Coluna 1616 - 16.04.2016 - edita@rnasser.com.br |
Mobi, o Fiat
urbano
Primeiro produto
criado pós fusão entre as marcas tuteladas por Fiat e Chrysler, o Mobi se auto
define como carro urbano e funcional. Descrição correta. Menor dentre os Fiat e
atualmente o mais leve entre os nacionais com 907 kg, novo produto utiliza
plataforma mista, entre Novo Uno e Palio, e suspensão traseira do Uno. Mecânica
conhecida das ásperas condições nacionais, transmissão de cinco marchas,
retocado motor Fire 1.0, 75 cv, com pistões menor abrasão, e novas galerias de
óleo para consumo menor e durabilidade maior.
Segundo a parte
Fiat da FCA o automóvel responde às demandas apuradas em pesquisa – mobilidade
urbana; mecânica resistente; barata para manter; baixo custo de manutenção.
Enquadra-se na Faixa A de consumo - de menor gasto.
É menor mas não
é pobre em construção. Easy, versão de entrada, não
tem aparência de carro pelado, apresentando-se com para choques pintados na cor
do carro e o charme da tampa traseira em vidro temperado. Exibe democratização
da tecnologia, com uso do ESS, piscador de luzes de freio quando pressionado
severamente, sinalizando a emergência a motoristas a segui-lo. Idem, mecanismo
provocador de cinco piscadas com simples toque na alavanca.
É urbano pelas
reduzidas dimensões, facilidade de manobra, pelas portas traseiras com ângulo
de abertura superior aos outros nacionais, banco posterior bi partido e
dobrável, expondo a preocupação para acesso de crianças, uso de cadeirinhas,
etccc. Interior cuidado, rádio Delphi e, a partir da versão Like On,
possibilidade de espelhar o celular ou tê-lo conectado para usá-lo como tela.
Amplas possibilidades, sendo a mais interessante o registro, pelo celular, de
seu último uso, permitindo indicar o local de estacionamento do Mobi.
Foco
Não é para cinco
passageiros – exceto a usuários descompromissados na vertical ou em
circunferência. Também não é um estradeiro, por seu porta malas contido.
Dependendo da versão pode-se dispor de Cargo Box, caixa com alça ajustada ao
pequeno espaço de bagagem, apta a ser retirada e transportada com compras.
Externamente é
bem conformado, com frente lembrando o picape Fiat Toro, grandes superfícies de
faróis e luzes traseiras, com o talhe identificador do design Fiat.
Então ?
Marca o vê como
carro urbano, interfaceando com o Novo Uno, maior. Sua presença no mercado
acaba com a versão básica deste e destina o Pálio básico às frotas. Intenta
vender 60 mil unidades até o final do ano, média de 7.500/mês.
A meu ver o
automóvel surge a partir da versão Easy On, portando ar
condicionado e direção hidráulica. A inicial não tem estes equipamentos
básicos.
Garantia
de três anos com seguro para extensão de 12 ou 24 meses, e a possibilidade de
prévio pagamento financiado das revisões.
Quanto custa
Fiat Mobi
|
R$
|
Easy
|
31.900
|
Easy On
|
35.800
|
Like
|
37.900
|
Like On
|
42.300
|
Way
|
39.300
|
Way On
|
43.800
|
Um sopro no
coreano
Hyundai aplicou
turbo ao motor tri cilíndrico 1,0, elevando potência a 105 cv e torque a 15 kgf.m
@ 1.550 rpm, sensível ganho de 47% sobre o motor 1.0 aspirado. Em performance
na carroceria hatch, mais vendida, significa acelerar de 0 aos 100
km/h em 11,2s e fazer velocidade final de 182 km/h. O turbo é estendido à
versão sedã, de comportamento assemelhado. Peça tem pequeno diâmetro, 34 mm, e
sopra cautelosos 0,9 da pressão atmosférica. Em tais motores temperatura e
lubrificação são críticos, turbo é lubrificado por via exclusiva, e o óleo
lubrificante do motor agora é ACEA A5 apto a suportar temperaturas maiores;
bomba de óleo tem dois estágios; pistões recebem jato refrescante inferior de
óleo.
