A Mercedes-Benz novamente reafirma a sua
liderança absoluta nas vendas de ônibus para a região metropolitana do Rio de
Janeiro, onde responde por 80% de participação deste mercado no segmento
urbano. Somente em 2016, a Empresa comercializou 50 unidades do chassi superarticulado
O 500 para operadores do sistema BRT (Bus Rapid Transit), chegando a 68
unidades nos últimos seis meses. Estes veículos serão utilizados nos corredores
Transoeste e Transcarioca.
De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de
Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus
da Mercedes-Benz do Brasil, o superarticulado é uma solução inovadora
totalmente desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da
Empresa, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, que é o
centro mundial de competência da Daimler para chassis de ônibus. “Há 60 anos,
somos líderes de mercado não só em vendas de ônibus, mas também na oferta de
produtos e serviços que asseguram eficiência e rentabilidade no transporte de
passageiros”, afirma o executivo. “Nestas seis décadas,sempre contribuímos de forma decisiva para a evolução do
transporte de passageiros no País, assim como para melhoria da qualidade e da
mobilidade urbana para os usuários de ônibus”.
Em 2016, a Mercedes-Benz do Brasil celebra 60
anos de atividades. “Desde o O 321 de 1958, o primeiro ônibus monobloco
fabricado no País, a Empresa sempre se manteve na primeira posição de vendas”,
ressalta Leoncini. “Nestas seis décadas, produzimos 670.000 ônibus. Isso está
refletido na frota circulante nacional: de cada 10 ônibus que circulam no
Brasil, 6 levam a estrela de três pontas”.
Parceria com gestores e operadores do BRT do Rio de
Janeiro
Na avaliação de Walter Barbosa, o superarticulado O 500
vem se consolidando cada vez mais como solução eficaz e rentável para o
transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas
exclusivas. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o
superarticulado facilita as manobras, assegurando conforto e segurança para o
motorista e usuários”, diz ele. “Para os operadores, o veículo garante alta
capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência
tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros. Ou seja, o
superarticulado é rentável ao longo de todo o dia, oferecendo capacidade para
mais de 200 pessoas, dependendo do modelo e da configuração interna do salão de
passageiros”.
Superarticulado O 500: sucesso crescente em sistemas de
transporte
Assim como acontece na cidade do Rio de Janeiro, os
ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais
sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, como
São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. “Tanto no BRT, como em sistemas
por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente
expressiva. No primeiro quadrimestre de 2016, são 70% de participação da marca
no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa. “Como exemplo, nos últimos
três anos, comercializamos 1.000 unidades somente do superarticulado, sendo 90%
para a cidade de São Paulo, onde o sucesso do veículo é cada vez maior”.
A Mercedes-Benz também tem aumentado sua
participação nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do
mercado no País, no primeiro quadrimestre deste ano, a Empresa manteve sua
liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 53% de market share,
mais que o dobro do que foi obtido pelo segundo colocado.
Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte
Além da mais completa linha de ônibus,
a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em
transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas
como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os
profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e
operação do BRT do Rio de Janeiro.
A Empresa tem conhecimento e experiência
mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente
hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São
Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia,
Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países
figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
O uso do biodiesel, como ocorre no Rio de Janeiro,
aumenta ainda mais as vantagens ambientais, uma vez que este combustível
alternativo já está totalmente consolidado no País. Aliás,
a Mercedes-Benz é pioneira nos testes e no uso regular junto a frotas
de ônibus urbanos, que podem utilizar até a proporção de 20% de biodiesel em seus
veículos com eficiência, confiabilidade e durabilidade, sem necessidade de
modificações no motor e no veículo.
Ainda de acordo com Gustavo Nogueira, as cidades que
escolheram o BRT se apoiam em mais vantagens, como os custos de implantação até
dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais,
como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros. Esses
benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar
um serviço de transporte coletivo de mais qualidade para a população.
Rede de Concessionários dedicada ao negócio de ônibus
O atendimento especializado que a Rede de
Concessionários Mercedes-Benz oferece aos clientes de ônibus é outro
grande diferencial da marca no mercado. Além da elevada abrangência no
território nacional, a Empresa dispõe de uma Rede especialmente dedicada aos
negócios de ônibus, o Center Bus – Centro Especializado em Ônibus.
Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus
articulados
A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus
urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O
500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados
O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).
Os modelos Low Entry são indicados para pontos de
embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a
corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis
da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRT, ficando a
cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao perfil
e ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
Os clientes da Mercedes-Benz têm à disposição a
mais completa linha de chassis de ônibus. São mais de 90 versões para atender
todas as demandas dos clientes, com modelos para transporte urbano, rodoviário,
fretamento, turismo e escolar – do microônibus para 19 passageiros ao
superarticulado para mais de 200 pessoas.
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