quinta-feira, 9 de junho de 2016

Inventor brasileiro atualiza o macaco de trocar pneus

Trocar o pneu do carro é uma tarefa corriqueira que requer, porém, um bom grau de traquejo do motorista.  O desenvolvedor de projetos Gerdian Correia dos Santos, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), passou por sérias dificuldades para executar a tarefa e tirou daí a inspiração para criar o seu “Macaco Elevocar com Sistema de Barra Rosca”, para dar mais segurança aos motoristas.

 “A ideia surgiu porque em uma viagem meu carro furou um dos pneus e precisei usar o macaco. Sem ter muita prática, quase causei um acidente ao trocar o pneu, foi aí que tive o insight de fazer um macaco mais prático, que oferecesse mais agilidade e menor risco de acidentes, enquanto fixado ao veículo”, conta Gerdian.

O “Macaco Elevocar com Sistema de Barra Rosca” funciona tracionado por uma parafusadeira, que serve tanto para acionar o macaco quanto para folgar e apertar os parafusos da roda, dispensando a tradicional chave de roda.

Os macacos atuais são acionados pela força do usuário, o que causa, além do desgaste físico, insegurança no usuário. “Já o meu invento é fixo no automóvel e conta com a parafusadeira, dando mais agilidade e praticidade ao condutor do veículo, que fará a troca com segurança”, destaca o inventor. O público-alvo do “Elevocar” são os condutores em geral, com particular foco nas mulheres motoristas. “Elas, geralmente, se sentem mais inseguras e o meu produto dará mais autonomia para que elas troquem o pneu”, avalia Gerdian.


O “Macaco Elevocar com Sistema de Barra Rosca” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário