A Mercedes-Benz do
Brasil alcançou, no final de outubro, o marco histórico de produção de 3
milhões de motores para caminhões e ônibus. Esse número refere-se ao volume
acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a
diesel nacional.
O motor que
simboliza esse marco é o pesado OM 457 LA. Fabricado na planta de São Bernardo
do Campo, mesmo local onde foi produzida a primeira unidade, que equipava o
clássico caminhão L-312, o “Torpedo”.
“Nenhum outro
fabricante de veículos comerciais chegou a esse volume de produção no País. É
com muito orgulho, satisfação e emoção que compartilho esse momento histórico e
especial com toda a nossa equipe de colaboradores e com os fornecedores”, diz
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América
Latina.
De acordo com o
executivo, também no que se refere ao desenvolvimento e produção de motores, a
Empresa tem papel relevante na consolidação do produto nacional e das
indústrias do setor. “De forma pioneira, nossa marca introduziu o conceito
diesel no Brasil, há 61 anos, quando inaugurou sua fábrica de caminhões e
ônibus. Desde então, não parou de aprimorar seus produtos e de inovar, como fez
quando lançou o primeiro motor eletrônico de veículos comerciais e introduziu a
tecnologia BlueTec 5”, ressalta Philipp Schiemer. “Assim, sempre estivemos ao
lado de quem transporta cargas e passageiros, ajudando as empresas a crescer e
o País a se desenvolver”.
Mercado
brasileiro e outros 60 países
Os motores da
marca equipam caminhões de todos os segmentos, desde os leves e médios,
passando pelos semipesados até os extrapesados. Também abrangem toda a linha de
chassis de ônibus urbanos e rodoviários.
Esses motores
atendem o mercado brasileiro e equipam também veículos que são exportados para
cerca de 60 países em vários continentes.
A Empresa também
fornece motores a diesel a outras unidades do Grupo Daimler. A partir de agosto
deste ano, passou a exportar o OM 460 Euro 3 para a planta alemã da Daimler em
Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e nos fora de
estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados da África e
Oriente Médio.
Em 2013, a
Empresa passou a enviar motores médios OM 900 para a Daimler Buses de
Monterrey, no México. Em 2001, efetuou as primeiras exportações de propulsores
brasileiros, os pesados OM 400 para a Detroit Diesel, nos Estados Unidos.
De 1956 até
1990, produziu motores leves e médios. A partir de 1991, começou a fabricar os
pesados. No ano de 1998, também de forma pioneira, lançou os primeiros motores
diesel eletrônicos do Brasil. E em 2005, iniciou a produção de remanufaturados
da linha RENOV, para o mercado de reposição, em sua unidade de Campinas,
interior paulista.
A unidade da Empresa em São Bernardo do Campo é a maior planta da
Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz.
É também
a única planta da Daimler a produzir, numa mesma unidade, caminhões, chassis de
ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos.
A Empresa é
também a maior exportadora de caminhões e ônibus do Brasil e conta com o maior
Centro de Desenvolvimento Tecnológico de veículos comerciais da América Latina.
Além disso, é o Centro Mundial de Competência da Daimler AG para
desenvolvimento e produção de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz,
bem como polo de desenvolvimento da Daimler Trucks.
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