No encerramento
da temporada europeia do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, a
Citroën novamente não deu chance alguma aos adversários e conquistou mais duas
dobradinhas. No circuito de rua de Vila Real, em Portugal, os quatro pilotos da
equipe foram ao pódio: o argentino José María López e o francês Sébastien Loeb
lá estiveram na primeira corrida do domingo; o chinês Ma Qing Hua e o francês
Yvan Muller fizeram a festa na segunda prova. Agora só faltam quatro etapas –
ou oito corridas – para o fim desta temporada, disputadas no Japão, na China,
na Tailândia e no Qatar.
O resultado do
treino classificatório foi fundamental para os das corridas. López e Loeb foram
os dois mais rápidos e, assim, formaram a primeira fila da prova inicial. Ma
Qing Hua, décimo mais veloz, e Muller, nono, consequentemente – como manda o
regulamento – dividiram-na na segunda corrida portuguesa.
Quando as luzes
se apagaram e foi autorizado o início da primeira prova, o argentino largou
melhor que o francês, e os dois Citroën C-Elysée WTCCs abriram vantagem. Ma
Qing Hua ultrapassou Van Lagen e Castburg e aproximou-se de Valente, que havia
perdido posições. A disputa entre os dois foi dura, com direito a toque, mas o
chinês levou a melhor e obteve a sexta colocação, posicionando-se logo à frente
de Muller, o sétimo.
Na segunda
prova, Ma Qing Hua e Muller largaram perfeitamente. Por causa de um inicidente
entre Van Lagen e Monteiro, o safety car foi chamado. Quando o carro de
segurança saiu da pista, Ma manteve-se à frente de Muller, Catsburg, Tarquini,
Michelisz, Loeb e López. Os dois carros da Citroën não foram ameaçados na
dianteira – e a pista oferecia poucas condições para se realizarem
ultrapassagens. Na décima volta, Catsburg cometeu um erro, o que permitiu
aproximação de Michelisz e Loeb. Os três carros, porém, colidiram em uma
frenagem, e a corrida de Loeb terminou prematuramente. Duas voltas depois
disso, o carro de Catsburg ficou parado na linha de corrida após uma leve
batida, e foi dada bandeira vermelha. Isso não alterou a felicidade de Ma Qing
Hua, que assim conquistou sua primeira vitória nesta temporada, a segunda no
WTCC.
O argentino José
María López, campeão do WTCC em 2014 e líder do campeonato de 2015, negou ter
tido facilidade no circuito de rua português: “Pode ter parecido fácil do lado
de fora, mas fazer tudo certo em 13 voltas nesse circuito é um desafio”.
Pechito revelou ter tido de cuidar bem do Citroën C-Elysée WTCC por causa do
calor. “Tive de permanecer focado até o fim!”, afirmou. “Estou feliz por ter
vencido em uma pista tão exigente. E a segunda corrida foi caótica, mas
consegui me longe de acidentes e obtive a quinta posição. Com uma liderança de
55 pontos a quatro etapas do fim, estou na situação ideal.”
Ma Qing Hua
afirmou ter se emocionado com a vitória, que, segundo ele, pode ajudar o
automobilismo chinês: “Quero especialmente agradecer ao meu time de engenheiros
e mecânicos. Ao apostar no grid invertido no treino classificatório, meu
objetivo era claramente vencer a segunda prova.
Tudo foi muito bem – com uma
largada perfeita e um bom ritmo de corrida. Estava concentraDOo em não dar possibilidade de ataque a
Yvan. Apesar de a corrida ter acabado sob bandeira vermelha, foi um grande
momento quando percebi que havia vencido. E foi uma hora mais especial ainda
quando ouvi o hino chinês no pódio. Estou muito orgulhoso de meu país e da Citroën,
e acho que essa nova vitória vai ajudar o desenvolvimento do automobilismo lá”.
Apesar de um
segundo lugar, Sébastien Loeb disse: “O resultado [da etapa como um todo] não
foi bom para meu campeonato. Eu estava mais rápido que Yvan, mas desempenho puro
não foi recompensado”. Já Yvan Muller, que declarou ter tido um treino
classificatório difícil, “não poderia ter esperado por nada melhor para este
fim de semana” depois disso. “Ma Qing Hua foi muito rápido e merece totalmente
a vitória”, admitiu. “Apesar de a situação do campeonato não estar favorável a
mim, não desisti do título e vou ao ataque com a intenção de tentar alcançar
Pechito!”
Corrida 1:
1º José María
López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Sébastien
Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
4º Gabriele
Tarquini (Honda Civic WTCC)
5º Tiago
Monteiro (Honda Civic WTCC)
6º Ma Qing
Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
7º Yvan
Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
8º Jaap van
Lagen (Lada Vesta WTCC)
9º Nick Catsburg
(Lada Vesta WTCC)
10º Rob Huff
(Lada Vesta WTCC)
11º Mehdi
Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais
rápida: José María López, 2:00.873
Corrida 2:
1º Ma Qing
Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Yvan
Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Gabriele
Tarquini (Honda Civic WTCC)
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
5º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
6º Nick Catsburg
(Lada Vesta WTCC)
7º Hugo Valente
(Chevrolet RML Cruze TC1)
8º Nestor
Girolami (Honda Civic WTCC)
9º Rob Huff
(Lada Vesta WTCC)
10º Mehdi
Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais
rápida: Ma Qing Hua, 2:01.994
Mundial de
Pilotos:
1º José María
López, 322 pontos
2º Yvan
Muller, 267 pontos
3º Sébastien
Loeb, 230 pontos
4º Ma Qing
Hua, 146 pontos
5º Norbert
Michelisz, 141 pontos
6º Gabriele
Tarquini, 138 pontos
7º Tiago
Monteiro, 124 pontos
11º Mehdi
Bennani, 51 pontos
Mundial de
Construtores:
1º Citroën,
716 pontos
2º Honda, 487
pontos
3º Lada, 223
pontos
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