Para melhor
aproveitamento, caixa de marchas passa a ter seis velocidades, com diferencial
alongado permitindo cruzar com rotações menores, contendo o consumo. As três
primeiras marchas são desmultiplicadas, e as demais, multiplicadas, abaixo de
1:1. A 100 km/h, 6a. marcha, motor gira a 2.650 rpm.
Quanto
Hyundai
HB 20 turbo
Hatch Comfort Plus
|
R$ 47.445
|
Hatch Comfort Style
|
R$ 51.595
|
Sedan Comfort
Plus
|
R$ 51.475
|
Sedan Comfort
Style
|
R$ 55.225
|
E
o outro ?
Comparativo
entre Hyundai Hb20 e o outro usuário de motor 1.0 turbo, o VW up! tsi, indica
curiosidades: cilindrada e potencia idênticas, mas em torque o up! é 16,8
kgf-m, contra 15 kgf.m do Hyundai. Em preço, diferencial entre aspirado e
turbo na VW é da ordem de R$ 3 mil. No Hyundai, R$ 3.700.
Três
dias de festa para GM lançar Cruze
Data
importante o lançamento Cruze, o Projeto Phoenix, sinal de maioridade da GM
Argentina. Investimento de US$ 750M para fazer carros e motores, foi para a
Argentina após série de desgastes com sindicatos brasileiros, e transforma-a em
fornecedora para a GM daqui. Grande passo para os argentinos, grande perda de
empregos e impostos para o Brasil.Cruze,
inicialmente projeto coreano, foi indicado pela GM para ser seu produto de
maiores vendas mundiais, transformando a GM Argentina na grande difusora do
automóvel na América do Sul.
É família de
carrocerias, iniciando com sedã 4 portas. Hatch ao Salão do
Automóvel, novembro. Motores, família básica, no conceito Downsizing –
redução de tamanho. Bloco em alumínio, 1,4 litro, 16 válvulas, injeção direta,
turbo. Transmissões de 6 velocidades, mecânica e automática. Concorrerá com os
por nós chamados médios – Citroën C4 Lounge, Peugeot 408, Ford Focus, VW Jetta.
Honda Civic e Toyota Corolla, acima. Grande festa durará três dias – 3 a 5 de
maio.
Roda-a-Roda
Muda – Audi
iniciará vender em maio, na Europa, segundo ciclo de vida da carreira do A 3.
Valem para Sedan, Sporback e conversível. Grande mudança frontal, com o grupo
óptico redesenhado, faróis Xenon Plus ou LED. Grade aumentou. Atrás, mudança
nas lanternas e um novo extrator de ar.
Mais -
Dentro, Virtual Cockpit, tela com navegador GPS, telefone, conexão
por internet, e a mágica de usar, ou não, e em diâmetros diferentes,
instrumentos virtuais. Motores 1,0 e 115 cv; 1,4 e 150 cv; 2.0 e 190 cv, 320 Nm
de torque.
Regra – O
direito não socorre aos que dormem. Regra jurídica é lembrada pela
notícia de Land Rover Classic ter comprado mundo afora unidades de seu pioneiro
produto, o jipe Serie I, de 1948, para refazer 25 LR Defender novos, por mão de
obra especializada e peças de fornecedores ou estoques de revendedores. De US$
85 mil a 113 mil.
Lembrança –
Está no fato da produção, ano passado dos últimos 1080 Defender, a custo
normal. Na prática, regra jurídica e mercado andam juntos: bobeou,
dançou. Não comprou a preço de
tabela, paga o de antigo.
Fica – Eduardo
de Souza Ramos, presidente do Conselho da HPE, fabricante de Mitsubishis e
Suzukis em Catalão, Go, esclarece à Coluna lá manter a
operação industrial, apesar da difícil logística de operar a 800 km do litoral,
e em estado de baixa renda.
Paraguai –
Boato na praça dizia de possível mudança ao Paraguai. Sócio no Mercosul tem
atrativos importantes e atraído autopartistas para lá.
Uruguai -
Kia sofreou a produção do caminhãozinho Bongo no Uruguai por 6 meses. Queda das
vendas no Brasil formou estoque. Prazo é para limpar pátio.
Mercado –
Neste ano de tropelias governamentais marcando a história do país, alterações
no mercado de automóveis vistas no primeiro trimestre exibem situações de
surpresa.
