É uma história que começou com o P Zero e foi
seguida pelo P Zero Corsa para, agora, introduzir o P Zero Trofeo R. Pela
primeira vez, a Pirelli desenvolveu o seu pneu rodoviário mais focado no
desempenho especificamente para um novo Pagani. O Huayra Roadster BC, que fará
sua estreia nos próximos dias durante o evento Monterey Car Week, nos Estados
Unidos, vai adotar o P Zero Trofeo R como equipamento original. O pneu será
responsável por traduzir o desempenho monstruoso do novo motor 6.0 V12 biturbo
com mais de 800 cavalos de potência e 1050 Nm de torque em movimento. Este é um
carro capaz de ultrapassar os 300 km/h e que pode gerar mais de 1,9g nas curvas
chegando a até cargas de 2,2g. Estes números ilustram a escala da tarefa que os
pneus Pirelli foram confiados a gerenciar.
Além das características técnicas reais dos pneus (265/30
R20 na dianteira e 355/25 R21 na traseira) para lidar com os níveis de
desempenho desejados por Horacio Pagani para seu mais novo hipercarro, houve um
novo percurso de desenvolvimento também. Pela primeira vez, as duas empresas
italianas trabalharam juntas em um pneu usando modelagem e simulação preditiva;
um processo de pré-desenvolvimento virtual que permite que um modelo de
computador seja usado para replicar com precisão as características dinâmicas
do carro sem a necessidade de realmente fazer pneus reais para ele. Isto
significa reduzir os prazos de execução, maior harmonia entre dados objetivos e
impressões subjetivas ao volante, bem como um produto que é ainda mais
estreitamente combinado com o carro a que se destina. É mais um passo à frente
para a estratégia renomada "Perfect Fit" da Pirelli, graças às mesmas
técnicas de simulação utilizadas para desenvolver os pneus P Zero para a
Fórmula 1.
O processo de desenvolvimento conjunto entre os
engenheiros da Pirelli e da Pagani começou estabelecendo um novo tamanho para o
pneu dianteiro, com canais mais amplos, um cordão maior e aros maiores. Isso
oferece um espaço de contato aumentado, que tem o benefício adicional de
melhorar a resistência
para conseguir suportar as cargas de pressão
aerodinâmica. A dinâmica de condução também foi melhorada, graças a menor
quantidade de deslizamento causada por uma estrutura mais rígida. O Roadster BC,
consequentemente, se beneficia por mudanças de direção mais afiadas, com uma
experiência de condução mais linear e menor tendência de saída de frente. Outra
vantagem do aumento do tamanho do pneu é aprimorar a frenagem: o mais recente
Pagani agora consegue gerar 2.2g ao parar.
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