Depois
do hatch e do sedã, que tiveram suas vendas iniciadas em 10 e 22 de outubro,
respectivamente, é a vez da opção aventureira, o HB20X Nova Geração, começar a
ser vendido na rede de concessionárias Hyundai Motor Brasil de todo o País.
Produzido exclusivamente no Brasil, o modelo chega à segunda geração totalmente
novo, com mudanças estéticas importantes, seguindo a recente linha de design da
marca sul-coreana, além de oferecer pacote completo de tecnologia, segurança e
conforto.
Em
relação aos preços previamente informados, por ocasião do lançamento da família
completa em setembro, os valores a serem efetivamente aplicados para comercialização
estão menores para algumas versões como parte de uma estratégia especial de
vendas, válida por 30 dias. A opção de entrada Vision (1.6l MT) permanece R$
62.990, valor que é inferior ao cobrado na geração anterior, e a topo de
linha, Diamond Plus (1.6l AT), passa a custar R$ 77.990 (era R$ 79.590). Entre
elas estão a Vision (1.6l AT), por R$ 67.890, a Evolution (1.6l AT), por R$
68.990 (era R$ 69.890), e a Diamond (1.6l AT), por R$ 73.990 (era R$ 75.190).
No
interior, prevalece a sofisticação. Como evolução da geração anterior, há
bancos maiores e mais confortáveis, com detalhes de acabamento que entregam
maior refinamento. O espaço interno é maior para todos os ocupantes, com
mais 10 mm de largura na altura dos ombros e, no banco de trás, acréscimo de 47
mm na distância livre em relação aos bancos dianteiros. Em altura, temos mais 5
mm para os ocupantes da primeira fileira e mais 12 mm para aqueles que vão na
segunda fileira.
Exclusivamente na versão
aventureira, o visual ficou ainda mais robusto, com para-choques agressivos. Na
traseira e nas laterais, o estilo radical se mantém, com molduras
assimétricas nos para-lamas, rack de teto, rodas de 16 polegadas
diamantadas e difusor traseiro off-road com refletores.
São
cinco cores para o HB20X: Branco Atlas (sólida), Prata Sand, Prata Brisk, Cinza
Khaki (metálicas) e Verde Amazon (perolizada) – sendo as duas últimas
exclusivas.
Em
todo o painel é possível encontrar itens inéditos que priorizam conforto e
segurança. À esquerda do motorista estão os botões de ativação de todos os
sistemas de segurança ativa do HB20X, desde o sistema de alerta e frenagem
autônomo e o alerta de mudança de faixa, até os controles de tração e
estabilidade (TCS e ESP).
No
console central, destaca-se a nova central multimídia blueMedia de 8
polegadas, além do ar-condicionado com mostrador digital, da porta USB de
carregamento rápido e do botão de partida do motor.
Para
o HB20X, há uma única opção de motor aspirado 1.6l de 130 cv/ 16,5 kgf.m, a
mesma motorização do Creta 1.6l, com comando variável duplo de válvulas, o que
lhe confere 2 cv a mais que a versão anterior.
A
nova central multimídia flutuante blueMedia está maior e mais moderna. Ela
tem
tela sensível ao toque de 8 polegadas que traz conexão bluetooth com streaming
de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, entradas USB e auxiliar e
comandos no volante para controle do áudio e do bluetooth®.
Completando
o pacote de tecnologia do interior do novo HB20X, estão disponíveis duas
entradas USB e uma tomada de 12v dentro do porta-objetos no centro do painel.
Na porta identificada com um raio, é possível realizar o carregamento rápido de
smartphones que possuem essa funcionalidade.
O
sistema de alerta e frenagem autônomo age em situações quando há pedestres ou
veículos adiante e o condutor demonstra não tomar qualquer ação para evitar a
eventual colisão. Através de uma câmera instalada na frente do
espelho
retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o HB20X aciona o
freio automaticamente. Com o veículo em velocidades até 50 km/h, o sistema é
capaz de efetuar a parada completa antes do possível impacto.
Já
o alerta de mudança de faixa utiliza a mesma câmera instalada no para-brisa
para alertar o motorista com aviso sonoro e visual caso o HB20X saia da faixa
de rolamento, evitando um possível acidente ao invadir a pista ao lado. Por
meio de uma função de “memória”, esse sistema consegue estimar a linha correta
de condução e permanece efetivo mesmo quando há ausência das faixas de
rolamento pintadas na pista.
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