junho na Europa
e EUA. O Brasil também receberá o modelo, mas ainda não há data definida.
A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW
eDrive produz, além do gerenciamento de energia inteligente, potência máxima de
266 kW/362 cv, que proporciona ao BMW i8 as características de desempenho de um
autêntico carro esportivo, com 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, mas com consumo de
combustível de 47km/l e 49g/km de emissão de CO2, números equivalentes ao
de um carro de pequeno porte.O BMW i8 conta com um sistema de propulsão híbrido
plug-in, que inclui o inédito motor de três cilindros e injeção direta à
gasolina BMW TwinPower Turbo 1.5L, excepcionalmente compacto e de alto
desempenho que gera uma potência de 170kW/231cv, com torque máximo de 320Nm.
A segunda fonte de energia do
carro é um motor elétrico especialmente desenvolvido e produzido pelo Grupo BMW
para o BMW i8. A unidade desenvolve uma potência máxima de 96 kW/131 cv e
entrega seu torque máximo de 250 Nm ao primeiro toque no acelerador.
Além da
resposta instantânea tipicamente gerada por motores elétricos, a potência
continua a ser produzida até o limite de giros, graças ao design especial, que
permite que o motor elétrico continue a fornecer bastante torque em altas
rotações.O motor elétrico também pode impulsionar o veículo sozinho - a
velocidade máxima neste caso é de 120 km/h e o alcance máximo é de 37
quilômetros. O motor recebe a potência da bateria de íons de lítio, que foi
instalada na parte central embaixo do assoalho do veículo, e pode ser
recarregada por uma simples tomada doméstica, por meio do BMW i Wallbox ou em alguma
estação pública de carregamento. O motorista pode escolher entre
diferentes modos de condução, do mais esportivo ao mais confortável/econômico.
São eles: Comfort, Sport, Eco Pro, na modalidade híbrido; e Comfort e Eco Pro,
no modo elétrico.
O extenso pacote de equipamentos padrão do BMW i8,
já disponível em sua versão de entrada Neso, inclui o Sistema de Navegação
Profissional, display de instrumentos totalmente digital, ar-condicionado dual
zone, BMW iDrive com tela de 8,8 polegadas, volante esportivo de couro com
botões multifuncionais, assentos esportivos de couro ajustáveis eletricamente e
painel de instrumentos com acabamento em couro. O proprietário também tem a
possibilidade de escolha entre quatro acabamentos de pintura externa e quatro
variantes de equipamentos internos.
Além disso, o consumidor pode
escolher entre três linhas de equipamentos opcionais: Halo, Carpo e o exclusivo
pacote Pure Impulse, que traz rodas de liga leve de 20 polegadas, faróis de LED
com funções estendidas, como iluminação diferenciada para autoestrada, Head-up
display, entre outros equipamentos especiais.
A BMW i conta com alguns
serviços exclusivos desenvolvidos como parte do programa “360º electric”, como
BMW i Wallbox para carregamento doméstico e conveniente da bateria; serviço de
diagnóstico da infraestrutura elétrica residencial do consumidor e instalação
da BMW i Wallbox; serviços de assistência para manutenção, reparos e no evento
de uma pane; e um programa de vendas flexível.
A preocupação com o meio
ambiente também está presente na fabricação do BMW i8. O processo de montagem
do veículo é feito na fábrica de Leipzig, que possui um grande compromisso com
a sustentabilidade. Nesta unidade, a energia utilizada em sua produção é 100%
eólica. A unidade também é uma das mais silenciosas e limpas do mundo,
utilizando 50% menos energia e água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário