A Volkswagen terá uma importante participação campeonato
brasileiro de balonismo, que neste ano ocorre entre os dias 20 e 26 de julho,
em Piracicaba, no interior de São Paulo. A somatória do resultado de 2014 com o
deste ano determinará quais brasileiros participarão do 22º Campeonato Mundial
de Balonismo, que ocorre em novembro de 2016, em Saga, Japão.
Além de fornecer uma frota de picapes Amarok para apoio
de várias equipes no campeonato, a Volkswagen é patrocinadora da equipe Rubic,
do balonista Rubens Kalousdian, heptacampeão brasileiro e tricampeão paulista
da modalidade.
Rubens Kalousdian pilotará um balão especialmente
construído para o campeonato, com os logotipos da Amarok e da Volkswagen. Sua
equipe de apoio utilizará uma Amarok para os deslocamentos e transporte do
equipamento, uma atividade extremamente importante na logística e estratégia
durante as provas.
A maior equipe competitiva da América Latina é a Equipe
Amarok de Balonismo, que utiliza um balão com a inscrição Amarok. O grande
desafio para os balonistas nos campeonatos é controlar veículos aéreos que não
dispõem de mecanismos direcionais.
A tática para alcançar os alvos propostos pela
organização é variar a altitude do balão para atingir correntes de vento que
sopram em direções diferentes. Para isso, conta muito o trabalho das equipes de
apoio, que fazem medições meteorológicas e, principalmente, a experiência e
habilidade dos pilotos. O conhecimento da região, seu clima, relevo e pontos de
referência também são muito importantes.
A Volkswagen Amarok, uma das picapes médias mais
avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro, chega à linha
2015 com recursos inéditos em sua categoria. Todas as versões do utilitário
estão ainda mais equipadas.
A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à
venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para
conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas
feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis
estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista
girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo
estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline
2015 contam com essa tecnologia de série.
Outro item de conforto e conveniência da picape
Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o
motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível
para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro
e traseiro. A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para
os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.
Com a chegada da série especial Dark Label, a Amarok é
oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e
cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis
marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com
tração 4x4) e de cabine dupla (tração 4x4) – o motor TDI conta com um
turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de
34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor
TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de
40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio
automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série
nas configurações Dark Label e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm
a 1.750 rpm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário