Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10
estreia em maio no Brasil com importantes evoluções mecânicas e de conteúdo que
a posicionam como a mais tecnológica do segmento.
O modelo tem avant-première na
Agrishow, considerada a mais importante feira agrícola da América Latina. Ela
acontece de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto (SP).A picape da Chevrolet sempre foi
referência em robustez e força e, com este novo modelo, estabelece um patamar
de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais.
A introdução da direção elétrica
inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo,
principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de
tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem
trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
A Nova S10 está até 5% mais
econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes
mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas continua sendo a mais
potente e forte do segmento, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv)
como na 2.5 Flex (206 cv).
Do ponto de vista estético, a versão 2017 da
picape é logo percebida pela nova identidade visual -em sintonia com o DNA
global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto.A
maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com
a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis,
que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED
(DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.
O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas
extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no
meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.
Na lateral,
destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio
inéditas. Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais
requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais
sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de
linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.
Na traseira da Nova
S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com
uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual
harmônico do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de
cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.
Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o
Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. Elas se juntam às
já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of
a Gun.
Prestígio interno
A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais
refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de
instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor
ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos
para a categoria.Os principais traços
do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet
exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.
A Nova S10 traz quadro de
instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador
de bordo de última geração com informações abrangentes, como navegação,
velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida
útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de
uso.
O computador de bordo ainda possui a
interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma
maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue
ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da
especificação recomendada pelo fabricante.
O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o
multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de
alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.
Na prática, isso
significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do
usuário. E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não
precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.
Os apoios de braços
e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes
revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica,
reduzindo a necessidade de esforço do condutor.
Um novo carro
A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas suas
configurações. Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se:
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da
chave.
Itens como lanternas
e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento
elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos
estão igualmente disponíveis.
Outros destaques são os controles
eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida
em rampas (HSA) e o de descida (HDC).
Enquanto o assistente de partida em
rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de
descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de
intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.
Eficiência energética
A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de
acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla
e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois
tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de
dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).
Todas as configurações receberam um
pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma
melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.O resultado é basicamente a soma das
evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de
pneus “verdes” de uso misto e de freios de baixo arrasto, da mudança na relação
do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais
eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo
software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas
internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.
OnStar
Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A
tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.O OnStar é um
sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de
Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar
jamais visto no mercado automotivo nacional.
Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades,
como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o
manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda
monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de
velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.O alerta de rodízio do OnStar foi
aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se
aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e
horário restrito à circulação.
Outra novidade é que pressionando o
botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por
comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o
serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino
cadastrado no aplicativo do OnStar.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo
inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda
pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade
predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a
terceiros.O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser
baixado na Play Store e agora também na Apple Store.Na Nova S10, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço
OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na
concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu
cadastro e dar seu aval para a ativação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário