Há 40 anos a Fiat Automóveis apresentava ao mercado o seu
primeiro automóvel de produção nacional, o compacto 147. Na próxima
terça-feira, o Auto Show Collection, tradicional evento de carros antigos
realizado no Anhembi, fará uma homenagem ao pioneiro Fiat nacional.
O evento terá uma exposição de 40 exemplares nas versões
L, GL, Furgoneta e a esportiva Rallye, a pickup City (primeira pickup derivada
de um automóvel produzida no país), a perua Panorama, o sedan Oggi e o Spazio
que serão expostos no Pavilhão do Anhembi. Além da linha 147, o Auto Show
Collection reunirá outros clássicos nacionais da marca como o Tempra, Tipo,
Marea e alguns clássicos como o 127, o conversível Spider e alguns modelos da
linha Alfa Romeo.
Quarentão controverso
O Fiat 147 marcou a estreia da Fiat no Brasil em 1976 mas
não conquistou o público brasileiro no início. Derivado do Fiat 127, lançado em
1971, que foi um dos carros mais vendidos na Europa em seu tempo, o modelo
nacional tinha dianteira e motores diferentes para o nosso mercado. Com 800kg e
propulsor de 1048cc com 50cv, tinha boa relação entre desempenho e economia de
combustível. O espaço interno era muito bem aproveitado já que compartimento do
motor ocupava apenas 20% do seu tamanho total. Porém os engates do câmbio
impreciso e a quebra da correia que exigia manutenção, renderam ao carro uma má
fama. Com o tempo a família cresceu, com a pickup (depois rebatizada de City)
em 1977 e a perua Panorama em 1980, quando ele foi reestilizado e ganhou motor
1300cc disponível também na versão etanol. Em 1983 foi lançado o sedan Spazio e
o bem equipado Oggi, com uma dianteira que antecipva as linhas do Uno. No ano
seguinte, com o novo carro na família, o 147 começou a perder espaço até ser
descontinuado em 1986. Como curiosidade teve até sua própria categoria de
corridas, a Copa Fiat de Velocidade, lançada em 1978 e que chegou a ter 60
carros no grid de largada em Interlagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário