As pesquisas revelam que o fator humano é a causa
principal de 95% dos acidentes de trânsito. Já o ambiente em que se trafega
(ruas e estradas) contribui em 30% e as condições dos veículos representam 10%
dos fatores que resultam em acidentes. Enquanto o veículo autônomo ainda não é
uma realidade, os sistemas de assistência estão cada vez mais presentes para
ajudar o motorista na condução do veículo.
E um dos sistemas de segurança que merece destaque é o
ACC (Piloto Automático Inteligente ou Active Cruiser Control ou Controle de
cruzeiro adaptável), que representa uma comodidade para o motorista e o ajuda a
manter-se a uma determinada distância/intervalo de tempo do carro à frente.
Essa distância pode ser configurada pelo motorista.
Durante viagem na Alemanha à convite da Bosch, aproveitei
para esticar alguns dias entre as cidades de Frankfurt, Sttutgart e Munique.
Cerca de 460 quilômetros de boas estradas, indo e voltando e em alguns momentos
sem velocidade limite, nas famosas autobahns.
No início a sensação de acelerar modelos da Porsche, BMW,
Mercedes e Volkswagen é tudo que se deseja, mas após alguns quilômetros começa
a bater o cansaço, sem falar que nas laterais das estradas alemães só temos
árvores fechando a visão. O foco na via é constante, mas o carro pode ajudar a
tornar a condução mais fácil.
Em todos os modelos que avaliei estava lá o sistema ACC.
A tecnologia que começa a crescer no Brasil já é uma realidade na Europa. Ele
deve seguir a mesma trajetória dos airbags e freios ABS, que inicialmente eram
caros e hoje são uma realidade. Com o tempo e com o volume de vendas, a
tendência é o preço baixar bastante e tornar acessível para mais clientes, em
diversos modelos.
O sistema funciona de 0 a 160 Km/h e mantém o automóvel
numa distância pré-programada do carro da frente, reduzindo e freando
automaticamente caso veículos mais lentos entrem na frente. Caso o carro da
frente pare, o Golf Variant, por exemplo, irá parar o carro totalmente, e só
vai andar quando o carro da frente acelerar novamente. Tudo de forma
automática, sem intervenção do motorista.
Infelizmente no Brasil não é apenas o fator humano que
precisa ser mais controlado, mas com as vias que encontramos fica difícil
utilizar o ACC, pois o motorista em qualquer momento pode ser surpreendido por
um buraco. Então, antes de qualquer coisa, não adianta apenas ter o ACC, mas um
motorista atento para tentar manter o veículo nas precárias vias brasileiras,
de um modo geral.
Entenda o funcionamento do ACC
- O piloto automático adaptativo funciona com um radar
instalado na dianteira do veículo que emite um sinal de ultrassom;
- Quando o sinal encontra um objeto ele volta e com essa
resposta o computador calcula a distância e velocidade do veículo à frente;
- O ACC permite que o motorista escolha níveis de
distância (geralmente são três) para o veículo da frente. Os comandos ficam,
geralmente, no volante, e as indicações de distância aparecem no painel de
instrumentos;
- Se o veículo da frente desacelerar, o carro com ACC
ligado também irá diminuir a velocidade, mantendo sempre aquela distância
mínima que o condutor determinou;
- O sistema pode, inclusive, frear totalmente o carro,
caso o outro pare. Quando o veículo à frente voltar a acelerar, o ACC vai
aumentar a velocidade;
- Caso a pista esteja livre, o sistema também é capaz de
calcular e acelerar até a velocidade programada pelo piloto automático;
- Se um veículo da faixa ao lado muda para a faixa onde o
veículo equipado com ACC trafega, o sistema detecta esse movimento e o
repentino aparecimento de outro veículo no sinal do radar, freando o veículo e
mantendo a margem de segurança;
- E se o semáforo ficar vermelho? Aí você terá que
acionar o pedal de freio e parar o carro. O ACC (ainda) não detecta sinais
fechados;
- Devemos lembrar que apesar da eficiência deste, o
motorista continua tendo total autonomia para acelerar ou frear o veículo
normalmente nos pedais, independente do funcionamento do ACC. A decisão sempre
será do condutor.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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