Nascida em 1941,
a marca Jeep está celebrando 75 anos de liderança em tração 4x4, aventura
e liberdade. Como um tributo a este aniversário de diamante, a Jeep criou
séries especiais para cada modelo da linha: Compass, Cherokee, Grand Cherokee,
Renegade, Wrangler e Wrangler Unlimited.
“Os veículos Jeep definiram o autêntico SUV e estabeleceram a referência de
capacidade off-road e liberdade desde que foram produzidos pela primeira vez,
em 1941,” disse Mike Manley, presidente e CEO mundial da Jeep. “Hoje, os SUVs
da Jeep continuam a oferecer a liderança 4x4, bem como eficiência de
combustível, manufatura de classe mundial e excelente comportamento dinâmico
on-road. Em honra ao 75º aniversário da marca, desenvolvemos uma edição
especial de cada veículo em nossa gama, que celebra a história sem paralelo da
lendária marca Jeep,” acrescentou Manley.
Todos os modelos
de edição especial do 75º aniversário estarão disponíveis em exclusivos tons de
verde para a carroceria (Verde Sarge, Verde Recon ou Verde Jungle, dependendo
do veículo) e outros diferenciais. Como rodas com acabamento bronze acetinado,
detalhes externos em bronze e laranja, emblemas “1941 - Seventy Five Years” e
interiores únicos, incluindo bancos de couro com o símbolo da efeméride em
relevo, ou bordado com tecido especial. Essas séries especiais serão apresentadas
no Salão de Detroit (EUA), de 11 a 24 de janeiro, e chegarão às concessionárias
dos EUA ao longo deste trimestre.Mais de sete décadas do nome que criou o segmento 4x4 e virou sinônimo
de fora de estrada.
Em julho de
1940, o exército dos Estados Unidos informou às fabricantes automobilísticas do
país que precisava de um “veículo leve de reconhecimento” para substituir
motocicletas e veículos derivados do Ford Modelo T. O exército convidou 135
montadoras a se candidatar ao projeto, passando uma longa lista de
especificações. Entre elas estavam:
Capacidade para
carregar 272 kg
Distância
entre-eixos inferior a 190 cm
Altura menor que
91,4 cm (com o para-brisa rebatido)
Motor de
funcionamento suave entre 5 e 80 km/h
Carroceria de
formato retangular
Tração nas
quatro rodas com caixa de transferência de duas velocidades
Para-brisa
rebatível
Três bancos
individuais
Peso bruto total
de até 590 kg
De início, a
Willys-Overland e a American Bantam Car Manufacturing Company foram as únicas
companhias a assumir o desafio. Contudo, logo a Ford Motor Company entrou no
jogo e a briga começou entre as três fábricas para conquistar o lucrativo
contrato governamental. Cada empresa produziu protótipos para testes em tempo
recorde. O engenheiro-chefe da Bantam, junto com uma equipe de executivos da
marca, criou o projeto e a montadora construiu o primeiro carro em 49 dias.
O
vice-presidente de Engenharia da Willys, Delmar G. Roos, desenhou o Willys
Quad. A Ford desenvolveu seu Modelo GP (de General Purpose, uso geral),
conhecido como Pygmy, que usava um motor adaptado de um trator Ford/Ferguson.
Cada companhia entregou seu protótipo ao governo menos de dois meses depois da
encomenda e recebeu a aprovação para montar 70 unidades de amostra.
O exército tomou
posse desses veículos em novembro de 1940 no Campo Holabird, em Maryland. Os
três projetos excederam o peso estipulado de 590 kg, mas logo os militares
perceberam que esse limite era baixo demais e o aumentaram para a próxima leva
de veículos.O exército
expediu os contratos seguintes em março de 1941. A Bantam produziria 1.500
unidades do Modelo 40 BRC; a Ford construiria 1.500 de seu melhorado GP Pygmy;
e a Willys faria 1.500 exemplares do Quad. Testes e avaliações seguintes
levaram o exército a escolher a Willys-Overland como a montadora principal.
Em seguida, a
maioria dos Bantam e dos Ford produzidos foram enviados à Grã-Bretanha e
Rússia, como parte de um programa de empréstimo. Entre os britânicos, o modelo
da Ford ficou conhecido popularmente como “Blitz Buggy”.
Com modificações
e melhorias, o Willys Quad se tornou o MA e, posteriormente, o MB. Mas o
exército, e o mundo, viria a conhecê-lo como o Jeep.
Alguns
argumentam que o nome derivou da pronúncia inglesa das letras GP, a sigla para
General Purpose (uso geral). Outros dizem que o veículo tomou o nome de um
personagem popular chamado “Eugene the Jeep”, da turma do Popeye, das histórias
em quadrinhos.
Seja qual for a
origem, o termo Jeep entrou no léxico norte-americano e, depois global,
servindo de sinônimo para veículos fora de estrada – no Brasil, por exemplo, o
termo “jipe” está no dicionário – enquanto o próprio Jeep virou um ícone da
Segunda Guerra Mundial. Nas escolas dos EUA, a palavra Jeep passou a ser usada
para ensinar a letra “J” às crianças.
O Willys MA
tinha a alavanca do câmbio na coluna de direção, recortes baixos nas laterais,
dois quadros de instrumentos circulares no painel e o freio de mão no lado
esquerdo. A Willys-Overland relutou em reduzir o peso para a nova especificação
do exército, de 980 kg. Os itens removidos para que o MA atingisse essa meta
foram reinstalados na geração seguinte, chamada de MB, resultando em um peso
final 181 kg superior ao estipulado.
A Willys
produziria mais de 368 mil exemplares para o exército americano, e a Ford, sob
licença, outros 277 mil. O rústico e confiável veículo verde-oliva seria para
sempre conhecido por ajudar a vencer uma guerra mundial. A Willys-Overland
registrou a marca “Jeep” depois da guerra e planejou transformar o veículo
militar em um utilitário off-road para a fazenda: o Jeep Universal civil. Um
dos slogans da época era “O Sol Nunca se Põe para o Poderoso Jeep”, e a Willys
garantiu que o mundo a reconhecesse como a criadora do veículo.
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