Com um estande de
mais de 1.400 m² de área, a Mopar apresentou muitas novidades para o público
especializado em customização automotiva no SEMA Show, o maior evento do gênero
em todo o mundo.
A marca de pós-vendas do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
preencheu o espaço com 14 veículos “moparizados”, ou seja, personalizados,
alguns deles inéditos.
Challenger
dragster
Trata-se da
quarta geração da versão para arrancadas do muscle car moderno mais “raiz” de
todos. De uso exclusivo em pistas, o Mopar Dodge Challenger Drag Pak 2020 é
equipado com o motor HEMI V8 354 (5,9 litros) com compressor, sendo capaz de
cumprir o quarto de milha (aceleração de 0 a 402 m) em apenas 7,5 segundos.
Com produção
limitada em 50 unidades, o novo Challenger Drag Pak tem gaiola interna de
proteção soldada à carroceria, câmbio manual de três marchas T400 com alavanca
Kwik-Shift, eixo cardã mais leve, freios de competição, e novo e exclusivo
pacote Drag Pak com pneus e rodas mais leves, entre outros itens.
O capô Drag Pak
imita o design utilizado no Dodge Challenger SRT Hellcat, com extratores de
admissão e calor, enquanto a frente e a traseira seguem exatamente o estilo do
Challenger de rua de 717 cv.
Dez
vezes Wrangler
Lançada neste ano
no Brasil, a nova geração do Jeep Wrangler conquistou para o modelo o
décimo título seguido de “Veículo 4x4/SUV do Ano”. Desde a criação do SEMA
Awards, em 2010, nenhum outro modelo venceu essa categoria. O Wrangler não é
somente o ícone da marca Jeep e veículo de produção em massa com maior capacidade
off-road do mundo, mas também um dos mais customizáveis. Sozinha, a Mopar já
oferece mais de 200 acessórios para o Jeep Wrangler e a lista não para de
crescer.
“Estamos
orgulhosos e honrados de vencer este prêmio pelo décimo ano consecutivo, o que
prova não apenas a força perene do Jeep Wrangler, mas também a paixão e a
criatividade da comunidade de aftermarket, que continua escolhendo o Jeep
Wrangler como a ‘tela’ perfeita para customização”, afirma Mark Bosanac, chefe
da Mopar – Serviços, Peças e Costumer Care para a América do Norte.
Presente
e passado
A Mopar colocou
toda sua expertise em personalização em duas picapes conceituais totalmente
diferentes e absolutamente únicas. Ambas montadas com peças e acessórios das
linhas atuais da Mopar e também itens ainda em estudo. A Ram 1500 Rebel OTG
(Off The Grid – “Fora do Mapa”, numa tradução livre) foi criada para encarar
longas expedições e poder explorar lugares remotos. Impulsionada pelo novo
motor EcoDiesel V6 de 3 litros, que proporciona torque alto e baixas rotações e
consumo reduzido – quesito este reforçado pelo tanque de 125 litros.
A robustez da Ram
1500 Rebel é exacerbada por itens como um kit de elevação (ainda protótipo) de
5 cm e rodas com travas (beadlocks) para segurar dentro do aro os grande
pneus Goodyear de 35 polegadas, para citar apenas dois upgrades para o
off-road. A caçamba recebeu uma série de equipamentos úteis em diversos tipos
de aventuras, como geladeira elétrica portátil e minicozinha, com fogão a gás e
pia com sistema de água embutido. Por cima dela, há até uma barraca retrátil.
Por sua vez, a
Mopar Lowliner é uma releitura da Dodge D-200 1968, picape da mesma geração das
fabricadas pela Chrysler do Brasil de 1969 a 1981, em São Bernardo do Campo
(SP). Para fazer jus ao nome, a suspensão foi significativamente rebaixada e
essa impressão ficou reforçada pelo aumento da distância entre eixos.
A frente da
Lowliner se levanta inteira, eletricamente, para mostrar o tradicional motor a
diesel Cummins de 5,9 litros, pareado a um câmbio manual de 6 marchas com
alavanca no assoalho. De 22 polegadas, as rodas são de liga leve mas têm estilo
de antigas rodas de aço estampado e são abraçadas por enormes pneus – 285/35 na
frente e 325/35 atrás. A suspensão a ar oferece três modos: rebaixada, normal e
elevada.
Vários itens da
carroceria, como maçanetas e emblemas, foram eliminados para deixar o design
mais minimalista. O interior tem couro não só nos bancos mas também nas portas
e até no forro do teto, onde se destaca um bordado com o logo da Mopar. O
painel exibe sete instrumentos da Mopar aplicados sobre uma placa de alumínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário