A última unidade da caminhonete Weekend deixou a linha de
montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo
Automotivo Fiat, em Betim (MG).
Representante de destaque de
uma das categorias mais importantes da época, conquistada rapidamente no
consumidor - e principalmente como brasileiras - oferecendo um estilo
harmonioso, um recurso robusto da marca, ótimo espaço interno e o maior
porta-malas da categoria, com 460 litros. Essa fórmula foi tão acertada,
que um Fiat contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades na história
do modelo.
Com uma mudança de preferência
do cliente para utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial também
verificada no Brasil, como a perda de espaço no mercado.
O Palio Weekend foi lançado no
início de 1997, seguindo uma tradição de derivados de veículos do seu produto
principal, neste caso, o Palio. Na Perua o entre eixos ficou seis centímetros maior no modelo familiar.
O veículo chegou em três
versões e, já no seu quarto mês de vendas, assumiu uma liderança no segmento de
mercado no país. A partir de então, a Fiat promove inovações que
acompanham o fim de semana em sua trajetória no mercado nacional:
1999: lançamento da versão Adventure,
que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha
foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando uma categoria
conhecida por “off-road light”;
2001: chegada da nova Weekend,
desenhado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004: outra mudança que altera
principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas
lanternas e um estilo mais robusto;
2008: com uma reestilização da estação ,
uma versão Adventure incorporada ao Locker, um componente inédito no mundo: um
Fiat é o primeiro fabricante de automóveis a lançar um veículo de exportações
4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de
disponibilidade, o recurso permite superar as condições adversas do terreno com
mais recursos.
2008: apresentação do Palio
Weekend Elétrico, desenvolvido com uma hidrelétrica Itaipu Binacional. O
motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado
por uma bateria de níquel, situado no fundo do porta-malas, garantia de 120 km;
2012: o modelo teve sua última
alteração de estilo;
2015: uma estação passou
a ser identificada apenas pelo nome Weekend;
Com um cancelamento do
veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última perua do segmento.
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