Alguns problemas no câmbio do #31 Whelen Engineering
Racing Cadillac DPi-V.R impediram que o brasileiro Pipo Derani e os
companheiros Felipe Nasr, Filipe Albuquerque e Mike Conway pudessem lutar por
um resultado melhor que a sétima posição na 58ª edição das 24 Horas de Daytona,
realizada neste fim de semana (25 e 26).
O quarteto da Action Express Racing partiu da quarta
colocação no grid da prova, que abriu a temporada 2020 do IMSA WeatherTech
SportsCar Championship. Com bom ritmo na primeira metade da disputa, eles
chegaram até a ocupar a liderança em alguns momentos.
Mas com o cair da madrugada os problemas começaram a
surgir. O britânico Conway estava em seu segundo stint, quando os problemas no
câmbio apareceram e o carro perdeu a segunda marcha. Os pilotos tiveram de ter
muito cuidado para seguir nessas condições e manter o ritmo utilizando a
terceira marcha nas curvas de baixa velocidade.
O quarteto estava em quinto quando Derani ainda teve um
novo problema, com um pneu furado. “De repente, ele estourou. Tive de voltar
para os boxes bem devagar”, lembrou o brasileiro de 26 anos.
A troca custou três voltas para a equipe Action Express.
Já pela manhã, quando Albuquerque estava no comando do Cadillac #31, o problema
no câmbio se acentuou e o carro ficou sem quatro marchas. A equipe foi obrigada a parar para a troca da caixa de
câmbio e quando voltou para a pista já estava 11 voltas atrás do líder.
“Infelizmente, não era pra ser desta vez”, comentou
Derani, que já venceu a icônica 24 Horas de Daytona em 2016. “Tivemos muitos
problemas. Desde um simples adesivo, que estava fechando a entrada de ar, ao
pneu furado e aos problemas com o câmbio no final”, explicou.
“Mas gostaria de agradecer a todos pela dedicação. A
equipe fez um trabalho fantástico, considerando tudo o que passamos. O carro
esteve sempre rápido antes de enfrentarmos estes problemas”, lembrou o
brasileiro, atual campeão do Campeonato Norte-americano de Endurance e
vice-campeão do IMSA.
“Conseguimos terminar em sétimo e vamos levar esses
pontos, que serão importantes na briga pelos campeonatos. Vamos voltar à briga
em Sebring”, completou Derani.
A segunda etapa do IMSA, outra prova tradicional do
calendário do endurance mundial, acontecerá entre os dias 18 e 21 de março.
Derani já venceu as 12 Horas de Sebring em três oportunidades, a última delas
justamente com a Action Express no ano passado.
Os
melhores na categoria DPi nas 24 Horas de Daytona de 2020:
1 #10 R. Briscoe / S. Dixon / K. Kobayashi / R. van der Zande 24:00:33.494
2 #77 O. Jarvis / T. Nunez / O. Pla (Mazda Team Joest Mazda DPi) +1'05.426
3 #5 J. Barbosa / S. Bourdais / L. Duval +1'25.585
4 #6 D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud + 5
voltas
5 #85 J. Piedrahita / M. Leist / C. Miller / T. Vautier + 8 voltas
6 #55 J. Bomarito / H. Tincknell / R. Hunter-Reay+ 10 voltas
7 #31 F. Nasr / M. Conway /
P. Derani / F. Albuquerque + 11 voltas
8 #7 H. Castroneves / A. Rossi / R. Taylor + 22
voltas
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