O Taycan é o primeiro veículo de produção totalmente elétrico com um sistema
com voltagem de 800 volts. Essa tecnologia ajudou o Porsche 919 Hybrid a vencer
a 24 Horas de Le Mans por três vezes seguidas e, agora, está entrando em
produção em série.
A tecnologia de 800 volts permite alto desempenho com consistência, diminui o
tempo de recarga e reduz o peso e espaço de alojamento da fiação interna.
Durante o teste de resistência de rodagem no Centro Técnico de Nardò, foram
usadas estações de carga de alta potência de 800 volts feitas pela Porsche
Engineering Group GmbH.
O sofisticado gerenciamento térmico do Taycan também mostrou suas qualidades em
Nardò. O gerenciamento térmico é centrado num sistema inteligente altamente
eficiente, usado para resfriar ou esquentar os componentes de alta voltagem.
Ele evita possíveis perdas de potência devidas à excessiva geração de calor e
garante que a temperatura ideal para máxima eficiência do processo de carga
tenha sido alcançada quando o veículo chega a uma estação de carga.
O novo Porsche Taycan não se limita a mostrar resistência. Seu trem de força
elétrico foi projetado de modo a poder liberar toda a sua potência após várias
acelerações realizadas a curtos intervalos. No final de julho, um veículo de
pré-série acelerou de 0 a 200 km/h nada menos que 26 vezes consecutivas numa
pista de aeroporto. O tempo médio de aceleração nas arrancadas cronometradas
ficou abaixo de 10 segundos. A diferença entre a aceleração mais rápida e a
mais lenta foi de 0,8 segundo.
O Centro Técnico de Nardò tem mais de 20 pistas e instalações de testes numa
área cobrindo mais de 700 hectares, tem 90 empresas do setor automotivo como
clientes e emprega uma equipe de mais de 150 pessoas. Desde 2012, o campo de
testes é administrado pelo Porsche Engineering Group GmbH, uma subsidiária
pertencente totalmente à Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, de Stuttgart,
Alemanha.
O centro de testes foi criado em 1975 com a construção do icônico circuito e
disponibiliza amplas opções de testes para qualquer fase de desenvolvimento. O
circuito de alta velocidade - único desse tipo no mundo e medindo 12,6
quilômetros - foi construído para permitir testar carros sob condições extremas
e tornar os processos de desenvolvimento mais eficientes. A renovação do centro
de testes foi completada com sucesso na metade de julho deste ano. Entre as
melhorias executadas está a instalação de um inovador sistema de barreiras
anticolisão, que foi desenvolvido pela Porsche Engineering especialmente para
testes de alta velocidade em Nardò. O trabalho também incluiu a renovação
completa da área de testes dinâmicos de 106 mil metros quadrados.
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