Quanto vale um emprego ? Ou, quanto o Estado deve
investir para garantir empregos ?
Esta é a questão principal, e curiosa, envolvendo dois
grupos de discussão: a fábrica de veículos esportivos Lamborghini, nascida e
estabelecida na Itália, agora controlada pela Volkswagen AG através da Audi, e
o governo italiano. Este, através de seu Ministério do Desenvolvimento
Econômico provocou reuniões e questões com os dirigentes alemães da empresa
italiana em torno da decisão anunciada, adicionar produto da moda na pequena
relação de seus super esportivos: fará o Urus, utilitário esportivo, para
lançá-lo no próximo ano.
Questão é, a corporação VW não quer construir o Urus ou
criar novos 300 empregos nas instalações italianas da Lamborghini em Sant’Agata
Bolognese, mas em Bratislava, onde tem operação industrial especializada nestes
veículos, e produz Audi Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Toureg. Bratislava já
montou Skodas e Tatras antes da queda do Muro de Berlin e após, comprada pela
Volkswagen, lá produziu Passats, até mudar vocação para utilitários esportivos.
O governo italiano, participando das consequências das
dificuldades econômicas, e incômodos índices de desemprego, não quer enfrentar
o desgaste de explicar ao eleitorado, porque a empresa nascida na Itália,
perderá empregos para a Eslováquia, motivando a iniciativa das reuniões e a
proposta. A discussão gira em investir – ainda se estuda a fórmula -, 100M de
Euros, metade do valor calculado para implantar o novo produto. O projeto,
ambicioso, vê no Urus a esperança de ser o mais vendido dos Lambos, colocando
3.000 unidades/ano, para preço estimado em nada poucos 250.000 Euros. Investimento
significa 333.333 Euros por emprego.A decisão deve ocorrer neste mês.
Revisto, o Audi Q3, na versão a ser feita no Brasil
Produto bem aceito, passa por reformulação estética e
mecânica iniciando o 2º. ciclo da atual geração. É o Audi Q3, agora em
figurinos de SAV – Sport Atlhetic Vehicle –, motores 1,4 litro,
apenas com tração dianteira, e SUV – o modelito utilitário esportivo, motor 2.0
e tração total de acionamento por demanda.
Novo ciclo marca-se por atualização estética, para
choques, grade, grupo óptico, e dos motores, os TFSI, injeção direta de
combustível e turbo: 1,4 litro com potência elevada a 150 cv, e 2,0 litros, 180
cv e 220 cv, ambos com tração integral Quattro. Duas versões de conteúdo e
decoração: Attractive, de entrada, e Ambiente, mais completa.
Além das alterações estéticas marcando o novo ano-modelo,
pacote de equipamentos em contida listagem para conter custos. Assim, bancos em
couro sintético – leia-se plástico -; sem TV para manobras, apenas sensores; ar
condicionado automático limitado às versões Ambiente.
Configurações e preços sinalizam como serão as versões
nacionais cuja produção ocorrerá em 2016. Versões de entrada deverão ter preço
menor pois o motor será produzido no Brasil.
Audi Q3 Quanto custa
Versão
|
R$
|
1.4
Attraction 4x2
|
127.190
|
1.4
Ambiente 4x2
|
144.190
|
2.0
180 cv Attraction 4x4
|
145.190
|
2.0
220 cv Ambiente
|
165.190
|
Polêmico
diesel no Mitsubishi Outlander
Uso de diesel como
combustível em veículos leves era limitado por portaria do antigo Departamento
Nacional de Combustíveis. Definia, o veículo deveria ter morfologia de jipe,
tração nas 4 rodas, caixa redutora, e medidas de ataque às irregularidades do
solo, assim como altura livre.
Isto restringia o uso a
veículos com morfologia e aplicativo de serviços, até que a Mercedes convenceu
o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, que transmissão monitorada
eletronicamente cumpria a função da marcha reduzida ao aplicar os freios
automaticamente em descidas íngremes. E o Denatran generalizou, simplificou as
exigências, passando aos fabricantes a auto regulamentação, permitindo ampla
interpretação.
O Mitsubishi Outlander
está na situação da generosidade do entendimento. É o primeiro não jipe, não
utilitário esportivo, mas crossover a vir equipado com motorização
diesel. Crossover é mistura de utilitário esportivo com sedã, distante
das aplicações de serviços sempre ligados aos diesel – andar em estradas ruins,
ou sem elas, subir a grimpa, descer à vala – e voltar.
É opção da nova linha
2016: 2,2 litros de deslocamento, turbo com geometria variável, quatro
cilindros, 16 válvulas, injeção direta Common Rail, turbo, resfriador de
ar, 165 cv de potência, e 36,7 kgf.m de torque.
Preocupação com estilo,
tratamento sonoro de automóvel, três fileiras de bancos, largo pacote de itens
de segurança, aprovação em segurança, e quatro versões: três a gasálcool -
2.0L, 160 cv; GT 6V; GT 6V Full Technology Pack, V6 3.0 e 240 cv, e Diesel.
Mitsubishi New Outlander – Quanto custa
Versão
|
R$
|
New
Outlander 2.0L
|
114.990
|
New
Outlander GT
|
141.990
|
New
Outlander GT Full Technology Pack
|
151.990
|
New
Outlander Diesel
|
173.990
|
Quer
ser piloto ? Melhorar sua condução ?
