O MÉGANE R.S. TROPHY-R bateu um novo recorde de 2’25’’454 (mais
de 3s de vantagem em relação ao recorde anterior) no emblemático circuito
de Suzuka, no Japão, depois do recorde obtido no célebre anel norte
(Nordschleife) do Circuito de Nürburgring, bem como em Spa-Francorchamps
durante o evento R.S. Days, transmitido ao vivo no YouTube e no Facebook.
Esta é uma grande conquista tanto para a marca como para os aproximadamente
10.000 fãs do TROPHY-R e da Renault Sport: ao final de setembro de 2019, o
Japão ocupava a primeira posição mundial na Renault Sport para a gama de
veículos R.S., à frente da Alemanha e da França. O país também é o terceiro
principal mercado do Mégane R.S., mesmo com a versão TROPHY não tendo ainda
sido lançada no país
Seguindo a
tradição da Renault Sport, esta nova geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R não deve
sua performance apenas à potência pura. O motor de 300
cv é o mesmo que equipa
o Mégane R.S. TROPHY, lançado no início de 2019. Já o MÉGANE R.S. TROPHY-R foi
desenvolvido como carro de corrida, por uma enxuta equipe dedicada, que se
concentrou em três pilares: máxima redução do peso (até 130 kg em comparação
com o Mégane R.S. TROPHY sem opcionais), melhorias na aerodinâmica e uma evolução
mais radical de seus eixos motores.
O Mégane R.S. tem um histórico de recordes que ultrapassa os 10 anos,
principalmente em Nürburgring. O primeiro foi em 2008, com o primeiríssimo
recorde na categoria tração dianteira de série, quando o Mégane R.S. R26.R
completou uma volta no Nordschleife em 8’17’’. A marca foi batida 3 anos
depois, em 2011, pela segunda geração do Mégane R.S. na versão TROPHY, sob o
comando do piloto de desenvolvimentos Laurent Hurgon (8’07’’97). Em 2014, foi
vencida a marca dos 8 minutos (7’54’’36), com a versão TROPHY-R do Mégane III
R.S.
O piloto também levou o Novo MÉGANE R.S. TROPHY-R a definir um novo tempo de
referência de 07’40’’100 no percurso de 20,600 km da Nordschleife (07’45’’389
na volta oficial completa, de 20,832 km), em uma caça ao recorde onde derrubar
mais um segundo se torna cada vez mais difícil. Também foi Laurent Hurgon quem
bateu o recorde do circuito de Spa-Francorchamps (02’48’’338), transmitido ao
vivo no YouTube e Facebook. Agora, Laurent Hurgon bateu um novo recorde, desta vez
no circuito de Suzuka, no Japão. Do outro lado do mundo, a Renault Austrália
acaba de bater o recorde de um veículo com tração dianteira em uma volta no
circuito internacional do complexo The Bend Motorsport Park, de 4,95 km de
comprimento. Pilotando um Mégane R.S. TROPHY-R de série, James Moffat (equipe
Garry Rogers Motorsport) estabeleceu o tempo recorde de 2’14’’316. Ele
participa do campeonato TCR Australia Touring Car Series com um Mégane R.S. TCR
preparado pela Vuković Motorsport.
Foram produzidas apenas 500 unidades numeradas da série limitada MÉGANE R.S.
TROPHY-R, com preço a partir de 55.000 euros (preço válido na França, podendo
variar conforme o país).
Os carros esportivos de série projetados e desenvolvidos pela Renault Sport
carregam o legado de mais de 120 anos de experiência da Renault no
automobilismo mundial, com mais de 40 anos de presença na Fórmula 1. A gama de
veículos Renault Sport conta com tecnologias diretamente oriundas das
competições, resultado da estreita colaboração entre os engenheiros da Renault
Sport Cars e da Renault Sport Racing. A Renault Sport também impulsiona o
espírito do automobilismo esportivo em todos os seus eventos, como nos
encontros R.S. Days.
Nenhum comentário:
Postar um comentário