No início de 1995, um total de 500 veículos comerciais
leves da então inédita família Sprinter saía da linha de montagem da fábrica da
Mercedes-Benz em Dusseldorf, na Alemanha.
Começava ali uma história de sucesso
que culmina hoje, 20 anos depois, com o expressivo volume de mais de 2,8 milhões
de unidades vendidas em mais de 130 países.
O lançamento da Sprinter, há
duas décadas, foi um marco não só para a Mercedes-Benz, como também para o
próprio mercado. Com dimensões maiores do que existia na época, ela inovou ao
criar o segmento de “large vans”, oferecendo mais espaço e maior capacidade de
transporte de carga e de passageiros. O pioneirismo fez a Sprinter se tornar
sinônimo do segmento. Com diversas versões de modelos e amplas opções de
configuração do veículo, a novidade já se destacava pela versatilidade de
aplicação, atendendo um universo ainda maior de clientes e novas demandas do
setor.
A “grande van” causou sensação
no mercado também por suas inovações em termos de tecnologia e segurança. Ela
foi, por exemplo, a primeira a vir equipada, de fábrica, com freios a disco na
dianteira e na traseira e com sistema ABS. Como consequência, logo em seu
primeiro ano de vida, a Sprinter foi eleita “A van do ano de 1995”.
Passados 20 anos, a Sprinter
da Mercedes-Benz segue sendo pioneira no mercado de comerciais leves. Lançada
na Europa em 2013, a nova geração continuou estabelecendo referências de
segurança, consumo e emissões de poluentes.
No
Brasil, Sprinter também é referência de mercado
A trajetória de sucesso
mundial da Sprinter também se repete no Brasil. Ela chegou ao País em 1997, tendo
sido comercializado até 2014 um volume superior a 113.000 unidades, entre vans
de passageiros e também furgões e chassis para transporte de cargas e prestação
de serviços. Os veículos comercializados no mercado brasileiro são produzidos
pela Mercedes-Benz Argentina.
A atuação da Empresa no
mercado de veículos comerciais leves teve início três anos antes, em 1994,
quando ela ingressou nesse segmento com a linha MB 180, fabricada na Espanha.
Somando as unidades emplacadas de MB 180 e de Sprinter, no acumulado entre 1994
e 2014, a Mercedes-Benz já vendeu mais de 125.000 veículos comerciais leves no
Brasil.
A família de veículos
comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50
ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). Trata-se do maior e mais completo
portfólio de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de
50 modelos.
O furgão e o chassi Sprinter
311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por
motoristas com carteira de habilitação CNH B. Estes veículos podem circular
livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na
cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o
segmento.
Compacta, resistente e ágil, a
Sprinter circula com facilidade e eficiência no trânsito urbano e em curtas
distâncias, destacando-se especialmente nas grandes regiões metropolitanas,
mesmo em zonas de restrição. Soma-se a isso a praticidade e a acessibilidade, o
que agiliza o dia a dia de transporte, garantindo produtividade e rentabilidade
para os clientes.
Grande diferencial da linha Sprinter
é o nível de equipamentos de série, como ESP Adaptativo 9i® (que integra os já
conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV), airbag do motorista, sistema de ar
condicionado, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade,
rádio CD/MP3, com conexão Bluetooth, fechamento central de portas, entre
outros, o que agrega valor ao veículo, atendendo aos principais requisitos do
segmento e, ainda, com um excelente custo-benefício.
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