Alta Roda nº847/197– 30/07/2015
Fernando Calmon |
Desde o final de semana passada, com a chegada do
Up! TSI, o Brasil tem pela primeira vez um automóvel mais avançado
tecnologicamente em termos de motor que o mesmo modelo comercializado na
Europa. Em regra o País vai a reboque de países centrais ou, em alguns poucos
casos, até recebe primeiramente um novo modelo com alguns meses de
antecedência.
No caso do produto de entrada da Volkswagen, além de reconhecido como primeiro
turboflex fabricado no Brasil (os da BMW e PSA Peugeot Citroën são importados),
nem na Europa essa motorização – no caso apenas a gasolina – está, por ora,
disponível. Na realidade, a própria VW já produziu motor 1-litro turbo
(gasolina), a exemplo deste, para Gol e Parati entre 2000 e 2002 focado em
desempenho.
Entretanto, o TSI faz o casamento perfeito entre injeção direta e
turbocompressor (antes a injeção era indireta) dentro do conceito moderno de
aumentar o desempenho e simultaneamente obter menor consumo de combustível. De
maneira simplificada, oferece potência 28% maior, 105 cv, e torque 61%
superior, 16,8 kgfm (ambos os valores com etanol). Ainda assim, consegue
economia de etanol e gasolina de cerca de 6% e se transformou no modelo de
menor consumo do País. Aliás, só perde para automóveis híbridos com motores a
combustão e elétrico.
O desempenho deste 3-cilindros na prática equivale a de um motor comum aspirado
de 1,8 l, só que na estrada supera 20 km/l com gasolina a 120 km/h. Motor a
apenas 2.900 rpm garante silêncio a bordo. Diferencial foi alongado em nada
menos de 26% para o máximo de economia e ainda assim acelera de 0 a 100 km/h em
9,1 s (etanol). Sua elasticidade impressiona porque o torque máximo se mantém
entre 1.500 e 4.500 rpm. O número de vezes que se troca de marchas é bem menor.
A Volkswagen oferece o novo TSI para todas as versões (menos a de entrada, Take
Up!) por R$ 3.100,00, sendo que nas mais caras, incluída a nova Speed Up!, é de
série. Preços vão de R$ 43.490 a 49.900. Para reconhecer o modelo, além do
emblema com o “I” vermelho, a tampa do porta-malas é sempre pintada de preto
(não reconhecível na cor preta, claro) e o para-choque dianteiro é 4 cm mais
pronunciado por abrigar radiador maior.
Quem roda dentro da média nacional de 12.000 km/ano obteria retorno do valor
pago a mais em pouco mais de 10 anos. Para se ter ideia, um Renegade diesel,
caso existisse versão equivalente mecanicamente à de um motor flex, levaria
mais de 20 anos para se pagar com a economia de combustível. Só que o prazer ao
dirigir é incomparável: muito mais ágil do que qualquer outro de seu segmento
(inclusive de modelos de maior porte e potência), fácil de estacionar (apenas
3,64 m de comprimento) e comportamento em curvas irrepreensível em razão de
suspensões um pouco mais firmes.
Conceito de subcompacto não foi, até agora, de todo absorvido pelo motorista
brasileiro. Tanto que a GM descartou tal produto no plano adicional de
investimentos. VW, Fiat e Chery pensam diferente. Ainda assim o Up! alcançou
2,4% do mercado de compactos hatches e sedãs no primeiro semestre do ano e com a
versão TSI pode chegar a 3%. Meta-alvo bastante razoável para um hatch moderno.
RODA VIVA
GENERAL MOTORS dobrou a aposta no Brasil ao anunciar aporte
adicional de R$ 6,5 bilhões até 2019. Significa 40% do total para China, México
e Índia. Família de seis modelos compactos visa apenas a países emergentes.
Para a Coluna, serão substituídos em quatro anos Onix, Prisma, Cobalt, Spin e
Montana. E um crossover no lugar do Tracker.
INTERESSANTE é a estratégia oposta à da Ford, que
alinhou seus produtos aos produzidos em mercados maduros. Carro subcompacto (em
torno dos R$ 30.000) estaria fora dos planos, afirma a GM. Investimento inclui
motores de três e quatro cilindros novos (inclusive turbos), além de câmbios e
expansão de conectividade em toda sua linha.
JEEP apresentará em janeiro próximo no Salão de
Detroit o modelo que substituirá o Compass/Patriot. Trata-se do segundo produto
todo novo (maior que o Renegade) da marca de utilitários na nova fábrica da FCA
em Goiana (PE). Produção e vendas começarão primeiramente no Brasil. Mercado
americano, porém, será abastecido pela unidade fabril do México.
JETTA tem qualidades para avançar no disputado
mercado de sedãs médios-compactos. Na versão básica (Trendline) e intermediária
(Comfortline), esta produzida em parte no Brasil, os retoques de estilo e bom
acabamento são pontos positivos. Motor de 2 L/120 cv não anima no uso
cotidiano, apesar do ótimo câmbio automático (6-marchas). Já versão de topo
Highline, motor turbo de 211 cv, deixa qualquer rival para trás.
DÓLAR ALTO (perto de R$ 3,40 na semana passada)
dificulta ainda mais a vida dos importadores. Em quatro anos a participação nas
vendas internas despencou de 24% para 15%. Situação só não está pior porque
marcas europeias – maioria entre as importadas – se beneficiam, parcialmente,
da desvalorização do euro ante a moeda americana.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmon
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