Alta Roda nº 1058/358– 22/08/2019
Fernando Calmon |
Cruze ganha liberdade no ar
Entre os sedãs médio-compactos os japoneses dominam,
apesar de este segmento ter perdido protagonismo para os SUVs. Nova geração do
Toyota Corolla estreia em setembro. Honda Civic, segundo colocado, foi
revitalizado agora. O terceiro é o Chevrolet Cruze, cujo modelo 2020 acaba de
ser apresentado com modificações de meia-geração, embora ainda sem preço,
provavelmente à espera da estratégia da Toyota.
O novo Cruze é facilmente reconhecido pela grade avantajada, para-choque
dianteiro, lanternas traseiras e rodas de liga leve. Traz o trunfo de liberdade
no ar com a opção de internet a bordo via wi-fi para até sete usuários e também
fora do veículo a uma distância de 15 metros. Até agora, no Brasil, não era
possível, salvo experiência rudimentar há cerca de seis anos da própria GM (no
Agile) ou adaptação de acessórios.
A central multimídia tem chip próprio integrado. O plano de dados, negociado
entre fabricante e operadora Claro, começa em 2 GB por R$ 29,00/mês. Os pacotes
de 5, 10 e 20 GB só serão anunciados no próximo mês. Até dois telefones poderão
acessar o sistema por portas USB independentes.
Uma antena dedicada melhora bastante o sinal de telefonia celular,
especialmente em estrada onde a velocidade do carro prejudica a qualidade da
conexão. Agora é possível usar um aplicativo de navegação e manter estável a
qualidade de chamadas de voz. O serviço de concierge OnStar continua
opcional.
Acabamento e materiais subiram de nível, em especial na versão de topo Premier.
Agora há sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e outros
veículos, além recarregamento de celular por indução e câmera de ré
digital.
Mecanicamente sem novidades, motor turbo e câmbio automático de seis marchas
garantem boa relação desempenho-consumo. Mantém-se em linha a versão hatch,
Cruze Sport6.
CONGRESSO FENABRAVE E LIBERDADE ECONÔMICA
|
Outro assunto despertou interesse na semana passada, o 29º Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo. Um dos principais temas foi a expectativa em torno da conversão em lei da MP da Liberdade Econômica (LE). Nesta terça-feira, 13 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base por enorme margem de 345 votos a favor e apenas 76 contra. Acredita-se que o Senado não deverá fazer modificações.
Para quem compra e para quem vende veículos a repercussão é bastante positiva.
Além de autorizar o trabalho aos domingos, os bancos foram liberados para
funcionar aos sábados. Nos fins de semana estão os melhores dias para o
comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7.000
concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas,
sempre apoiaram mais liberdade para facilitar a vida dos compradores.
Um dos destaques da exposição ligada ao Congresso foi o dispositivo da empresa
pernambucana Wings. Permite registrar informações sobre o funcionamento do
automóvel, enviá-las pela internet e agendar a manutenção com as
concessionárias diretamente pelo aplicativo. Ganho de tempo é relevante. Também
por este ângulo o sistema ConectCar de pagamento automático de pedágio e
estacionamento pode ser instalado diretamente nas lojas, mas a taxa é revertida
em créditos.
O aperfeiçoamento no atendimento tem sido o foco principal do setor. A
iniciativa Garagem do Conhecimento, da plataforma digital iCarros, permite
agora ensino a distância. Para o CEO da empresa, Ricardo Bonzo, “personalizar o
atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se fundamentais em um
negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de veículos”.
ALTA RODA
|
BMW organizou o M Festival, no autódromo de
Interlagos, dentro da estratégia de projetar ainda mais sua grife de alto
desempenho. Foram 3.000 convidados, 26 carros em pista e 1.100 testes em três
dias. Nos próximos 18 meses importará mais 10 opções M (Motorsport). A marca
alemã lidera o mercado brasileiro de marcas premium e de performance
elevada.
ENTRE os modelos BMW à disposição em Interlagos, os estreantes Z4 M40i/340
cv (R$ 386.950) e X2 M35i/306 cv (R$ 313.950). O primeiro impressionou pelas
acelerações, desempenho em curvas e de domínio pleno pelo motorista. O segundo
apresentou limitações previsíveis de um SUV, mas permitiu guiar rápido e sem
sustos em um circuito tão desafiante.
HONDA CIVIC 2020 recebeu leve reestilização. Destaque para novo
para-choque dianteiro, rodas de 17 pol. com 10 raios de belo efeito visual e
alguns cromados de certa forma discretos. Também está mais equipado:
acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus e carregador
por indução para celular. Preços vão de R$ 97.900 a 112.600; Touring, R$
134.900.
DEZESSETE ANOS depois de inaugurar o Centro Estilo Fiat, a FCA investiu
mais R$ 11,4 milhões para ampliar e integrar o Design Center Latam às
instalações atuais em Turim, Detroit e Xangai. A partir de Betim (MG), novos
produtos, incluindo as marcas Jeep e RAM, serão focados no mercado
latino-americano. Entre vários SUVs, espera-se uma picape Ram maior que a
Toro.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em
assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua
coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma
rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no
Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
Nenhum comentário:
Postar um comentário