A Iveco continua o seu “movimento pela excelência” investindo em qualidade, com
maior índice de componentes nacionalizados, aprimorando seus serviços e
produtos. A linha 2016/2017 dos veículos da montadora prioriza a produtividade,
recebendo novas versões e evoluções de desempenho e consumo – melhorando o
custo/benefício para o consumidor.
Linha Daily
Na consagrada família Daily a novidade é a versão 40S14, que
estreia com a missão de atender os clientes em regiões fora das zonas de
restrição e em cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro
toneladas. O modelo conta com o motor de três litros da FPT Industrial, com
146cv de potência, que alia economia e desempenho. O propulsor soma-se ao já
conhecido conforto, que proporciona ao motorista, versatilidade para atender
diversas demandas do segmento, e à força que a linha Daily dispõe para o
trabalho.
Testado e aprovado nas ruas do país, o Daily é o modelo mais
premiado da categoria pela imprensa especializada. O prêmio mais recente foi o
de Veículo Mais Lembrado entre frotistas e autônomos na categoria Melhor
Veículo Leve Comercial. A condecoração se junta a outras premiações
conquistadas: Maior Valor de Revenda, Melhor Compra da Categoria e Melhor
Caminhão Semileve. Seja em operações de entrega urbana, ou no crescente mercado
de Food Trucks, o veículo mantém seu status de grande estrela do segmento no
Brasil.
Linhas Stralis e Hi-Way
No segmento de pesados, os destaques são: Stralis 440, Hi-Way
440 e Hi-Way 480. Essas versões evoluíram a partir de pesquisas realizadas com
os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a Iveco desenvolveu um
pacote de modificações técnicas que aumentou significativamente o torque e a
economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplam a nova turbina,
o novo coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do
sistema de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.
Com o maior torque dos motores, o desempenho dos caminhões
melhorou permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes e resultando em
menor tempo médio de viagem e maior produtividade.
Além disso, na linha Hi-Way, para otimizar o consumo de
combustível e custos operacionais em todas as condições de operação, o cliente
conta agora com o “modo econômico”, acionado através da tecla ECO no painel,
contribuindo para um melhor consumo de combustível.
Outra mudança dos modelos Stralis e Hi-Way está nas versões
4x2 e 6x2, que receberam uma nova geração de eixo trativo, o MS 18X da Meritor.
Destaque para a coroa e pinhão forjados, além da utilização da tecnologia de
solda a laser para a fixação das peças internas, o que amplia a resistência do
conjunto e aumenta a vida útil dos componentes internos, tornando os veículos
ainda mais preparados para rodar na cidade, na estrada e na terra.
Linha Tector
A linha Tector foi ampliada com novas versões para
potencializar as possibilidades do modelo no setor de semipesados, um dos
maiores da indústria, que representa cerca de 30% do total do mercado.
Dentro dos semipesados, o segmento com tração 4x2 e 17
toneladas de PBT representa 25%. Já os modelos com tração 6x2 e 23 toneladas de
PBT representam cerca de 50%. Os veículos 8x2 ocupam 10% do segmento, enquanto
os 6x4 e outras opções fecham o restante.
4x2
No segmento de 17 toneladas e tração 4x2, o custo/benefício é
um dos principais fatores de compra dos clientes, que costumam ser frotistas e
têm um maior controle dos custos operacionais; órgãos públicos, que compram por
meio de licitações; pequenos comerciantes com negócios concentrados nas
cidades; autônomos urbanos, além de nichos específicos de mercado. E foi
com foco nesse perfil de consumidor que o Iveco Tector recebeu uma versão
inédita: 170E21, com o maior torque da categoria. A principal novidade desse
modelo é o motor de quatro cilindros, 4,5 litros, com 206 cv de potência e
720Nm de torque.
Além da economia e do bom desempenho, o Tector 170E21 ganhou
em produtividade, pois a sua capacidade de carga cresceu em cerca de 150 kg
devido à redução de peso do veículo. A nova versão se destaca pelo conforto,
pois conta agora com a nova suspensão de cabine coxim/mola, no lugar de
coxim/coxim. Na transmissão, o 170E21 tornou a vida do motorista ainda
mais leve com um novo sistema de cabo no lugar do antigo de varão, reduzindo o
esforço na troca de marcha – algo extremamente bem-vindo, uma vez que um
motorista chega a fazer aproximadamente 2000 trocas de marchas por dia na
cidade. Atualmente, cerca de 60% do mercado de 17 toneladas compra
veículos equipados com motores de quatro cilindros – quase todos voltados para
o uso urbano.
6x2
No segmento com tração 6x2, que continua forte, a Iveco
expande as opções da linha Tector com o 240E30. O caminhão chega com mais força
e menor consumo de combustível em relação à versão anterior. A principal
novidade é o novo motor de seis cilindros, 6,7 litros, que antes tinha 5,9
cilindradas, com 1050 Nm de torque (ante 950 Nm) e 300 cv de potência – uma das
maiores da categoria. O novo propulsor faz com que o caminhão seja mais
ágil no transporte de carga e poupe combustível. Os atributos atendem os clientes
que precisam de um semipesado 6x2 e também costumam passar muito tempo dentro
do caminhão, uma vez que esse perfil de produto é predominantemente rodoviário
– mais de 80%. Por isso, o Tector 240E30 tem como destaque a força e a economia
de combustível, que se traduzem em desempenho e menor tempo de viagem, além de
conforto.
8x2
Uma das principais novidades da linha 2017 do Tector são as
novas versões 310E28 e 310E30 com tração 8x2. O modelo conta com um quarto eixo
direcional e capacidade de carga aumentada em cerca de seis toneladas, uma das
maiores da categoria. Essas características são convenientes para os clientes
que, depois da lei do motorista, precisam levar mais carga dentro do mesmo
período de trabalho. Destaque ainda para o suspensor pneumático e para os
suportes do sistema de direção do segundo eixo, que são fundidos.
Vocacionais
A linha Tector 2017 também passa a contar com uma série de
versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, que
representam uma fatia de 29% de participação no segmento de semipesados. Os
veículos estão em testes com clientes. O modelo 170E28 é a referência para
o Tector Coleta, voltado para a coleta de resíduos
nas cidades brasileiras. Com uma configuração alinhada às necessidades dos
clientes, o semipesado especial da Iveco tem como diferenciais de fábrica
tração 6x2 com eixo “Pusher”; bancos em Vinil; entre-eixos específico; escape
vertical; suspensão traseira com molas curtas e reforçadas; amortecedor
recalibrado; alavanca de freio Manetin, chicote elétrico para cargas adicionais
e embreagem reforçada.
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