Três novos
ônibus Marcopolo Viale BRS, movidos a hidrogênio, estão realizando o
transporte urbano na Grande São Paulo, no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD),
inclusive no trecho Diadema/Morumbi. Os veículos fazem parte do pioneiro
Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio.
Segundo Paulo
Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, o Brasil é o primeiro país
do hemisfério sul a produzir um ônibus movido a hidrogênio. “Apenas Alemanha,
Canadá, Estados Unidos e, agora o Brasil, possuem a capacidade de produzir este
tipo de veículo. O grande destaque é que, graças ao trabalho da engenharia da
Marcopolo, o veículo tem a mesma capacidade de passageiros que um modelo
convencional a diesel, o que o diferencia de outros movidos a combustíveis
limpos, onde a capacidade é bastante reduzida”, explica o executivo.
Paulo Corso
considera que o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio é mais um passo
importante para consolidar a vocação do país para o uso de combustíveis
renováveis. “A Marcopolo é parceira tradicional em projetos de energia limpa e
procura colaborar para um planeta mais sustentável”, acrescenta.
Lançado em
novembro de 2006, o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio consistiu na
operação e manutenção de quatro ônibus com célula a combustível a hidrogênio. O
projeto envolve ainda a instalação de uma estação de produção de hidrogênio por
eletrólise a partir da água e abastecimento dos ônibus, além do acompanhamento
e verificação do desempenho desses veículos, no Corredor Metropolitano ABD (São
Mateus - Jabaquara).
O projeto
totalmente brasileiro foi cumprido sob contrato de pesquisa financiado pelo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global
Environment Facility – GEF e da Agência Brasileira de Inovação - FINEP, por
meio do Ministério de Minas e Energia. O consórcio fornecedor dos veículos e da
estação de produção e abastecimento de hidrogênio é formado pelas empresas
Ballard Power Systems, EPRI International, Hydrogenics Corporation, Marcopolo,
Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti.
Viale BRS
Com 13.200 mm de
comprimento, o ônibus Marcopolo Viale BRS tem capacidade para transportar 27
passageiros sentados e 42 em pé. O veículo conta com sistemas de
ar-condicionado e de audiovisual com monitores no salão de passageiros e
corredores mais amplos, que aumentam o conforto e a segurança dos usuários.
Possui ainda espaço para cadeirante, com cadeira adicional para o acompanhante,
e rampa de acesso.
Energia limpa
O ônibus possui
tração elétrica híbrida (motor elétrico alimentado por célula de combustível a
hidrogênio + baterias), com autonomia de 300 quilômetros. Além disso, dispõe de
sistema de recuperação de energia das frenagens.
O processo de
propulsão funciona da seguinte forma: o hidrogênio reservado nos tanques é
introduzido na célula, onde passa por um processo eletroquímico que produz
energia elétrica pela agregação do hidrogênio com o oxigênio do ar, gerando
água como subproduto. Essa energia elétrica é armazenada em baterias que
alimentam o motor elétrico de tração (similar ao de um trólebus), instalado no
eixo traseiro, que gera energia mecânica e movimenta o veículo.
O sistema de
célula a combustível não produz nenhum tipo de poluente. É diferente dos ônibus
de motor a diesel, no qual a energia térmica é transformada em energia
mecânica, ao mesmo tempo em que o combustível queimado gera resíduos poluentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário