Dois velejadores britânicos na America’s Cup estão
provando as condições de vela num túnel de vento simulado na Associação de
Pesquisa da Indústria Automotiva do Reino Unido.
Os três dias de exaustivos
testes e análise aerodinâmica são parte do comprometimento da Land Rover em
aplicar sua experiência em engenharia avançada, inovação tecnológica e design,
em apoio à sua ambição de formar a equipe campeã do America’s Cup Final, nas
Bermudas em 2017.
Os atletas da Land Rover BAR, Leigh McMillan e Matt Cornwell,
simulam manobras de vela e posições que reduzam os efeitos aerodinâmicos nas
provas do campeonato, aumentando, consequentemente, a velocidade do barco.
Os últimos testes em túnel de vento alcançaram até 60 milhas por hora, quando
os efeitos “esfumaçados” da água permitem aos engenheiros analisar os
movimentos do vento em volta do corpo dos velejadores e do barco, simulando,
portanto, condições reais.Além das pesquisas da Land Rover em desenvolvimento de
comportamento aerodinâmico do barco, a marca agora realiza os testes de túnel
de vento na tripulação para melhorar força e coesão da equipe.
Matt Cornwell, atleta do time Land Rover BAR, disse: “Como profissionais do esporte,
estamos sempre buscando maneiras de ganhar tempo, não importa se são milésimos
de segundos, que vão nos ajudar a fazer a diferença entre ganhar e perder uma
prova. Com mais 50 milhas por hora na água, precisamos nos assegurar que
entendemos o impacto do nosso corpo e movimentos na eficiência da embarcação”.
Para o velejador, “poder testar posições e movimentos nesse ambiente nos torna
mais eficientes no esporte. Várias modalidades funcionam desta maneira, então
testar com equipes altamente experientes como as da Land Rover tem um valor
inestimável”.
Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover, comentou: “Esses testes são fundamentais para
desenvolver aerodinâmica dos nossos carros, portanto trabalhar com essa equipe
de atletas é de uma importância histórica. A equipe usa nossa experiência em
design aerodinâmico e os velejadores são a únca fonte de energia disponível
para controlar as velas: quanto mais eficientes forem, ‘aerodinamicamente’
falando, mais rápido será o barco. Juntos,
vela e velejadores podem gerar 100
hp – o suficiente para propulsionar duas toneladas de embarcação e seis homens
por 50 milhas por hora”.
A equipe Land Rover BAR vai à etapa de Nova York da Louis Vuitton America’s Cup
World Series de 6 a 8 de Maio.
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