A Escola de Pilotagem Interlagos, mais antiga em operação
no país, fará evento múltiplo e especial para atender a demandas ligadas ao
automobilismo de competição. Desde Curso Básico de Pilotagem para interessados
em aderir ao meio, pois aprovação permite adquirir a Carteira de Piloto Oficial
da CBA; Avaliação, destinado a pilotos fora de atividade, buscando renovar a
licença de piloto ou reciclar-se; Treinos, para ex alunos ou pilotos,
consistindo em alugar um carro da temporada de Marcas e Pilotos para 60 voltas
no circuito. Há, ainda, curso rápido aos desejosos em aprimorar a condução, sem
interesse em ser piloto de competição, com aulas práticas e teóricas palestra.
E, finalmente, aulas de kart, para interessados a partir dos 8 anos.
Programa completo, três
dias intensos, e disponibilidade de Vistoriador da CBA para exame final aos
interessados em obter carteira de piloto.
Os eventos ocorrerão no
Autódromo de Piracicaba, no final de semana de 24, 25 e 26 de julho. Saber
mais?
Roda-a-Roda
Festa – Ford Ka
cravou 100.000 unidades vendidas em menos de um ano. 78 mil são hatch e
22 mil sedãs K+. Empresa atribui resultados à combinação de design,
conteúdo, espaço interno, eficiência dos motores 1.0 e 1.5 e preço.
Corrida –
Mercedes-Benz aplicou-se na nacionalização de seu super caminhão Actros 2546 e
2646. Antes apenas montado em Juiz de Fora, conseguiu atingir o índice de
nacionalização e passar pela porta da esperança. No caso, ser financiado pelo
FINAME PSI do BNDES.
Férias – Queda do
mercado provocou Fiat, Volkswagen, Mercedes e GM dar férias a trabalhadores
para deter a produção e impedir a formação de estoques. É a saída para não
acumular pátios de veículos não vendidos. De janeiro a abril deste ano as fábricas
de veículos cortaram 4,6 mil postos de trabalho.
Da vez – Depois de
Mercedes-Benz e Renault, Ford anunciou investir mais US$ 220M na Argentina.
Duas primeiras para fazer picapes com base comum e deslocar a produção de Logan
e Sandero do Brasil para a Argentina. Ford ampliará nacionalização de conteúdo
para Focus e Ranger, lá produzidos.
Aqui - PSA Peugeot
Citroën aplicará US70M para nacionalizar componentes. De transmissões
automáticas - não produzidas no continente -, a prosaicas rodas em liga leve, hoje
compradas na China ante a declarada e surpreendente incapacidade das fábricas
nacionais em produzi-las.
Re-call – Termo
não limitado às chamadas de fabricantes para corrigir defeitos em produtos, mas
também para lembranças. Em pesquisa o Datafolha indica como das propagandas
preferidas a simulando batalha, ou duelo entre o Renault Duster e um Monster
Truck.
O que ? – Dirigindo o
Duster, simpática anciã, a Dona Terezinha, pronuncia alguma coisa, que a
agência criadora, a Neogama, diz ser: “Você é folgado, hein ?” .Os
telespectadores pouco percebem a locução. Um escreveu à Coluna,
que consultou a Renault para traduzir. Mesmo sem entender, lembram-se do
anúncio.
Nano – 6º. Simpósio SAE Brasil de novos materiais e
nanotecnologia, dia 9 no IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica, em S Paulo.
Discutirá exigência de novos materiais, nano tecnologia, redução de peso nos
veículos.
Escolha – 300
mecânicos ouvidos pelo Sindirepa – de oficinas -, escolheram o Mobil como
Melhor Óleo, superando Ipiranga e Castrol. Marca no Brasil é da Cosan,
nacional, sócia da Shell.
Imprensa – O Vrum, referência como programa
sobre automóveis em TV, foi encerrado. Os Diários Associados em MG, onde
gerado, nunca se dedicou a explorar o potencial publicitário e o projeto se
esvaiu.
Tempo – Tribunal
administrativo português sustou o processo de venda da parte do governo na TAP.
Há dois grupos brasileiros candidatos: Avianca e Azul.
Relógio
– Canadense Jeffrey Macesin é o primeiro motorista multado por utilizar o
novo relógio multi função da Apple. Não digitava mensagem, mais recente das
irresponsabilidades automobilísticas, mas selecionava músicas no controle ao
volante. Polícia canadense não quis saber de moda ou de tecnologia:
pespegou-lhe multa equivalente a R$ 400 e mais quatro pontos na Carteira.
Pressão – Nos bochichos pós
saída de Ferdinand Pïech do comando da VW AG, permitindo especulações sobre a
ida da Audi para a Fórmula 1, turbinadas pelo fim do contrato da Red Bull de
energéticos com a Renault, mais gás na estória. A Red Bull diz, se não
for com a Audi, sairá da Fórmula 1, insatisfeita com o rendimento dos motores
Renault.
Gente – Marco
Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade na
Fiat Chrysler Automobiles (FCA) América Latina, reconhecimento. OOOO Mais
Top Mega Brasil em comunicação corporativa. OOOO Outro Marco, Aurélio
Rangel, 45, engenheiro mecânico pela FEI, doutorado, mudança. OOOO Deixou
a Cummins Diesel e foi dirigir a concorrente FPT. OOOO A FPT quer aumentar
a carteira de empresas compradoras de seu amplo portfólio de motores. OOOO
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