É uma história que começou com o P Zero e foi
seguida pelo P Zero Corsa para, agora, introduzir o P Zero Trofeo R. Pela
primeira vez, a Pirelli desenvolveu o seu pneu rodoviário mais focado no
desempenho especificamente para um novo Pagani. O Huayra Roadster BC, que fará
sua estreia nos próximos dias durante o evento Monterey Car Week, nos Estados
Unidos, vai adotar o P Zero Trofeo R como equipamento original. O pneu será
responsável por traduzir o desempenho monstruoso do novo motor 6.0 V12 biturbo
com mais de 800 cavalos de potência e 1050 Nm de torque em movimento. Este é um
carro capaz de ultrapassar os 300 km/h e que pode gerar mais de 1,9g nas curvas
chegando a até cargas de 2,2g. Estes números ilustram a escala da tarefa que os
pneus Pirelli foram confiados a gerenciar.

O processo de desenvolvimento conjunto entre os
engenheiros da Pirelli e da Pagani começou estabelecendo um novo tamanho para o
pneu dianteiro, com canais mais amplos, um cordão maior e aros maiores. Isso
oferece um espaço de contato aumentado, que tem o benefício adicional de
melhorar a resistência
para conseguir suportar as cargas de pressão
aerodinâmica. A dinâmica de condução também foi melhorada, graças a menor
quantidade de deslizamento causada por uma estrutura mais rígida. O Roadster BC,
consequentemente, se beneficia por mudanças de direção mais afiadas, com uma
experiência de condução mais linear e menor tendência de saída de frente. Outra
vantagem do aumento do tamanho do pneu é aprimorar a frenagem: o mais recente
Pagani agora consegue gerar 2.2g ao parar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário