A quarta e redesenvolvida geração do cupê
esportivo da Porsche com motor central tem uma aparência ainda mais marcante,
atlética e eficiente. Poucas semanas após a apresentação do novo 718 Boxster, o
novo 718 Cayman está ampliando a nova série de modelos. Pela primeira vez, o
preço da versão com teto rígido está posicionado abaixo do valor do roadster,
de forma semelhante ao que ocorre com os modelos 911. Os preços do 718 Cayman
começam em 51.623 euros na Alemanha e o 718 Cayman S custa a partir de 64.118 euros,
ambos com o VAT (imposto sobre valor adicional) incluído e com os equipamentos
específicos para o país.
Os mesmos
novos motores turbo horizontais com quatro cilindros que equipam o 718 Boxster
estão presentes no 718 Cayman. Desta forma, pela primeira vez o cupê e o
roadster têm a mesma potência. A versão de entrada começa com 300 cv (221 kW)
gerados pelo motor com dois litros de cilindrada. O modelo S entrega 350 cv
(257 kW), com 2,5 litros de deslocamento. Isto representa 25 cv (18 kW) a mais
de potência em comparação aos modelos anteriores, com um consumo, segundo as
especificações NEDC, entre 8,1 e 5,7 litros por 100 quilômetros.
O
tremendo torque proporcionado pelos novos motores do 718 Cayman promete
diversão ao volante e muita agilidade em baixas rotações. O motor de dois
litros do 718 Cayman alcança um torque de até 380 Nm (mais 90 Nm),
disponibilizado entre 1.950 e 4.500 rpm. O motor de 2,5 litros do 718 Cayman S
traz um turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG), uma tecnologia
até agora utilizada exclusivamente no 911 Turbo. No 718 Cayman S, o compressor
VTG é equipado também, pela primeira vez, com wastegate (válvula de alívio do
excesso de pressão).
O novo motor disponibiliza até 420 Nm de torque (50 Nm a
mais) no virabrequim em rotações entre 1.900 e 4.500 rpm. Para o condutor, isto
significa um torque ainda melhor em toda a gama de rotações do motor. O 718
Cayman com câmbio PDK (com dupla embreagem) e o pacote opcional Sport Chrono
vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Já o 718 Cayman S atinge a mesma
velocidade em 4,2 segundos. A velocidade máxima do 718 Cayman é 275 km/h,
enquanto o 718 Cayman S pode alcançar uma máxima de 285 km/h.
Nova
regulagem do chassi para maior precisão e mais estabilidade lateral
Em termos
de dinâmica de direção, os novos modelos 718 Cayman seguem o padrão dos 718
clássicos. Graças à sua impressionante agilidade, esses históricos carros
esportivos com motor central venceram numerosas corridas nas décadas de 1950 e
1960, tais como a Targa Florio e Le Mans. A rigidez lateral e a geometria das
rodas foram melhoradas consideravelmente no chassi completamente reacertado do
718 Cayman. Molas e estabilizadores foram projetados para serem mais firmes e a
regulagem dos amortecedores foi alterada. A direção, reconfigurada para ser 10%
mais direta, aumenta a agilidade e o prazer ao dirigir. As rodas traseiras, que
são meia polegada mais largas, em combinação com os pneus redesenvolvidos,
resultam num aumento potencial na força lateral e, consequentemente, em maior estabilidade
nas curvas.
Opcionais
para melhorar ainda mais a dinâmica de condução, como o pacote Sport Chrono e o
Porsche Torque Vectoring (PTV), permitem que a personalidade esportiva do 718
Cayman possa ser ainda mais personalizada. Outra opção disponível é o PASM
(Porsche Active Suspension Management - gerenciamento ativo da suspensão), com
rebaixamento de dez milímetros na altura e, adicionalmente, no modelo S, pela
primeira vez a suspensão esportiva PASM com rebaixamento de 20 milímetros na
altura. Como em outros carros esportivos da Porsche, o pacote Sport Chrono pode
ser ajustado através do comando de programação colocado no volante.
Complementando as opções de regulagem anteriormente disponíveis
"Normal", "Sport" e "Sport Plus", agora há o
programa "Individual", que permite utilizar acertos individuais
anteriormente programados em vários sistemas.
Levando
em conta o maior desempenho do carro, novos e mais fortes sistemas de freios
passaram a ser utilizados, com discos dianteiros com 330 milímetros e traseiros
com 299 milímetros de diâmetro. O 718 Cayman traz agora o sistema de freios
anteriormente usado no Cayman S. Por outro lado, o 718 Cayman S usa as pinças
de quatro pistões do 911 Carrera, combinadas com discos seis milímetros mais
espessos.
Design
diferenciado, para uma aparência mais muscular
O novo
718 Cayman foi alterado em seu design de forma tão abrangente como na
tecnologia. As proporções rígidas, entradas de ar destacadas na frente e nas
laterais e o baixo perfil lateral destacam o avanço dinâmico. O
"nariz" tem um perfil muito mais afilado, dando à dianteira do carro
uma aparência mais larga e masculina.
As lanternas ultrafinas sobre as entradas
de ar, que integram as luzes de estacionamento e os indicadores de direção,
reforçam ainda mais esta impressão. Complementando a dianteira do 718 Cayman
estão as entradas de ar para refrigeração consideravelmente maiores e os faróis
bixenônio em novo design, com luzes de condução diurna em LEDs integradas.
Faróis em LED com luzes de condução diurna de quatro pontos são oferecidos como
uma nova opção. Visto de lado, o novo cupê esportivo revela suas marcantes asas
e saias laterais. A traseira redesenhada ganhou um visual muito mais amplo
graças à faixa decorativa em preto com alto brilho com o logotipo Porsche (por
escrito) integrado entre as lanternas traseiras. As lanternas traseiras foram
completamente reprojetadas e se destacam pela tecnologia tridimensional e os
quatro projetores das luzes de freios, que parecem flutuar livremente.
Interior
redesenhado e PCM de série
Por
dentro, há visíveis alterações tanto no 718 Cayman como no 718 Cayman S. A
parte superior do painel, incluindo as saídas do ar-condicionado, é nova. O
novo volante esportivo, com o design do 918 Spyder, assim como as amplas opções
de conectividade, foram adotados agora no cockpit do 718, juntamente com o
Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações) de
série.
Preparação para celulares, interfaces de áudio e o Sound Package Plus
com 150 watts fazem parte desse equipamento original. Há opções para ampliar o
PCM. O módulo Connect, por exemplo, inclui extensões especiais para smartphones
como a entrada USB, o Apple CarPlay e o Porsche Car Connect*. Outra opção
disponível é o módulo de navegação com controle por voz, que torna mais fácil
dar entrada aos pontos de destino. Se o módulo Connect Plus* for escolhido, é
possível contar com informações de trânsito em tempo real. Os motoristas também
podem utilizar serviços adicionais mais abrangentes através de seus smartphones
incluindo o Porsche Connect App e o Porsche Car Connect App*.
O
lançamento no mercado europeu começará em 24 de setembro deste ano e a previsão
de chegada do novo modelo no mercado Brasileiro é o final do 2° semestre,
também neste ano. Preços e especificações para o país ainda não estão
definidos.
*Não
disponíveis no Brasil.
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