A Solví, holding controladora de empresas que atuam nos
segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia,
testará a partir desse mês de maio um caminhão Volkswagen Constellation 17.280
6x2 com tecnologia híbrida hidráulica. Será a primeira vez que o modelo, que já
apresentou redução de até 25% no consumo de combustível em testes na coleta de
lixo na cidade do Rio de Janeiro, rodará no Estado de São Paulo, mais
especificamente em São Bernardo do Campo, onde está instalada a SBC Valorização
de Resíduos, uma das empresas da holding e responsável pela coleta na cidade do
ABC paulista. Os testes terão
duração de três meses e têm como objetivo avaliar o desempenho do veículo nesse
tipo de operação, principalmente em cidades como São Bernardo, onde a
topografia é bastante específica, com muitos decliveis, além de ruas estreitas
e tráfego pesado
O sistema adotado no veículo híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo
conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da
Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada
durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. A partir do consumo
menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão
dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás
carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar como,
material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.O principal benefício
está na manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é
maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também prevê um menor
investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente
em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de
resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para
partida do veículo instantaneamente.
Testes realizados na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) com o
caminhão Volkswagen híbrido hidráulico na coleta de lixo da cidade do Rio
geraram redução de até 25% no consumo de combustível. Seria o equivalente ao
veículo rodar, no período de um mês, sete dias sem gastar uma gota de diesel ou
emitir gases nocivos.Assim como acontecerá na SolvÍ, o teste teve duração de
três meses, com o veículo rodando em diferentes condições de tráfego e vias.Submetido
a avaliações periódicas de sua performance e consumo, o caminhão Volkswagen
híbrido hidráulico operou em condições severas de aplicação na Comlurb para que
se pudesse comprovar a robustez e a eficiência de seu sistema.
A Solví possui uma frota composta por mais de 800 caminhões próprios, sendo 95%
de caminhões Volkswagen.
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