Veja aí –
GM virou líder de vendas, com Fiat em 2a. VW mantém 3o.
Quarta posição não é tradicionalmente da Ford, mas da Hyundai! Renault caiu de
5a para 7a , Toyota deu dois pulos e é 5a
. Ford 6a. Após, Honda, Nissan e Jeep.
Varejo – Você
imagina fabricantes e importadores ter estoque de O Km vencido em anos? Pois
acontece por razões várias, incluindo prosaico descontrole físico, o de onde
estão estacionados e esquecidos tais veículos.
Queima –
Ocorre com a Chery Brasil. Quer limpar o pátio de importados e nacionais com
anos 2014 e 2015. Em campanha Completo de Fábrica: QQ 1.0 R$
28.790; versão ACT R$ 31.990; Novo Celler FL 1.5 Flex, hatch R$
34.990. Por RT$ 1 mil mais, Sedan. Tiggo a promocionais R$
53.990.
Foco –
Mirando mercado corporativo, Audi Financeira criou proposta para vender novo A4
a executivos contando com rendimentos de aplicações, bônus de performance,
participação de lucros. 50% como entrada e outros 12 meses após. Juros
atrativos e a capacidade de transferir o financiamento para outro Audi um ano
mais novo.
Dúvida - Será
que dá para comprar o primeiro, e trocar de carro todo ano, sempre adiando
pagar a metade final?
Ação –
Neste país onde a cada dia se descobrem setores inoperantes, grassa o medo da
pandemia H1N1, em especial por falta de vacinas. Agulhas Negras, revendedor BMW
em S. Paulo, investiu em 1.500 doses e convidou clientes para tomá-las. Tipo
marketing de simpatia.
Objetivo –
Ideia era fazer manifestação de agrado explícito e trazer clientes ao show
room, ver novidades, e possíveis negócios de compra, troca, aquisição de
mercadorias, etccc e tal.
Mudou –
Entretanto, quando o poderoso jornal Folha de S. Paulo deu
primeira página à campanha, abriu o foco, e fez distribuição social das vacinas
a não donos e donos de BMW. Sequer vendeu um automóvel, mas conseguiu enorme
mídia de simpatia.
6V –
Jornalista Marlos Vidal publicou, Coluna confirmou e seguiu há
duas semanas: novo motor tri cilíndrico 1.0 Fiat, ao contrário dos concorrentes
VW, Hyundai, Ford, Peugeot não terá 4 válvulas por cilindro, mas somente duas.
Razões –
Digamos solução econômico-prazerosa. Menor custo de produção e manutenção;
menos atrito no trem de válvulas, reduzindo consumo; torque aparecendo em faixa
inferior, melhorando a dirigibilidade.
Furo – Coluna antecipou
na edição passada o primeiro desdobramento desta geração chamada 1.3 HSE:
1,3 litro, quatro cilindros. 2017.
Abertura –
Brasil apoia as ações desenvolvidas pelo Uruguai, presidindo o Mercosul, e
União Europeia para acordo comercial. Terceira tentativa, óbice maior é
questão agrícola, e dificuldade negocial é o fato de para o isolado Mercosul
ser necessidade, e para a UE, não.
Aditivo –
Promax, licenciada para os produtos Bardhal lança condicionador de metais,
aditivo para ser vertido no carter do motor, barreira contra desgaste. 200 ml
tratam de 5 litros de lubrificante a cada troca. Médios R$ 65.
Sinergia –
BCA Brasil, leiloeira de grandes frotas fez parceria com o banco Santander para
refinanciar veículos tomados por falta de pagamento e leiloados. Também vende
veículos os de mesmas ações pelos bancos Itaú e Pan, frotas usadas
de Hyundai, Pão de Açúcar, Walmart.
Sob medida –
Volvo Corretora de Seguros com seguro para ônibus, cobertura sob medida para
diferentes operações de transporte rodoviário de passageiros.
Retífica RN – Coluna passada
informou não haver versões com motor Otto, flex na nova linha Ranger 2017.
Estava mal informada pela fonte oficial. Há, utiliza motor de quatro cilindros,
Duratec 2,5 produzindo até 173 cv de potência a álcool. Suprimiu o tanquinho de
gasolina, degradador da engenharia nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário