terça-feira, 21 de julho de 2015

Volkswagen Amarok será o veículo oficial do campeonato brasileiro de balonismo

A Volkswagen terá uma importante participação campeonato brasileiro de balonismo, que neste ano ocorre entre os dias 20 e 26 de julho, em Piracicaba, no interior de São Paulo. A somatória do resultado de 2014 com o deste ano determinará quais brasileiros participarão do 22º Campeonato Mundial de Balonismo, que ocorre em novembro de 2016, em Saga, Japão.

Além de fornecer uma frota de picapes Amarok para apoio de várias equipes no campeonato, a Volkswagen é patrocinadora da equipe Rubic, do balonista Rubens Kalousdian, heptacampeão brasileiro e tricampeão paulista da modalidade.

Rubens Kalousdian pilotará um balão especialmente construído para o campeonato, com os logotipos da Amarok e da Volkswagen. Sua equipe de apoio utilizará uma Amarok para os deslocamentos e transporte do equipamento, uma atividade extremamente importante na logística e estratégia durante as provas.

A maior equipe competitiva da América Latina é a Equipe Amarok de Balonismo, que utiliza um balão com a inscrição Amarok. O grande desafio para os balonistas nos campeonatos é controlar veículos aéreos que não dispõem de mecanismos direcionais.

A tática para alcançar os alvos propostos pela organização é variar a altitude do balão para atingir correntes de vento que sopram em direções diferentes. Para isso, conta muito o trabalho das equipes de apoio, que fazem medições meteorológicas e, principalmente, a experiência e habilidade dos pilotos. O conhecimento da região, seu clima, relevo e pontos de referência também são muito importantes.

A Volkswagen Amarok, uma das picapes médias mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro, chega à linha 2015 com recursos inéditos em sua categoria. Todas as versões do utilitário estão ainda mais equipadas.

A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série.

Outro item de conforto e conveniência da picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.

Com a chegada da série especial Dark Label, a Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de cabine dupla (tração 4x4) – o motor TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.



Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e  Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

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