A Ford
Europa está usando a impressão 3D para evitar um problema que aborrece
motoristas de várias partes do mundo: o furto de rodas. A empresa desenvolveu
uma tecnologia que permite personalizar as porcas de fixação, usando a voz do
cliente ou detalhes do próprio veículo para criar um desenho único e
extremamente difícil de copiar.
O uso de sistemas de segurança mais sofisticados ajudou a reduzir o furto de
veículos e levou os ladrões a se voltar para os acessórios, como rodas de liga
leve. Para inibir essa prática foram criadas as porcas antifurto, que são
aplicadas uma em cada roda e precisam de uma chave ou adaptador especial para
serem parafusadas. Mesmo assim, sua proteção é limitada.
Junto com a EOS, empresa
líder em soluções de prototipagem rápida, a Ford criou porcas de fixação com
desenho baseado na voz do motorista – que assim como a íris e a impressão
digital pode ser usada na identificação biométrica. Os engenheiros gravam a voz
do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford
Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão
físico. Este padrão então é transformado em um círculo e usado para desenhar o
entalhe da porca e da chave.
A porca e a chave e são
impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável resistente a ácidos e à
corrosão. No final, a porca e a chave são separadas, recebem um pequeno
polimento e estão prontas para o uso. O design inclui também recursos de
segurança para evitar a cópia ou clonagem da
peça. Os dentes internos da porca
têm espaços desiguais que se alargam no fundo para evitar moldes de cera, pois
o material se quebra ao ser puxado.
Além da voz, o desenho
pode ser inspirado no logotipo do veículo, nas iniciais do cliente ou em temas
de seu interesse, como o traçado de um autódromo famoso.
A impressão 3D, ou
prototipagem rápida, dá flexibilidade aos projetos e ajuda a reduzir o peso,
melhorar o desempenho e criar peças que não seriam possíveis com os métodos
convencionais. Há mais de 30 anos, a Ford vem aumentando progressivamente o uso
da impressão 3D para fabricar protótipos de peças e reduzir o tempo de
desenvolvimento de novos veículos.
A empresa já usou essa
tecnologia para criar peças do Ford GT e do Mustang GT500, além de peças
especiais para carros de competição, como o coletor de admissão do Hoonitruck
de Ken Block. Na linha de produção, a Ford usa a impressão 3D para
criar ferramentas até 50% mais leves, que tornam as operações de montagem menos
estressantes e ajudam a melhorar a qualidade dos produtos, além de equipamentos
de segurança, como luvas de proteção.
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