Volkswagen
up! chega à linha 2017 como o modelo mais avançado de sua categoria, trazendo
oferta completa de versões, com duas opções de motores (MPI e TSI), duas
carrocerias (duas e quatro portas), transmissão manual ou automatizada I-Motion
(SQ100) – o up! é o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País.
Para a linha 2017, o modelo passa a trazer, desde a
versão de entrada take up!, rodas de 14 polegadas com pneus “verdes”, de baixa
resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14. Pneus “verdes” têm composição
diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível.Além disso, as versões move up! e high up! passam a ser
identificadas por adevos nas laterais (localizados nas portas dianteiras).
O up! é oferecido nas versões: take up!, move up!, high
up!, black up!, red up!, white up!, speed up! e cross up!. As versões com o
motor TSI trazem como diferencial a tampa do porta-malas é pintada na cor preto
ninja, com a nomenclatura TSI. Além disso, o up! TSI é equipado em todas as
suas versões com o controle de tração M-ABS.
take up! – excelente
custo-benefício
A versão take up! tem opção de carroceria de duas ou
quatro portas e é oferecida com o motor 1.0l MPI, de até 82 cv. Desde a versão
take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais
destacam-se chave tipo “canivete” sem controle remoto, limpador, lavador e
desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura;
espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e
palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor
desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de
maior eficiência.
move up! – acabamento
diferenciado
O move up!, sempre em carroceria de quatro portas, está
disponível com o motor MPI ou com o TSI. Também é oferecida a transmissão
I-Motion, que é combinada ao motor MPI. A versão move up! adiciona à lista de
itens de série o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285
litros), espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como
antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como
porta-objetos removível, acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com
acabamento “siberian”. O move up! também conta com o “infotrip” – computador de
bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e
indicador de temperatura externa.
high up! – conforto e
sofisticação
O high up!, também disponível com motor MPI (com opção de
transmissão I-Motion) ou TSI, é equipado com rodas de liga leve aro 15
polegadas “são paulo” e pneus “verdes”, de baixa resistência ao
rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move
up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em
couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco
opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, duas opções de ambientação
interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de
leitura para motorista e passageiro.
O high up! também traz chave do tipo “canivete”, que
concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com
assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava
elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam
localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park
pilot”.
Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes
indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para
a move up!).
cross up! – aventureiro
eficiente
Quarto modelo da família Cross, que também é composta
pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross, o cross up! pode ter o
motor MPI (com opção do câmbio I-Motion) ou o TSI e traz componentes exclusivos
para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível,
segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes,
evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross
up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15
polegadas “zurique”.
black up!, red up! e white
up! – versões de topo de linha
As versões mais equipadas do up! – black up!, red up! e
white up! – estão disponíveis com o motor TSI e se diferenciam externamente
pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome
effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de
15 polegadas com design exclusivo “berlin”, com o fundo da parte central
pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white
up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas
medidas 185/60 R15. Há também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do
veículo.
Na cabine, há revestimento de couro sintético “native”
para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante,
que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido
estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Os
modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e
pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player
e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.
speed up! – performance e
economia
O speed up! faz uma “homenagem” a modelos consagrados da
marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade
em uma linguagem icônica. A lista de itens de série do speed up! é baseada na
do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15
polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” –
alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos
desse material.O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os
retrovisores laterais pintados na cor azul.
O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada
transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as
relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas,
resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
O motor TSI tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000
rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com
etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol,
disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por
motores maiores.
No up! TSI as relações de transmissão são as mesmas do
modelo com o motor MPI. Mas a relação do diferencial foi alongada em 26%, sendo
agora de 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações incrivelmente
baixas quando o up! TSI trafega em estradas, por exemplo. Em 5ª marcha, a 100
km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 rpm. O baixo regime de giro
colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior
conforto a bordo do up! TSI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário