sábado, 25 de janeiro de 2020

Collet vence primeira prova em Teretonga Park


Uma semana após vencer a etapa inaugural da Toyota Racing Series, em Highlands Motorsport Park, mas ser punido em cinco segundos por ter simulado um movimento de largada na volta de formação do grid, o brasileiro Caio Collet deu a volta por cima e com uma grande apresentação. Neste sábado (25), na primeira prova em Teretonga Park, em Invercargill, o piloto largou em quarto e numa bela manobra já assumiu a liderança ainda na primeira curva para garantir a vitória.

“O carro estava simplesmente incrível”, comemorou o brasileiro, que também registrou a melhor volta da prova (53s852) no traçado de apenas 2,57 km. “A chance de vencer veio graças à manobra na primeira volta. Foi um pouco arriscada, mas valeu a pena. Estou muito feliz, principalmente depois do fim de semana difícil que tivemos na primeira etapa”, destacou o brasileiro de apenas 17 anos.

Integrante do Renault Sport Academy, Collet dividiu o pódio da corrida 1 com o suíço Grégoire Saucy, que chegou em segundo, e o brasileiro Igor Fraga, que foi o terceiro.

Neste domingo (26), na Nova Zelândia, os pilotos disputam o classificatório para a corrida 3. A segunda prova terá o grid definido pela ordem de chegada na corrida 1 e os oito primeiros invertidos. Portanto, Collet partirá da oitava colocação.

A corrida 2 acontecerá às 11h42 local de domingo (19h42 de sábado no Brasil) e a terceira às 16h06 local (0h06 de sábado para domingo no Brasil).


Apesar da vitória aparentemente tranquila após a largada, o dia não tinha começado como o planejado pelo brasileiro, que disputa a competição a bordo do carro #23 da equipe mtec Motorsport.


Depois de liderar os testes coletivos de quinta-feira (23) e um dos treinos livres de sexta-feira (24), Collet esperava brigar pela pole no classificatório para a corrida 1. Mas duas bandeiras vermelhas e algumas amarelas acabaram atrapalhando não só o brasileiro, mas os demais pilotos.

“Foi uma tomada muito confusa. Na minha melhor volta, peguei uma bandeira amarela, então tive que reduzir e, no final, só tivemos duas voltas cada um em virtude de um acidente. Terminei em quarto no grid, mas felizmente na corrida deu tudo certo”, lembrou.

“Desde a primeira volta o carro estava muito bom, consegui abrir uma boa distância e depois, nas últimas cinco voltas, dei uma controlada para ‘salvar’ o carro para a corrida 2. Estou bem feliz com a corrida de hoje e vamos com foco total para amanhã”, finalizou o brasileiro.

Dezenove pilotos disputam a segunda etapa da principal competição de monopostos da Nova Zelândia e que está sendo muito importante para Collet nesta pré-temporada em que o piloto se prepara para correr pelo segundo ano na Fórmula Renault Eurocup, onde foi o melhor estreante em 2019, com 10 vitórias entre os novatos.

O “live timing” das etapas da Toyota Racing Series pode ser acompanhado pelo site www.race-monitor.com e as corridas em livestream no www.motorsport.com.br .

Os 10 primeiros na corrida 1 em Teretonga:

1. Caio Collet (Bra) mtec Motorsport 20 voltas em 19min33s583
2. Grégoire Saucy (Sui) Giles Motorsport + 1.103
3. Igor Fraga (Bra) M2 Competition + 1.499
4. Franco Colapinto (Arg) Kiwi Motorsport + 2.925
5. Ido Cohen (Isr) M2 Competition + 7.530
6. Liam Lawson (NZl) M2 Competition + 7.712
7. Lirim Zendeli (Ale) Giles Motorsport + 8.513
8. Emilien Denner (Din) M2 Competition + 9.620
9. Petr Ptacek (CZe) mtec Motorsport + 10.340
10. Jose Blanco (PRi) Kiwi Motorsport + 14.080


Nenhum comentário:

Postar um comentário