terça-feira, 14 de julho de 2015

CITROËN GARANTE MAIS DUAS DOBRADINHAS NO WTCC


No encerramento da temporada europeia do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, a Citroën novamente não deu chance alguma aos adversários e conquistou mais duas dobradinhas. No circuito de rua de Vila Real, em Portugal, os quatro pilotos da equipe foram ao pódio: o argentino José María López e o francês Sébastien Loeb lá estiveram na primeira corrida do domingo; o chinês Ma Qing Hua e o francês Yvan Muller fizeram a festa na segunda prova. Agora só faltam quatro etapas – ou oito corridas – para o fim desta temporada, disputadas no Japão, na China, na Tailândia e no Qatar.

O resultado do treino classificatório foi fundamental para os das corridas. López e Loeb foram os dois mais rápidos e, assim, formaram a primeira fila da prova inicial. Ma Qing Hua, décimo mais veloz, e Muller, nono, consequentemente – como manda o regulamento – dividiram-na na segunda corrida portuguesa.

Quando as luzes se apagaram e foi autorizado o início da primeira prova, o argentino largou melhor que o francês, e os dois Citroën C-Elysée WTCCs abriram vantagem. Ma Qing Hua ultrapassou Van Lagen e Castburg e aproximou-se de Valente, que havia perdido posições. A disputa entre os dois foi dura, com direito a toque, mas o chinês levou a melhor e obteve a sexta colocação, posicionando-se logo à frente de Muller, o sétimo.

Na segunda prova, Ma Qing Hua e Muller largaram perfeitamente. Por causa de um inicidente entre Van Lagen e Monteiro, o safety car foi chamado. Quando o carro de segurança saiu da pista, Ma manteve-se à frente de Muller, Catsburg, Tarquini, Michelisz, Loeb e López. Os dois carros da Citroën não foram ameaçados na dianteira – e a pista oferecia poucas condições para se realizarem ultrapassagens. Na décima volta, Catsburg cometeu um erro, o que permitiu aproximação de Michelisz e Loeb. Os três carros, porém, colidiram em uma frenagem, e a corrida de Loeb terminou prematuramente. Duas voltas depois disso, o carro de Catsburg ficou parado na linha de corrida após uma leve batida, e foi dada bandeira vermelha. Isso não alterou a felicidade de Ma Qing Hua, que assim conquistou sua primeira vitória nesta temporada, a segunda no WTCC.

O argentino José María López, campeão do WTCC em 2014 e líder do campeonato de 2015, negou ter tido facilidade no circuito de rua português: “Pode ter parecido fácil do lado de fora, mas fazer tudo certo em 13 voltas nesse circuito é um desafio”. Pechito revelou ter tido de cuidar bem do Citroën C-Elysée WTCC por causa do calor. “Tive de permanecer focado até o fim!”, afirmou. “Estou feliz por ter vencido em uma pista tão exigente. E a segunda corrida foi caótica, mas consegui me longe de acidentes e obtive a quinta posição. Com uma liderança de 55 pontos a quatro etapas do fim, estou na situação ideal.”

Ma Qing Hua afirmou ter se emocionado com a vitória, que, segundo ele, pode ajudar o automobilismo chinês: “Quero especialmente agradecer ao meu time de engenheiros e mecânicos. Ao apostar no grid invertido no treino classificatório, meu objetivo era claramente vencer a segunda prova. 

Tudo foi muito bem – com uma largada perfeita e um bom ritmo de corrida. Estava concentraDOo em não dar possibilidade de ataque a Yvan. Apesar de a corrida ter acabado sob bandeira vermelha, foi um grande momento quando percebi que havia vencido. E foi uma hora mais especial ainda quando ouvi o hino chinês no pódio. Estou muito orgulhoso de meu país e da Citroën, e acho que essa nova vitória vai ajudar o desenvolvimento do automobilismo lá”.

Apesar de um segundo lugar, Sébastien Loeb disse: “O resultado [da etapa como um todo] não foi bom para meu campeonato. Eu estava mais rápido que Yvan, mas desempenho puro não foi recompensado”. Já Yvan Muller, que declarou ter tido um treino classificatório difícil, “não poderia ter esperado por nada melhor para este fim de semana” depois disso. “Ma Qing Hua foi muito rápido e merece totalmente a vitória”, admitiu. “Apesar de a situação do campeonato não estar favorável a mim, não desisti do título e vou ao ataque com a intenção de tentar alcançar Pechito!”

Corrida 1:
1º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
4º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
5º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
6º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
7º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
8º Jaap van Lagen (Lada Vesta WTCC)
9º Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
10º Rob Huff (Lada Vesta WTCC)
11º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: José María López, 2:00.873

Corrida 2:
1º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
5º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
6º Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
7º Hugo Valente (Chevrolet RML Cruze TC1)
8º Nestor Girolami (Honda Civic WTCC)
9º Rob Huff (Lada Vesta WTCC)
10º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: Ma Qing Hua, 2:01.994

Mundial de Pilotos:
1º José María López, 322 pontos
2º Yvan Muller, 267 pontos
3º Sébastien Loeb, 230 pontos
4º Ma Qing Hua, 146 pontos
5º Norbert Michelisz, 141 pontos
6º Gabriele Tarquini, 138 pontos
7º Tiago Monteiro, 124 pontos
11º Mehdi Bennani, 51 pontos

Mundial de Construtores:
1º Citroën, 716 pontos
2º Honda, 487 pontos
3º Lada, 223 pontos


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