terça-feira, 19 de novembro de 2019

Fábrica Anchieta celebra 60 anos e 14 milhões de veículos produzidos


No mundo todo, é reconhecida como a primeira fábrica da Volkswagen construída fora da Alemanha. No Brasil, é sempre lembrada como a unidade responsável pela produção de modelos icônicos da marca, que fazem parte da vida de pessoas de diferentes gerações. As duas informações refletem a relevância histórica da unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, que hoje comemora 60 anos desde a sua inauguração oficial, no dia 18 de novembro de 1959. A data foi eternizada com a foto clássica do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás do Fusca preto conversível e acenando para as pessoas, acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk.

Além da data histórica, a Anchieta celebra também a expressiva marca de 14 milhões de veículos produzidos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em 1957, se tornou referência e revolucionou o setor automobilístico brasileiro. A Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Sucesso desde o início.

Mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas já em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha, juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos.

A fábrica foi responsável também pela produção de diversos modelos que marcaram presença, ao longo dos anos, nas ruas e garagens dos brasileiros, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além de
Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.

O início da década de 1970 marcou também a inauguração na Anchieta do Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a ser a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil. Essa importante área, que viria ser ampliada e modernizada em 2015, contribuiria para a Volkswagen ser hoje a empresa com o maior número de modelos com nota máxima na proteção para adultos no ranking do Latin NCAP (New Car Assessment Program).

Nova Anchieta
Outro momento marcante que simboliza o caráter pioneiro da fábrica em São Bernardo do Campo ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada 'Nova Anchieta', que recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.

A fábrica Anchieta se tornava assim, em 2002, uma das mais modernas unidades do mundo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais. O Polo era inovador em inúmeros aspectos, como design, conforto, tecnologia, qualidade dos materiais e acabamento.

Nova Volkswagen
De 1959 para cá, muita coisa mudou. Mas o DNA de pioneirismo e inovação tecnológica da unidade do ABC foi mantido. A Anchieta foi a fábrica escolhida, há pouco mais de dois anos, como o ponto de partida para o processo de construção da chamada Nova Volkswagen, uma empresa ainda mais próxima e conectada com seus públicos.

Era o início de um amplo processo de transformação cultural, apoiado na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, iniciada com o Novo Polo, no final de 2017, e o Virtus, no início de 2018, ambos fabricados nas linhas de produção da Anchieta.

Esses dois modelos levaram a Anchieta a ser a primeira fábrica da marca a produzir carros no País a partir da estratégia modular MQB, o conceito mais moderno de produção adotado pelas empresas do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para isso, a fábrica recebeu modernizações na Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, assim como nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0.

O futuro: New Urban Coupé
Em agosto deste ano, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo lançamento em 2020, incluindo também aportes em digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas na unidade. O novo produto a ser fabricado na Anchieta, o conceito inédito New Urban Coupé, é um modelo 100% projetado no Brasil, que tem grande potencial para exportação. Além da Anchieta, o modelo será produzido também na Europa, o que, na prática, representa a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil.

O New Urban Coupé vai inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro e terá novidades que certamente vão atrair e conquistar ainda mais clientes para a marca Volkswagen, como o design, que traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada, um estilo oferecido hoje apenas em modelos de segmentos premium. Ele introduzirá também no mercado brasileiro um novo sistema de infotainment com usabilidade intuitiva e alto nível de conectividade e personalização, totalmente desenvolvido no Brasil, que congrega os sistemas de áudio, conectividade e multimídia do veículo.
Digitalização

Os investimentos em Digitalização, parte crucial na estratégia da Nova Volkswagen, estão acelerando os processos e mudando a experiência dos clientes com a marca. O New Urban Coupé está sendo desenvolvido desde o início com as ferramentas e processos de digitalização mais avançados disponíveis na fábrica Anchieta. O design totalmente digitalizado permite agilidade nas possíveis alterações nas linhas do carro, seguindo as necessidades apontadas em clínicas com os clientes.

Já o Laboratório de Protótipo Virtual, criado de forma pioneira na Anchieta em abril de 2019, permitiu acelerar o tempo de desenvolvimento do New Urban Coupé em quase um ano. Ferramentas de Indústria 4.0, como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial, integram a produção do novo veículo. 

Referência na formação profissional
Além de produzir carros há mais de seis décadas, a fábrica Anchieta também é referência na qualificação de trabalhadores brasileiros. O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, localizado dentro da unidade de São Bernardo do Campo, já contribuiu com a capacitação técnica de mais de 6.500 jovens desde sua fundação, em 1973. Desse total, 90% seguiu carreira na empresa. Em média, o SENAI treina 114 estudantes por ano.

A escola foi pioneira ao implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática. A Volkswagen também foi a primeira empresa do País a oferecer no SENAI o curso de Mecatrônica com padrão de ensino alemão. Criado em 2016, com o mesmo nível de qualificação da Alemanha, o curso de Mecatrônica oferece diploma reconhecido pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK). O Sistema de Ensino Dual é resultado de uma parceria entre Volkswagen do Brasil, Governo da Alemanha e Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha (AHK).

Linha do Tempo na Anchieta:
• 1959: Inaugurada oficialmente a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo
• 1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta
• 1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas
• 1968: Produção do Sedã 1600 quatro portas
• 1969: Produção da Variant
• 1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300); Início das exportações
• 1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular Primeira empresa a realizar crash tests no Brasil
• 1973: Fundação do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI
• 1973: Início da produção da Brasília
• 1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões
• 1982: Início da produção da Saveiro
• 1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem, para produção de Santana
• 1986: Fusca deixa de ser produzido
• 1993: Retomada da produção do Fusca
• 1994: Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta
• 1996: Certificação ISO 9001
• 2001: Fábrica Anchieta comemora a produção de 10 milhões de veículos
• 2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo
• 2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental)
• 2014: Marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos
• 2016: Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro
• 2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo
•2018: Início da produção do Virtus, 1º carro da América Latina com inteligência artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia)
• 2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual e anúncio da produção do New Urban Coupé

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