A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugura o novo Design
Center Latam, localizado no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais.
Considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina, com cerca
de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, o espaço é
resultado de investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões. Em uma área de 2.700
metros quadrados, divididos em dois pavimentos, o novo Design Center traz na
bagagem o know-how de 17 anos de plena
atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito
carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e
latino-americano.
Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a
tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores,
desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces
e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um
laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência
do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio
é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança.
é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança.
Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de
inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que
busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A
interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres,
é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de
Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade
dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram
no ambiente mais próximo ao real.
Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem
como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um
investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em
excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de
textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.
Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Show room é o
espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em
desenvolvimento, até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e
cores dos modelos.
Também localizado no térreo, o Integrated possui 674 metros
quadrados, divididos em dois ambientes. As áreas são destinadas à construção de
modelos em massa clay, com
integração das equipes de Design e Engenharia que participam ativamente do
desenvolvimento de um determinado modelo.
“No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo,
prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson,
líder de Design Exterior.
De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento
está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao
lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de
outros espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário