A Porsche estará dando a si mesma um excelente presente
pelo 70º aniversário de seus carros esportivos: o 911 Speedster Concept é um
estudo conceitual pronto para rodar na estrada de um carro esportivo aberto e
particularmente fascinante. Ele cria um elo ente o primeiríssimo Porsche 356
Roadster "Nº 1", que recebeu sua permissão operacional em 8 de junho
de 1948, e os carros atuais da Porsche.
Com seu conceito puro e execução
historicamente acurada, o 911 Speedster reflete com precisão e clareza a
essência da marca da fabricante de carros esportivos localizada em Stuttgart.
Uma experiência de condução pura é a principal ênfase do carro. A tecnologia
sob a carroceria de duas cores do carro conceito é derivada dos atuais modelos
GT. Ela foi desenvolvida no Porsche Motorsport Centre, local de nascimento do
911 GT2 RS e, mais recentemente, do GT3 RS. O 911 Speedster Concept celebrou
sua estreia mundial como parte das comemorações oficiais do aniversário de
"70 anos da Porsche", em Zuffenhausen. O estudo conceitual permite
uma previsão de uma potencial versão para produção em série, apesar de que esse
modelo não poderá ser apresentado até 2019. Uma decisão sobre sua fabricação
será tomada nos próximos meses.
As características
do 911 Speedster Concept incluem a moldura das janelas mais curta, com um
para-brisa mais inclinado e as janelas laterais consequentemente menores. Esses
itens dão ao estudo de carro esportivo um perfil ainda mais compacto, com uma
linha de contorno muito baixa, reminiscente de seus antecessores, como o
Porsche 356 1500 Speedster.
Uma tampa traseira especial feita de fibra de
carbono é localizada logo atrás dos bancos dianteiros, cobrindo uma estrutura
de proteção anticapotagem e criando uma "dupla bolha", um elemento
tradicional desse carro esportivo desde o 911 Speedster de 1988. Duas aberturas
pretas contrastantes entre as "saliências" adicionam um toque
aerodinâmico e um defletor de vento em Plexiglas transparente traz gravado o
logotipo "70 years of Porsche".
Como seu original
histórico, o 911 Speedster Concept também apresenta uma cobertura leve tipo
"tonneau" (horizontal), em lugar de uma capota conversível. Essa
cobertura protege o interior do carro da chuva quando estacionado e é fixada
por oito presilhas Tenax. Os princípios de baixo peso da filosofia Speedster
continuam no interior, onde os sistemas de navegação, rádio e ar-condicionado
foram todos eliminados. Os bancos integrais tipo concha são feitos de carbono e
a cobertura de couro marrom claro Aniline na cor Cognac 356 empresta ares de
seus clássicos antecessores.
A ampla carroceria
do carro conceito deriva do 911 Carrera 4 Cabriolet, embora os para-lamas, capô
dianteiro e tampa traseira do conceito sejam feitos de material composto leve
de fibra de carbono. A pintura, nas tradicionais cores Prata GT e Branco
lembram os primeiros carros de corrida da Porsche - assim como muitos dos
outros detalhes cuidadosamente manufaturados, como a tampa central do tanque de
gasolina no estilo dos anos 50, posicionada no meio do capô dianteiro, o
clássico formato Talbot dos espelhos externos e o design único dos faróis
principais. Superfícies opacas e transparentes nas coberturas dos faróis criam
um efeito cruzado e também são uma homenagem a uma prática comum nos primeiros
anos da Porsche no automobilismo. Na época, os faróis originais eram protegidos
por fitas adesivas antes das corridas para não lascarem devido a pedras e para
evitar que o vidro se esfacelasse. As largas colunas B e a traseira são
decoradas com o letreiro Speedster usinado e banhado a ouro.
Sob a carroceria, o
911 Speedster Concept se baseia em componentes no estado da arte. O chassi vem
essencialmente do 911 GT3, com detalhes contrastantes em folha de trevo com
polimento em alto brilho nos imponentes aros com design Fuchs. Esta é a
primeira vez que essas rodas são feitas com travamento central (uma única
porca). Os desenvolvedores do GT também contribuíram com o sistema de
escapamento com ponteiras de titânio e o trem de força, que inclui uma
transmissão manual de seis velocidades. O motor horizontal de seis cilindros
deste estudo conceitual minimalista entrega mais de 500 cv e atinge rotações de
até 9.000 rpm.
Versões tipo
speedster de modelos de carros esportivos, que combinam o prazer de guiar ao ar
livre com um incrível e diferenciado dinamismo de condução, têm feito parte da
história da empresa Porsche desde 1952. O primeiro antecessor dos modelos
Porsche Speedster, o 356 1500 America Roadster, teve sua carroceria de alumínio
feita totalmente a mão. Ele pesava 60 quilos menos que o 356 Coupé e sua
velocidade máxima de 175 km/h, obtida com um motor horizontal de quatro
cilindros e 70 cv, era um feito impressionante para a época. Com janelas de
encaixar nas portas, uma cobertura contra chuva dobrável e bancos tipo concha
de peso reduzido, esse carro desenvolvido exclusivamente para o mercado dos
Estados Unidos teve apenas 16 unidades construídas e já incorporava muitos
elementos-chave do design do Speedster.
Até 2010, oito
diferentes séries e modelos especiais foram criados com a identificação
"Speedster". O 356 A 1500 GS Carrera GT Speedster foi destaque em
1957, e o primeiro 911 Speedster surgiu em 1988. As 356 unidades do 911
Speedster produzidas para a série 997, em 2010, marcaram um final temporário na
fabricação das versões Speedster.
Numa exibição
especial no Porsche Museum, a empresa está mostrando numerosas histórias e
marcos com os quais a Porsche influenciou decisivamente o desenvolvimento do
carro esportivo desde 1948 e continua a fazer atualmente. Seu objetivo é
destacar os relevantes desenvolvimentos promovidos pela Porsche ao longo das
últimas sete décadas.
A fabricante de
carros esportivos estará celebrando este aniversário com numerosas atividades
ao redor do mundo durante 2018. No dia 9 de junho, a Porsche convidandou seus fãs para seu "Sports Car Together Day" (dia de reunião de carros
esportivos) em todas as suas sedes ao redor do mundo. No final de semana de 16
e 17 de junho, a fabricante de carros esportivos recepcionará empregados,
residentes do distrito de Zuffenhausen e potenciais clientes numa comemoração
na fábrica de Stuttgart e seus arredores.
O "Festival de
Velocidade" promovido entre 12 e 15 de junho na pista de corridas de
Goodwood, na Grã-Bretanha, e a "Rennsport Reunion" na Califórnia, de
27 a 30 de setembro, também irão marcar o aniversário. As comemorações serão
concluídas com o evento "Sound Night" (noite do som), que acontecerá
pela primeira vez na Porsche Arena, em Stuttgart, no dia 13 de outubro.
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