segunda-feira, 19 de agosto de 2019

DESIGN CENTER DA FCA INAUGURA NOVO ESTÚDIO



A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugura o novo Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais. Considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina, com cerca de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, o espaço é resultado de investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões. Em uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, o novo Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.

Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o Design Center Latam mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. São
interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.


Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio
é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança.


Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram no ambiente mais próximo ao real.

Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.


Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Show room é o espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos. 

Também localizado no térreo, o Integrated possui 674 metros quadrados, divididos em dois ambientes. As áreas são destinadas à construção de modelos em massa clay, com integração das equipes de Design e Engenharia que participam ativamente do desenvolvimento de um determinado modelo.

No segundo piso, estão as áreas de trabalho. A arquitetura do espaço é aberta para promover a criatividade e unir as diversas equipes. 

“No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo, prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson, líder de Design Exterior. 

De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário