No mundo todo, é reconhecida como a primeira fábrica da Volkswagen
construída fora da Alemanha. No Brasil, é sempre lembrada como a unidade
responsável pela produção de modelos icônicos da marca, que fazem parte da vida
de pessoas de diferentes gerações. As duas informações refletem a relevância
histórica da unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, que hoje
comemora 60 anos desde a sua inauguração oficial, no dia 18 de novembro de
1959. A data foi eternizada com a foto clássica do Presidente da República,
Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás do Fusca preto conversível e
acenando para as pessoas, acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã,
Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk.
Além da data
histórica, a Anchieta celebra também a expressiva marca de 14 milhões de
veículos produzidos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância
da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em
1957, se tornou referência e revolucionou o setor automobilístico brasileiro. A
Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades
como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa,
Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Sucesso
desde o início.
Mais de oito
mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas já em 1959, ano
da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953
e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha, juntamente com a Kombi, para ser
montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
A partir de
1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas
em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por
24 anos consecutivos.
A fábrica
foi responsável também pela produção de diversos modelos que marcaram presença,
ao longo dos anos, nas ruas e garagens dos brasileiros, assim como em mais de
uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de
1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além de
Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.
Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.
O início da
década de 1970 marcou também a inauguração na Anchieta do Laboratório de
Segurança Veicular, levando a Volkswagen a ser a primeira empresa a realizar
crash-tests no Brasil. Essa importante área, que viria ser ampliada e
modernizada em 2015, contribuiria para a Volkswagen ser hoje a empresa com o
maior número de modelos com nota máxima na proteção para adultos no ranking do
Latin NCAP (New Car Assessment Program).
Outro
momento marcante que simboliza o caráter pioneiro da fábrica em São Bernardo do
Campo ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de
montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada 'Nova Anchieta', que
recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as mais
avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo
400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.
A fábrica
Anchieta se tornava assim, em 2002, uma das mais modernas unidades do mundo,
apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos
principais mercados mundiais. O Polo era inovador em inúmeros aspectos, como
design, conforto, tecnologia, qualidade dos materiais e acabamento.
De 1959 para
cá, muita coisa mudou. Mas o DNA de pioneirismo e inovação tecnológica da
unidade do ABC foi mantido. A Anchieta foi a fábrica escolhida, há pouco mais
de dois anos, como o ponto de partida para o processo de construção da chamada
Nova Volkswagen, uma empresa ainda mais próxima e conectada com seus públicos.
Era o início
de um amplo processo de transformação cultural, apoiado na maior ofensiva de
produtos da história da Volkswagen do Brasil, iniciada com o Novo Polo, no
final de 2017, e o Virtus, no início de 2018, ambos fabricados nas linhas de
produção da Anchieta.
Esses dois
modelos levaram a Anchieta a ser a primeira fábrica da marca a produzir carros
no País a partir da estratégia modular MQB, o conceito mais moderno de produção
adotado pelas empresas do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para isso, a
fábrica recebeu modernizações na Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final,
assim como nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco
na aplicação de inovações da Indústria 4.0.
Em agosto
deste ano, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a
um novo lançamento em 2020, incluindo também aportes em digitalização, sistemas
de TI e inovações tecnológicas na unidade. O novo produto a ser fabricado na
Anchieta, o conceito inédito New Urban Coupé, é um modelo 100% projetado no
Brasil, que tem grande potencial para exportação. Além da Anchieta, o modelo
será produzido também na Europa, o que, na prática, representa a globalização
da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil.
O New Urban
Coupé vai inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro e terá novidades que
certamente vão atrair e conquistar ainda mais clientes para a marca Volkswagen,
como o design, que traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais
elevada, um estilo oferecido hoje apenas em modelos de segmentos premium. Ele
introduzirá também no mercado brasileiro um novo sistema de infotainment com
usabilidade intuitiva e alto nível de conectividade e personalização,
totalmente desenvolvido no Brasil, que congrega os sistemas de áudio,
conectividade e multimídia do veículo.
Digitalização
Os
investimentos em Digitalização, parte crucial na estratégia da Nova Volkswagen,
estão acelerando os processos e mudando a experiência dos clientes com a marca.
O New Urban Coupé está sendo desenvolvido desde o início com as ferramentas e
processos de digitalização mais avançados disponíveis na fábrica Anchieta. O design
totalmente digitalizado permite agilidade nas possíveis alterações nas linhas
do carro, seguindo as necessidades apontadas em clínicas com os clientes.
Já o
Laboratório de Protótipo Virtual, criado de forma pioneira na Anchieta em abril
de 2019, permitiu acelerar o tempo de desenvolvimento do New Urban Coupé em
quase um ano. Ferramentas de Indústria 4.0, como impressoras 3D e processos
digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial, integram
a produção do novo veículo.
Referência
na formação profissional
Além de
produzir carros há mais de seis décadas, a fábrica Anchieta também é referência
na qualificação de trabalhadores brasileiros. O Centro de Formação Profissional
Volkswagen SENAI, localizado dentro da unidade de São Bernardo do Campo, já
contribuiu com a capacitação técnica de mais de 6.500 jovens desde sua
fundação, em 1973. Desse total, 90% seguiu carreira na empresa. Em média, o
SENAI treina 114 estudantes por ano.
A escola foi
pioneira ao implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual
alemã, que alia a teoria à prática. A Volkswagen também foi a primeira empresa
do País a oferecer no SENAI o curso de Mecatrônica com padrão de ensino alemão.
Criado em 2016, com o mesmo nível de qualificação da Alemanha, o curso de
Mecatrônica oferece diploma reconhecido pela Confederação Alemã das Câmaras de
Comércio e Indústria (DIHK). O Sistema de Ensino Dual é resultado de uma
parceria entre Volkswagen do Brasil, Governo da Alemanha e Câmara de Comércio e
Indústria Brasil - Alemanha (AHK).
Linha do
Tempo na Anchieta:
• 1959:
Inaugurada oficialmente a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo
• 1965:
Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta
• 1967:
Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas
• 1968:
Produção do Sedã 1600 quatro portas
• 1969:
Produção da Variant
• 1970:
Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300); Início das
exportações
• 1971:
Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular Primeira empresa a realizar
crash tests no Brasil
• 1973:
Fundação do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI
• 1973:
Início da produção da Brasília
• 1977:
Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões
• 1982:
Início da produção da Saveiro
• 1984:
Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem, para produção de Santana
• 1986:
Fusca deixa de ser produzido
• 1993:
Retomada da produção do Fusca
• 1994:
Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta
• 1996:
Certificação ISO 9001
• 2001:
Fábrica Anchieta comemora a produção de 10 milhões de veículos
• 2002:
Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo
• 2005:
Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental)
• 2014:
Marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos
• 2016:
Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro
• 2017: Início
da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo
•2018:
Início da produção do Virtus, 1º carro da América Latina com inteligência
artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de
Energia)
• 2019:
Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual e anúncio da produção do New
Urban Coupé
Nenhum comentário:
Postar um comentário