Está definida a data dos 500 Km de Interlagos de 2019. A
corrida, uma das mais tradicionais do automobilismo brasileiro, acontecerá no
dia 21 de dezembro, dando prosseguimento a uma história iniciada em 1957. As
inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Automóvel Clube Paulista pelo
e-mail 500km@500kmdesaopaulo.com.br.
Nesta edição, os participantes
dos 500 Km serão divididos em seis categorias: Turismo 1.6, Turismo 2.0,
Turismo Força Livre, Protótipos P3, Protótipos P2 e Copa HB20. A inclusão desta
última se deve ao grande interesse dos pilotos da categoria, iniciada neste ano
e aberta somente a modelos Hyundai HB20. “Com esta distribuição de classes,
priorizando carros de turismo e protótipos nacionais, incentivamos a
participação de muitos carros bons que estavam parados por não terem categorias
específicas no calendário”, explica
Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube
Paulista, organizador da prova. “Ao mesmo tempo, preservamos a essência dos 500
Km, que é ter um grid com carros variados e incentivo à criatividade dos
preparadores e mecânicos.”
Entre os modelos com inscrição
já confirmada, estão Audi DTCC (da dupla Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli), Alfa
Romeo 156 (por enquanto, com apenas um piloto definido, Erick Grosso),
Mitsubishi Lancer (de Marco Scalamandré), Fiat Linea Turbo (do trio Rodrigo
Pereira/Renan Casetta/João Barret), Chevrolet Corsa (Marcelo Ferraz/Thiago
Lourenço/Fabiano Rocha) e um protótipo Spyder 2.0 (Roberto Dal Pont/Luiz
Abbade). A programação oficial será iniciada no dia 19 de dezembro
(quinta-feira) com a
realização de treinos livres.
Os treinos oficiais e a
definição do grid de largada acontecerão no dia 20 (sexta) e a largada da
prova, no sábado 21 de dezembro, será antecedida pelo warm-up. Categorias como
Sprint Race, Old Stock e outras do Campeonato Paulista também fazem parte da
programação, fazendo do fim de semana um autêntico festival de velocidade.
História
A primeira edição dos 500 Km
de Interlagos foi realizada em 1957, diferenciando-se por acontecer no anel
externo do traçado original de Interlagos. Uma clara inspiração nas 500 Milhas
de Indianápolis: o anel externo, apesar de ter curvas somente para a esquerda
como a pista norte-americana, não era um oval propriamente dito, mas permitia
altas médias horárias. Esse atrativo fez a corrida ganhar importância
rapidamente e se transformar em uma das mais aguardadas do calendário anual de automobilismo.
A prova deixou de acontecer em
alguns anos devido a fatores diversos, em especial reformas no autódromo e
restrições governamentais de uso de combustível para provas automobilísticas. A
partir de 1997, entretanto, os 500 Km voltaram com força, já no traçado único
que Interlagos passou a ter com as reformas concluídas no início de 1990. Entre
2014 e 2017, a prova aconteceu no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), e
teve seu nome alterado para 500 Km de São Paulo. O nome original foi retomado
em 2018, com a volta da corrida a Interlagos.
Vencedores dos 500 Km de Interlagos:
1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo
(Maserati-Corvette)
1958 – Fritz D’Orey (Ferrari-Corvette)
1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)
1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio
Zambello(Maserati)
1962 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)
1963 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)
1964 – Ciro Cayres/Fernando “Toco” Martins (Abarth Simca)
1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)
1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)
1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula Vê)
1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)
1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908/2)
1972 –
Reinhold Joest (Porsche 908/3)
1973 –
Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)
1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)
1982 – Luís Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet
Opala)
1997 – André Lara Rezende/Antônio Hermann (Porsche 911
GT2)
1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo
Aldee Coupé VW)
2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango
BMW)
2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango
BMW)
2002 – Paulo Bonifácio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RS)
2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes
(Mercedes-Benz CLK)
2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)
2005 – Frederico Canepa/Charles Rothschild/Álvaro P.
Aguiar Neto (Spyder)
2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)
2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)
2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)
2010 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)
2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior (Protótipo
MRX)
2014 – Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli (Radical
SR8)
2015 – Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de
Almeida (Mitsubishi)
2016 – Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padrón
(MRX)
2017 – Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson
(Porsche 911 GT3 R)
2018 – Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni
(Lamborghini Huracán GT3)
Bom e ruim...bom porque vamos ter a prova e teremos carros que estão parados na garagem, no grid. Graças ao regulamento desse ano, mas esse mesmo regulamento vai alijar da prova os melhores protótipos e carros GTs novos que correm na EnduranceBrasil que muito abrilhantam as pistas nacionais. Uma grande pena!
ResponderExcluir