Os funcionários da fábrica britânica MINI em Oxford
celebraram na última terça-feira (26) 15 anos de operação. Após a integração da
marca ao BMW Group, o primeiro MINI fabricado na planta de Oxford saiu da linha
de produção no dia 26 de abril de 2001 – um MINI Cooper Hatch vermelho com
faixas, teto e retrovisores em cor branca. Desde então, mais de 2,5 milhões de
automóveis MINI foram produzidos por lá, vendidos em mais de 110 países e
corroborando a história de sucesso do primeiro carro pequeno do segmento
premium.
Hoje, a fábrica de MINI em Oxford é
reconhecida como um dos principais estados-de-arte entre plantas de automóveis
no mundo. O número de funcionários subiu de 2.400 no início da produção para
mais de 4.500 atualmente – equipe que produz cerca de 1.000 veículos por dia,
em três turnos.
A flexibilidade na produção de diferentes
modelos é um dos grandes trunfos desta planta: atualmente quatro diferentes
modelos MINI são fabricados em Oxford. Cada carro é construído para realizar os
desejos dos clientes, com base na vasta seleção de opcionais, pintura, cores
interiores e opções de acabamento customizados, disponíveis somente entre os
modelos da empresa britânica.
"A construção de 1.000
automóveis configurados individualmente a cada dia é um grande desafio que
nossos funcionários dominam graças ao nível excepcional de paixão e habilidade
que possuem", confirma o gerente de planta Frank Bachmann.
A cidade de Oxford tem tradição de
mais de um século na produção de automóveis MINI. Já em 1931, o icônico Morris
Oxford, o predecessor da linha MINI, entrou em produção. Ele também foi chamado
de "Bullnose" devido à forma da sua grade do radiador. O primeiro
grande destaque a sair desta planta Oxford foi o Morris Minor, em 1948 e
fabricado até 1971.
O clássico MINI foi produzido em Oxford como
o Morris Mini-Minor durante o período entre 1959 e 1968. A decisão de fabricar
o novo e moderno MINI em Oxford foi tomada na primavera de 2000. Após uma ampla
modernização que durou apenas 13 meses, tudo estava preparado para mais uma
revolução no segmento de carros pequenos. O MINI colocou em prática a produção
de um modelo britânico original para o século 21. Os números de produção
inicialmente previstos foram rapidamente ultrapassados e
um segundo modelo MINI entrou na gama de produtos da marca. Os primeiros
conversíveis MINI deixaram a fábrica de Oxford na Primavera de 2004.
Com a mudança de geração em outono de 2006,
três locais de fabricação se integraram em um triângulo de produção de
automóveis MINI nas cidades de Oxford (produção, pintura e montagem), Swindon
(estamparia) e Hams Hall (construção do motor). Atividades de expansão e
modernização foram realizadas na sequência tornando possível ampliar a
capacidade de produção e aumentar a gama de modelos também. No total, o BMW
Group investiu aproximadamente nove bilhões de reais nas fábricas da
Grã-Bretanha desde 2000.
Em
2007, o MINI Clubman se tornou o destaque de Oxford. A versão do modelo com
maior distância entre eixos, maior porta-malas e design inovador revolucionou a
marca. Já a nova edição do MINI Convertible saiu da linha de produção na hora
certa para o 50º aniversário da empresa. O MINI Coupé apareceu em 2011 e, um
ano mais tarde, um segundo carro pequeno premium, o MINI Roadster, foi
fabricado pela primeira vez em Oxford.
Nenhum comentário:
Postar um comentário