Em 2019, a TRATON SE, em seus Negócios Industriais,
vendeu 242.200 veículos das marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus,
superando em 4% o resultado do ano anterior. Esta evolução foi impulsionada,
entre outras razões, pela alta demanda por caminhões na Europa na primeira
metade do ano e pelo forte aumento da demanda no Brasil. Entretanto, o mercado
de caminhões sofreu recuo durante o ano principalmente na Europa. O
reflexo foi percebido na queda das encomendas das marcas do grupo durante o
ano, resultando numa redução de 7% em relação a 2018.
Todas as três marcas do grupo contribuíram para esse aumento de vendas. A MAN
vendeu 104.900 veículos, 2% a mais do que no ano anterior. A van MAN TGE
prestou grande contribuição a esse resultado positivo. A Scania entregou 99.500
caminhões e ônibus (+3%). A Volkswagen Caminhões e Ônibus se beneficiou da
retomada econômica do Brasil, com crescimento de 15% nas entregas, totalizando
41.900 veículos. Apesar do aumento das vendas dos caminhões das marcas TRATON
(exceto a van MAN TGE) de 2%, para 205.900 unidades, as vendas de ônibus
sofreram queda de 5% para 21.500 unidades, após a forte demanda de 2018. A
demanda mais fraca de caminhões na Europa na segunda metade do ano é atribuída,
entre outras razões, à antecipação das encomendas no primeiro semestre do ano
devido à introdução do tacógrafo digital na Europa, que entrou em vigor em 15
de junho de 2019, além dos efeitos da corrida às compras no Reino Unido
motivada pelo Brexit.
O mercado de veículos comerciais com mais de seis toneladas arrefeceu
bruscamente, na Europa em especial, no segundo semestre do ano. As encomendas
de caminhões das marcas TRATON (excluindo a van MAN TGE) totalizaram 89.500 no
segundo semestre de 2019, uma queda de 12% perante o total de 101.500 do
primeiro semestre. A MAN e a Scania já tomaram medidas na Europa para combater
o declínio do mercado, com adequação da produção e redução no índice de
colaboradores terceirizados.
Nossas estimativas indicam que o mercado europeu ainda deve sofrer
queda entre 10% e 20% nos veículos com mais de seis toneladas em 2020. O efeito
deverá se refletir principalmente no primeiro semestre de 2020, visto que o
primeiro semestre de 2019 foi influenciado pelos efeitos da concentração das
vendas em resposta à introdução do tacógrafo digital e do debate do Brexit. Com
base nas expectativas do mercado, as marcas da TRATON preparam novas medidas em
colaboração com todos os grupos de stakeholders relevantes.
Confirmamos a meta de retorno operacional sobre vendas de 6,5% a 7,5% em 2019.
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