O eActros, caminhão pesado elétrico
da Mercedes-Benz, vem alcançando sucesso nos testes práticos realizados
por clientes na Europa há mais de um ano. Como parte da "Frota de
Inovação", desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks
forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e
da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.
A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações
com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os
especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a diversas
conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que
deverá começar em 2021. Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os
resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna
possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e
operação totalmente silenciosa.
Num evento em cliente de Wörth, na Alemanha,
a Mercedes-Benz Trucks apresentou um relatório de progresso da
"Frota de Inovação". Num próximo passo, outros dez clientes levarão
um eActros para mais testes por cerca de um ano.
Uma das importantes conclusões dos testes práticos é que
a autonomia de até 200 quilômetros do eActros é um número realista. Em termos
de disponibilidade e desempenho, o eActros não é de maneira alguma inferior ao
caminhão convencional com motor diesel. Os motoristas ficaram muito
impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de
velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela
experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota
um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e
aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos
motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de
serviço.
Todos os clientes da "Frota de Inovação" usam o
eActros para tarefas que podem ser executadas por veículos convencionais a
diesel, mas em setores e categorias completamente diferentes. O espectro vai
desde gêneros alimentícios até material de construção e matérias primas. Essa
variedade de requisitos implica em equipar os veículos com inúmeros tipos de
carroçarias, como baú, frigorífico e cargas a granel, entre várias outras.
O eActros se baseia no chassi do Actros
da Mercedes-Benz. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante
remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta
porcentagem de componentes específicos. Dois motores elétricos próximos aos
cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um
disponibilizando uma potência de 126 kW e torque máximo de 485 Nm.
Além disso, a relação de transmissão utilizada leva os valores de propulsão a
até 11.000 Nm em cada roda. Assim, a força de propulsão se equivale à de
um caminhão convencional. Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh
dão ao eActros a energia necessária. Dependendo da potência disponível para se
realizar a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas
(a 150 kW).
O programa de desenvolvimento e testes de caminhões
elétricos pesados para distribuição de curta distância faz parte do projeto
"Concept ELV", que recebe fundos do Ministério Federal do Meio
Ambiente da Alemanha (BMU) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e
Energia (BMWi).
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