A Volkswagen do Brasil
acaba de anunciar o investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores,
em São Carlos (SP), até 2018. O aporte tem como foco o início de produção no
Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que agrega ao motor um
desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo de combustível.
Presente na linha de
importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a
receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor será Total
Flex.Com isso, o modelo passa a ser
o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação.
Assim, a empresa reforça o
compromisso com a estratégia de downsizing, que são motores menores e mais
eficientes, em sintonia com os motores mais avançados oferecidos na Europa.
O motor 1.0l TSI Total Flex
faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as
versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em
modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.
O motor TSI é um exemplo da
alta tecnologia, associando a redução da capacidade cúbica, a precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e o alto
desempenho do turbocompressor.
Por isso, a tecnologia TSI é a
mais premiada do mundo no International Engine Award, premiação que tem a
participação da Mecânica Online, proporcionando aos veículos da Volkswagen um
excelente desempenho dinâmico, com reduzido consumo de combustível.
Com a tecnologia TSI, a
potência do motor 1.0l três cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv,
abastecidos com etanol.
Com gasolina, o novo motor TSI
atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é ainda mais espetacular: 165
Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina, o que garante ao up! o
melhor desempenho no segmento de compactos no mercado brasileiro.
Família EA211 - A família de motores EA211 é a mais
moderna fabricada pela Volkswagen no Brasil, produzida na fábrica de São
Carlos, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos mais
modernos recursos tecnológicos de que dispõe.
O novo motor – cujo nome
completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”,
“linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios
de maior eficiência energética e menor consumo de combustível.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além
de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente
de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário