quinta-feira, 16 de julho de 2015

COLUNA DO BORRACHA - Marc Marquez começa a sair das sombras

Depois de uma corrida sem erros, o bicampeão incendeia a disputa dos pilotos da Yamaha

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com, indycar.com

Ufa! Finalmente o menino de ouro da Honda começou a sair da nuvem negra que pairava sobre ele este ano. Aliás, a equipe se recuperou de uma metade de campeonato desastrosa, que deixou seus pilotos distantes da briga pelo título.


Foi uma corrida perfeita das duas motos, dominaram com certa facilidade o fim de semana e conseguiram garantir uma dobradinha no pódio. Nada mais natural por ser a Honda quem é, e que certamente durante estes primeiros meses tirou o sono de muito japonês na sede da empresa.


Mas nada se compara a surra que o Valentino dá no companheiro de equipe. Desta vez a situação de Lorenzo ficou feia, eu diria até humilhante, porque depois de uma espetacular largada, liderar a corrida e chegar em quarto muito longe do companheiro que foi terceiro, é quase que uma situação de desaprender completamente tudo que lhe ensinaram na vida.


Sabe o que está parecendo? Este ano todos torcem para o Rossi ser campeão e se aposentar, para sim, no ano que vêm, todos começarem a mostrar serviço em suas equipes. O Doutor é o fiel da balança, e como não está nem aí pra hora do Brasil, se bobear vai conquistar o título deste ano e do próximo, quando prometeu que ia parar. É aguardar agora o pequeno período de recesso e tentar entender na volta, em Indianápolis, o que teremos para os próximos capítulos.


Aliás, nos Estados Unidos, precisamente em Wisconsin, aconteceu mais uma etapa da Fórmula Indy, essa sim, com cara de corrida e resgatando o que a categoria tem de melhor: a competitividade e o suspense até o final para ver quem será o vencedor.


Em um oval tradicional de uma milha, sem curvas com graduação e que se faz com o pé 90% do tempo cravado no assoalho, a corrida não poderia ser melhor. Foi uma troca interminável de lideres, várias ultrapassagens, os safety cars que mudaram a estratégia de pilotos e equipes, a condução fria e calculista e o resultado que, finalmente, trouxe a redenção ao Sébastien Bourdais, um piloto técnico e aplicado, quatro vezes campeão da Champcar que passou um perrengue na Fórmula 1, afórmula da desolação, e agora retoma a carreira de maneira brilhante.


Conseqüência da corrida cheia de alternativas, o Helio Castroneves acabou chegando em segundo, deu uma respirada no campeonato e agora segue junto com Dixon e Rahal na captura do Montoya, que já abriu 53 pontos de vantagem para o neozelandês, segundo na classificação e um tremendo papa-títulos quando se encontra nessa situação.


Eu vou ficando por aqui, tem mais Indy no sábado de noite, com a etapa de Iowa, aí sim deve começar a se desenhar o fim do campeonato, que acredito deve ficar entre Montoya, Dixon e Rahal. Os brasileiros, mais uma vez, vão apenas ser coadjuvantes e aplaudir.

Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv

Nenhum comentário:

Postar um comentário