terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Missão cumprida para um fim de semana, que se despede do mercado nacional


A última unidade da caminhonete Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

Representante de destaque de uma das categorias mais importantes da época, conquistada rapidamente no consumidor - e principalmente como brasileiras - oferecendo um estilo harmonioso, um recurso robusto da marca, ótimo espaço interno e o maior porta-malas da categoria, com 460 litros. Essa fórmula foi tão acertada, que um Fiat contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo.

Com uma mudança de preferência do cliente para utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial também verificada no Brasil, como a perda de espaço no mercado.

O Palio Weekend foi lançado no início de 1997, seguindo uma tradição de derivados de veículos do seu produto principal, neste caso, o Palio. Na Perua o entre eixos ficou seis centímetros maior no modelo familiar.

O veículo chegou em três versões e, já no seu quarto mês de vendas, assumiu uma liderança no segmento de mercado no país. A partir de então, a Fiat promove inovações que acompanham o fim de semana em sua trajetória no mercado nacional:

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando uma categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que altera principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com uma reestilização da estação , uma versão Adventure incorporada ao Locker, um componente inédito no mundo: um Fiat é o primeiro fabricante de automóveis a lançar um veículo de exportações 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de disponibilidade, o recurso permite superar as condições adversas do terreno com mais recursos.

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com uma hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situado no fundo do porta-malas, garantia de 120 km;

2012: o modelo teve sua última alteração de estilo;

2015: uma estação passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;
Com um cancelamento do veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última perua do segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário