A excelente fase da Citroën
no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) continua. A equipe venceu
pela quinta vez nesta temporada na rodada dupla de Hungaroring, na Hungria, a
terceira de 2014. O francês Yvan Muller foi o responsável pelo feito, que, na
verdade, foi uma dobradinha da Citroën, uma vez que a segunda posição foi
obtida por José-María López, que continuou na
liderança da tabela de pontuação. No grid de largada da
primeira prova, houve mais uma trinca da Citroën. Quando as luzes vermelhas se
apagaram, Muller eLópez conseguiram
manter-se à frente, mas o francês Sébastien Loeb perdeu posições e completou a
primeira volta em sétimo, atrás de Muller, López, Monteiro, Tarquini, Bennani e
Michelisz. Loeb tentou superar Norbert Michelisz, mas viu como ultrapassar em
Hungaroring é difícil. E assim foi finalizada a corrida.
Depois de um curto
intervalo, os carros voltaram para a pista. Por causa da regra da inversão dos
dez primeiros do grid inicial, Loeb, López e Muller largaram em oitavo, nono e
décimo lugares, respectivamente. Gianni Morbidelli apareceu na liderança na
primeira curva, à frente de Tiago Monteiro, Hugo Valente (que havia largado na
pole) e Tom Coronel. Mostrando grande forma, Yvan Muller ultrapassou José-María
López pela quinta posição. Já Loeb terminou a primeira volta em nono.
Rapidamente, Morbidelli, Monteiro e Valente abriram vantagem, e Muller e López
viram-se presos atrás de Coronel. E foi dessa forma que a prova acabou.
“Considerando a natureza do
circuito e o lastro compensatório introduzido antes da etapa, este foi um fim
de semana muito positivo para nós”, resumiu o chefe de equipe da Citroën, Yves Matton. “Podemos ficar orgulhosos por termos conquistado
os três primeiros lugares na classificação e feito uma dobradinha na primeira
corrida. Sabíamos que seria quase impossível voltar ao pódio ao fim da segunda
prova. As largadas foram as únicas oportunidades que tivemos para ganhar posições
e, depois disso, não houve ultrapassagens.
Outra coisa que esse fim de semana
nos ensinou é que as equipes agora demonstram níveis similares de desempenho, o
que é um bom sinal para o restante da temporada”. Yvan
Muller disse ter podido dar uma resposta a López quando este o desafiou na
primeira corrida. “Sempre venci uma prova aqui e foi bom ter dado sequência a
essa escrita”, comemorou. “Também estou satisfeito com o quinto lugar da
segunda corrida.” López admitiu superioridade do companheiro durante o fim de
semana, mas celebrou ainda liderar o campeonato: “É melhor do que eu esperava
antes de esta temporada começar”. Loeb afirmou ter tido duas largadas
problemáticas: “Em cada uma delas escolhi a pior opção”. Também disse: “Não sei
se você pode atribuir isso a uma falta de experiência ou sucesso, mas minhas
largadas significaram que não pude lutar mais à frente. Espero acertar as
coisas na semana que vem, na Eslováquia.”
Os dez primeiros da corrida 1:
1º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC),
14 voltas
2º José-María López (Citroën C-Elysée
WTCC), a 1.282
3º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC), a 8.961
4º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC), a 13.980
5º Mehdi Bennani (Honda Civic WTCC), a 14.747
6º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 16.672
7º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée
WTCC), a 17.475
8º Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1), a 22.863
9° Gianni Morbidelli (Chevrolet RML Cruze TC1), a 27.891
10º Hugo Valente (Chevrolet RML Cruze TC1), a 36.287
Volta mais rápida: Yvan Muller (1:50.119)
Corrida
2:
1º Gianni Morbidelli (Chevrolet RML Cruze TC1), 14 voltas
2º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC), a 0.350
3º Hugo Valente (Chevrolet RML Cruze TC1), a 1.206
4º Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1), a 5.104
5º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC),
a 5.435
6º José-María López (Citroën C-Elysée
WTCC), a 5.605
7º Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1), a 6.306
8º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC), a 7.828
9º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée
WTCC), a 8.308
10º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 8.842
Volta mais rápida: Tiago Monteiro (1:51.088)
Os cinco primeiros do Mundial de Pilotos:
1º José-María López, 115 pontos
2º Yvan Muller, 105 pontos
3º Sébastien Loeb, 84 pontos
4º Tiago Monteiro, 65 pontos
5º Gabriele Tarquini, 48 pontos
Mundial de
Construtores:
1º Citroën Total, 271 pontos
2º Honda, 172 pontos
3º Lada, 112 pontos
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