A Porsche continua focando consistentemente na
eletromobilidade, com a linha Cayenne seguindo a gama Panamera e apresentando
agora um híbrido plug-in como seu novo modelo de referência. O Cayenne Turbo S
E-Hybrid obtém sua potência de sistema de 500 kW (680 cv) da interação
inteligente entre um motor V8 de quatro litros (404 kW/550 cv) e um motor
elétrico (100 kW/136 cv) integrado à transmissão Tiptronic S de oito
velocidades. O torque máximo do sistema é 900 Nm, disponibilizado logo acima da
marcha lenta.
O modelo acelera desde a imobilidade até 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma
velocidade máxima de 295 km/h. Esse desempenho excepcional se combina a um alto
nível de eficiência: o Cayenne Turbo S E-Hybrid pode rodar até 40 quilômetros
sem nenhuma emissão local. O consumo, segundo o ciclo NEDC, é de 3,9 -3,7 l/100
km (combustível) e 19,6-18,7 kWh/100 km (eletricidade).
Como todos os Porsches híbridos plug-in, o novo modelo topo de linha da família
Cayenne é também um dos veículos mais esportivos do segmento premium - não
apesar de seu trem de força híbrido, mas devido a ele. No modelo Cayenne Turbo
S E-Hybrid, o motor elétrico está localizado entre o motor V8 a combustão e a
transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
Os dois motores são interligados através de uma embreagem de separação dentro
do módulo híbrido, batizada de Embreagem Atuadora Elétrica (Electric Clutch
Actuator - ECA). No modo de condução E-Power, o motor elétrico pode, sozinho,
impulsionar o veículo até uma velocidade máxima de 135 km/. Ele também pode ser
usado nos outros modos, para gerar um aumento de potência adicional. Esses
modos podem ser selecionados através do pacote Sport Chrono de série (Hybrid
Auto, Sport e Sport Plus). A Porsche adotou essa estratégia de aumento de
potência de sua experiência com o super carro esportivo 918 Spyder.
A bateria de íons de lítio é instalada sob o assoalho da área de carga e tem
14,1 kWh de capacidade. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente
carregada em 2,4 horas com o carregador de bordo de corrente alternada de série
de 7,2 kW, utilizando uma tomada de 400 volts com fusível de 16 amperes. Usando
uma tomada de corrente doméstica convencional, com 230 volts e 10 amperes, o
processo de carga leva seis horas. O processo de carga também pode ser
programado através do Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações)
ou do aplicativo Porsche Connect (para smartfones e Apple Watch).
O Cayenne Turbo S E-Hybrid vêm com um amplo equipamento de série montado na
fábrica. A lista inclui o sistema de estabilização de rolagem Controle Dinâmico
do Chassi (Porsche Dynamic Chassis Control - PDCC), o bloqueio do diferencial
traseiro com Vetoreamento de Torque (Porsche Torque Vectoring Plus
- PTV Plus),
sistema de freios de alto desempenho de composto de cerâmica (Porsche Ceramic
Composite Brake - PCCB), rodas de liga leve de 21 polegadas com design Aero
incluindo extensões dos arcos das rodas na cor da carroceria, direção assistida
Power Steering Plus e o pacote Sport Chrono. A suspensão pneumática adaptativa
de três câmaras, incluindo o sistema de Gerenciamento Ativo (Porsche Active
Suspension Management - PASM), assegura o amplo espectro da típica dinâmica de
condução da Porsche, juntamente com uma rodagem confortável. Rodas de liga leve
com até 22 polegadas e eixo traseiro esterçável também estão disponíveis, como
opcionais extras.
As duas versões híbridas do Cayenne já estão disponíveis para encomenda no
Brasil. Os preços iniciam em R$ 435.000 pelo Cayenne E-Hybrid e R$ 946.000 pelo
Cayenne Turbo S E-Hybrid.
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