quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Mercedes-Benz Challenge disputa outra corrida em traçado inédito

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe, no próximo domingo (10), a 5ª etapa da temporada 2017 do Mercedes-Benz Challenge. O encontro marcará também a estreia da pista paranaense no campeonato, tornando-a o 14º circuito a ingressar na história da competição. A etapa anterior, disputada no dia seis de agosto, foi realizada em outra pista inédita no torneio, o Velo Città. A prova do próximo fim de semana terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports, a partir das 10h.

A estreia da pista do Norte do Paraná também marca a abertura da segunda metade da temporada de oito corridas em 2017, com o gaúcho Fernando Júnior liderando a classificação da categoria CLA AMG Cup e o catarinense Claudio Simão na dianteira da C 250 Cup.

Inaugurada em 1992, a pista de Londrina tem 3.146 metros e capacidade para receber 35 mil pessoas. Considerada de média velocidade e privilegiando a regularidade dos pilotos em detrimento de uma maior agressividade, Londrina possui duas retas principais e duas curvas apontadas como decisivas pelos competidores: a Curva do Bacião e a Curva da Caixa D’Água.

Os pilotos locais, por já terem competido no traçado londrinense, devem levar alguma vantagem inicial. Pelo menos é o que pensa o paranaense Paulo Varassin, que já venceu corridas importantes e conquistou dois títulos estaduais em Londrina. “É um traçado técnico, dificílimo e muito favorável para quem já conhece seus detalhes”, opina Varassin. “Os pontos de ultrapassagem estão nas duas retas. E os trechos cruciais que determinam a qualidade da sua volta estão justamente nas curvas situadas no final dessas retas”, aponta o piloto, que compete na CLA AMG Cup.

Raijan Mascarello, outro paranaense da CLA AMG Cup, também tem troféus de vitórias conquistadas em Londrina. Ele tem sua receita de sucesso pessoal para o traçado: “É preciso ter paciência”, diz Mascarello, referindo sobre a dificuldade de ultrapassagem oferecida pela sinuosidade do circuito. “A pista é bem técnica e o nosso carro também. Por isso é preciso saber trabalhar. Vamos ter dois pontos para prestar muita atenção se quisermos fazer um bom final de semana”, detalha o piloto.

Os demais competidores, no entanto, têm trabalhado para chegar ao novo circuito com a melhor preparação possível. “Vários competidores já fizeram treinos lá este ano. Há muita dedicação de todos”, diz o veloz cearense Adriano Rabelo, competidor da CLA AMG Cup que ganhou fama por ter facilidade de adaptação em pistas que ainda não conhece. “Eu não pude treinar, mas usei bastante o simulador para memorizar o traçado e acho que já tenho bastante informação sobre o circuito. E vou chegar mais cedo do que o normal para fazer um reconhecimento da pista e conferir os detalhes do simulador com o traçado real. Meu objetivo é somente um: vencer esta corrida”, avisa o cearense.

Histórico da categoria na região – A corrida inaugural do Mercedes-Benz Challenge aconteceu no dia 21 de maio de 2011, no Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais, cidade da Grande Curitiba (PR). Desde então, o traçado curitibano é o local que mais recebeu provas da categoria, com 17 participações. Ao todo, são 14 circuitos diferentes ao longo de sete temporadas, passando pelo País todo.

Classificação do Mercedes-Benz Challenge após quatro etapas:

CLA AMG CUP
1) Fernando Junior, 76 pontos
2) José Vitte, 51
3) Roger Sandoval, 45
4) Lorenzo Varassin, 43
5) Betão Fonseca, 43
6) Renato Braga, 35
7) Adriano Rabelo, 31
8) Pierre Ventura, 29
9) Luiz Carlos Ribeiro, 28
10) Paulo Varassin, 23
11) Raijan Mascarello, 21
12) Fernando Amorim, 19
13) Fernando Poeta, 18
14) Fabio Escorpioni, 18
15) Cristian Mohr, 17
16) Danilo Pinto, 16
17) Alexandre Buneder, 8
18) Cesar Fonseca, 2

C 250 Cup
1) Claudio Simão, 61
2) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel, 60 pontos
3) André Moraes Jr., 51
4) Flavio Andrade, 49
5) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 41
6) João Lemos, 35
7) Max Mohr, 29
8) Alexandre Navarro, 28
9) Peter Michel Gottschalk, 28
10) Cello Nunes, 25
11) Carlos Machado, 22
12) Beto Rossi, 22
13) Ydenis de Souza/Bruno Alvarenga, 15
14) Luiz Barcellos, 14
15) Carlos Guilherme/Sérgio Kuba, 11
16) C.Lobo/F.Peterson, 10
17) Fernando Pessoa, 6
18) Rudinei Sabino, 4

19) Giusepe Vecci, 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário