Em
sua temporada mais consistente em termos de resultados, o piloto Paulo
Salustiano demonstra empolgação e sonha com o título da Fórmula Truck. Segundo
colocado na classificação geral do Campeonato Brasileiro, ele tem presença
garantida na sexta etapa, marcada para dia 9 de agosto em Santa Cruz do Sul,
Rio Grande do Sul. Ele, que venceu a corrida disputada no Velopark, também em
terras gaúchas, reconhece a superioridade dos caminhões da Volkswagen em 2015,
mas afirma que nada está garantido e, devido à elevada pontuação (53 pontos em
disputa em cada corrida) desde o começo do ano, muitas mudanças ainda podem
acontecer na tabela.
"Tem sido um ano espetacular, com excelente trabalho da equipe
(ABF/Mercedes-Benz) e do meu caminhão Mercedes. Também devido ao melhor
desempenho dos Volkswagen, me sinto orgulhoso de estar entre os dois fortes
candidatos ao título: Felipe Giaffone e Leandro Totti. Agora vou com tudo para
tentar ser campeão!", disse Salustiano.
Ele tem 187 pontos contra 197 de Giaffone, 172 de Totti e 161 de Djalma Fogaça
(Ford), os quatro primeiros na tabela de classificação geral. A diferença é
pequena devido aos 53 pontos em jogo. Giaffone usará o restritor que tira a
maior potência do caminhão, o que nos carros de corrida se chama lastro de sucesso.
Ele perderá cerca de 70 cavalos enquanto que Totti deixará de usar algo em
torno de 30HP. Salu, por ser o segundo, fica com uma perda intermediária, com
aproximadamente 50 cavalos. Ele reconhece a dificuldades, mas garante que o
restritor deixou a competição mais equilibrada.
"Estar entre os três é complicado justamente pela obrigatoriedade do uso do
restritor. Sofremos e nos sentimos prejudicados, mas está provado que equilibra
mais o campeonato além de dar mais emoção. No geral, considero muito boa a
aplicação do restritor. Em Santa Cruz do Sul, como a pista tem poucas subidas e
retas menores, acho que não vamos sofrer tanto quanto em Goiânia", analisa.
Aliás, a pista de Santa Cruz, cidade que reúne grandes indústrias tabagistas,
teve a participação de Salustiano na sua inauguração. Em 2005 ele corria na
extinta Fórmula Renault, que teve o privilégio de fazer as primeiras provas no
traçado de 3.530 metros, que nestes anos sofreu importante melhorias. O traçado
gaúcho marca o que Paulo Salustiano considera o recomeço da sua vitoriosa
carreira.
"Foi nesta pista que voltei a correr depois de uns problemas e praticamente
recomecei. Me lembro bem, pois estava numa categoria de carros iguais e, mesmo
retornando depois de algum tempo sem pilotar, no classificatório fui 1s1 mais
rápido que o segundo colocado e no final venci. Gosto de correr não só em Santa
Cruz, mas no Rio Grande do Sul inteiro, pois o povo gaúcho é o mais apaixonado
por automobilismo de todo o Brasil", finaliza.
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