segunda-feira, 11 de setembro de 2017

JAGUAR E-TYPE ZERO: “O CARRO ELÉTRICO MAIS BONITO DO MUNDO”

A Jaguar Land Rover Classic está apresentando um Jaguar E-type elétrico no Tech Fest, evento em Londres que acontece de 8 a 10 de setembro. Conhecido como E-type Zero, o modelo foi restaurado e adaptado na Jaguar Land Rover Classic Works em Coventry, não muito longe de onde o E-type original nasceu.

Tim Hannig, diretor do Jaguar Land Rover Classic, disse: "O E-type Zero combina a reconhecida experiência dinâmica do E-type com um desempenho aprimorado por meio da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação de condução de tirar o fôlego.

"Nosso objetivo com o E-type Zero é estar na vanguarda dos carros clássicos funcionando no futuro. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes à medida que investigamos levar esse conceito ao mercado ".


O E-type Zero não só se parece com um legitmo E-type, como também oferece um excelente desempenho. É mais rápido do que um E-type original: para fazer de 0-100km /h leva apenas 5,5 segundos, cerca de um segundo mais rápido do que um E-type Série 1.


Tim Hannig disse"Para combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração dinâmica do E-type original, limitamos a saída de energia do veículo. Nós acreditamos que isso proporciona a experiência de condução ideal.”

O veículo Concept Zero, exibido no Tech Fest, é um Roadster Series 1.5 restaurado, totalmente original na especificação, com exceção, claro, do motor do século 21. Os faróis LED também são usados para alcançar a eficiência energética, mantendo o estilo do E-type Serie 1 original.

Propulsor elétrico sob medida
Um motor elétrico de 220kW foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. Sua bateria de íons de lítio tem as mesmas dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros usado no E-type original. Os especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do motor elétrico asseguraram que ele será colocado exatamente no mesmo local que o motor XK. O propulsor elétrico (e a engrenagem de redução) fica logo atrás da bateria, no mesmo local da caixa de câmbio do E-type. Um novo eixo de transmissão envia energia para um diferencial de transferência. O peso total é 80kg menor do que o E-type original.

Usar força-motor elétrica com pesos e dimensões similares ao motor de gasolina significa que a estrutura do carro, incluindo suspensão e freios, não mudou, simplificando a conversão e a homologação. O veículo acelera, manobra e freia como um E-type original. A distribuição do peso dianteiro-traseiro é inalterada.

O motor XK de seis cilindros, fabricado entre 1949 e 1992, esteve em quase todos os modelos icônicos da Jaguar desse período, incluindo o E-type, XK120, Mk2 e XJ6. O novo motor elétrico poderia ser usado em qualquer desses veículos.

“O carro mais bonito já fabricado”
O E-type, lançado em 1961, foi frequentemente eleito o carro mais bonito de todos os tempos, inclusive considerado assim por Enzo Ferrari.

O propulsor elétrico exclusivo do Concept Zero foi desenvolvido por um especialista em motores elétricos, em conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover e dentro do briefing dado pela equipe da Jaguar Land Rover Classics. Ele usa algumas tecnologias e componentes do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE.

O E-type Zero possui uma autonomia do "mundo real" de 270 km, ajudado pelo baixo peso e boa aerodinâmica. Ele usa uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite (normalmente de seis a sete horas, dependendo da fonte de energia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário