Terceiro colocado no
Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, Leandro Totti, o atual campeão da mais
popular categoria do automobilismo da América do Sul, está empolgado em
disputar a sexta etapa da temporada, marcada para dia 9 de agosto no Autódromo
de Santa Cruz do Sul, na cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Ele tem 172
pontos contra 197 de seu companheiro de equipe, o líder Felipe Giaffone
(Volkswagen Constellation), e 187 do segundo colocado Paulo Salustiano
(Mercedes-Benz), mas entende que essa diferença é algo perfeitamente superável
devido ao regulamento deste ano, que coloca em disputa 53 pontos por etapa: 25
para o vencedor de cada fase, mais um pela pole e um pela melhor volta na
primeira e na segunda partes das corridas.
"Estou sempre tentando ficar entre os primeiros,
pois o novo regulamento tem muitos pontos em jogo. Acredito que para brigar
pelo título até o final do ano, quando na última prova ninguém usará o
restritor, é preciso estar entre 20 e 25 pontos atrás do líder. No Velopark não
marquei nada e caí para quarto lugar. Em compensação em Goiânia dei azar no
começo e sorte no final", disse Totti numa referência ao fato de ter terminado
na em primeiro na fase inicial e mesmo com sérios problemas de câmbio, em terceiro
na última etapa da corrida, o que o levou ao terceiro posto no campeonato.
A desafiadora pista de Santa Cruz do Sul, uma das
mais novas do Brasil (inaugurada em 2005), traz boas lembranças para Totti. Ano
passado, quando conquistou pela segunda vez a dobradinha dos títulos Brasileiro
e Sul Americano (2012 e 2014) ele teve dificuldades, mas ainda assim foi bem,
como lembra:
"Tive problemas e larguei em último lugar. Fiz
uma corrida de recuperação e quando estava em quarto eu e o Salustiano nos
tocamos e tive de abandonar. Gosto da pista de Santa Cruz, que tem um traçado
interessante", disse o atual campeão.
O uso do restritor de potência, para Totti, foi
outro fator bastante positivo inserido na Fórmula Truck. Ele fala com
conhecimento de causa, pois no ano passado conquistou cinco vitórias seguidas e
abriu diferença praticamente impossível de ser tirada. Agora, ele não vê a
possibilidade de o líder repetir seu feito justamente devido ao uso do
restritor, que tira cerca de 70 cavalos do primeiro colocado na classificação
geral, 50 HP do segundo e 30 do terceiro, neste caso, ele próprio.
"O restritor movimentou muito a Fórmula Truck,
pois mesmo com um caminhão bom, o redutor equilibra as disputas. Sem o
restritor acho que o Giaffone já teria aberto mais vantagem ainda. No geral foi
interessante, pois ninguém dispara e temos sempre garantia de emoção na pista.
É isso o que o público quer ver", finaliza Totti.
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