Quem já teve a sensação de
estacionar seu veículo e quando voltar a encontrar o carro, observar que ele
foi arrombado, sabe como é ruim ter perdas materiais e ainda por cima, de
imediato ser necessário consertar o dano no automóvel, por exemplo, um vidro
que foi estourado, mostra o quanto a insegurança afeta a todos nós.
Acontece que a indústria automotiva evoluiu ao
passar dos anos para dificultar a ação de bandidos e ao mesmo tempo, facilitar
o acesso ao veículo por seu proprietário.
Recentemente é cada vez mais comum encontrarmos
chaves automáticas que estão constantemente emitindo sinais para o veículo,
mesmo quando ele se encontra mais distante.
Estamos falando do sistema keyless, uma
tecnologia que permite ao motorista abrir e ligar o carro sem o uso da chave. O
carro funcionará normalmente se você manter as chaves em seu bolso. O keyless
surgiu no mercado como uma forma de proporcionar conforto e praticidade para o
condutor.
A tecnologia funciona da seguinte forma: o
veículo tem um sensor instalado próxima à porta do motorista que é o
responsável por reconhecer e identificar o código inserido na chave por meio de
ondas de rádio. Ao se aproximar do carro, a porta destrava no exato momento em
que o motorista puxa a maçaneta. Para ligar o automóvel, basta apertar um botão
chamado Start/Stop, uma vez que a chave já foi reconhecida automaticamente pelo
carro.
O keyless oferece uma nova forma de lidar com o
carro. Você não vai mais precisar procurar as chaves nos bolsos, mochila ou
bolsa para entrar e ligar o veículo, muito mais facilidade, não é mesmo?
Um teste encomendado pela organização alemã ADAC
confirmou a vulnerabilidade do sistema, que pode ser invadido por hackers,
possibilitando a abertura das portas para o roubo do carro.
Essa invasão pode ser feita sem o disparo de
alarmes ou arrombamento o que é preocupante, uma vez que se trata de um roubo
silencioso.
As ferramentas usadas para a ação geralmente são
acessíveis e baratas, sendo encontradas facilmente em sites internacionais.
É aqui que mora o perigo, pois os ladrões podem
comprar chaves sem codificação e usa-las para replicar o código de acesso de um
determinado veículo.
Os criminosos conseguiam destrancar os veículos
fazendo a engenharia reversa do sistema para quebrar o firmware utilizado nas
chaves - ou seja, o conjunto de instruções operacionais programadas no hardware
do equipamento eletrônico - para ter, dessa maneira, acesso a todo o sistema de
travas sem fio.
Um receptor de rádio caseiro que custa cerca de
30 libras é o único equipamento que os hackers precisam para espionar os
controles remotos dos
modelos alvos e conseguir, assim, destravar as portas dos veículos.
modelos alvos e conseguir, assim, destravar as portas dos veículos.
Trancar o carro com a chave normal, em vez de
usar o controle sem fio, é uma das formas de se proteger da ação de bandidos.
Mas outros métodos para não abandonar o controle
também são possíveis e um deles é embrulhar as chaves em papel alumínio.
Especialistas em segurança eletrônica concordam que, embora não seja o ideal,
esse é um método muito fácil e barato.
Outra opção é comprar pela internet uma
"bolsa de Faraday", que tem a mesma função de isolamento do alumínio
e serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser
usadas no roubo do carro.
Mecânica Online
Duelo Automotivo - O portal Mecânica Online®️ lança hoje,
às 20 horas, um novo canal no Youtube. Chamado de Duelo Automotivo, o canal vai
apresentar toda segunda-feira, no mesmo horário, um comparativo com dois
veículos no formato de um duelo. São mais de 30 itens comparados e ao final,
apenas um vencedor seguida de análise técnica.
Grupo PSA – Foram cerca de 3,5 milhões de
unidades vendidas em 2019 pelo grupo PSA no mundo. Na América Latina a marca
sofreu o reflexo dos mercados em retração. As vendas na Argentina caíram (-43%)
e no Chile (-11%). O Novo C4 Cactus e a linha de Veículos Utilitários Leves
mantiveram seu vigor no México (+13%), no Brasil (+2%) e em mercados menores
(Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai).
Condição temporária - A BMW do Brasil promove
entre os meses de janeiro e fevereiro uma campanha especial de vendas em que
concederá a todos os veículos zero-quilômetro comercializados no período um
total de três anos — ou 40 mil quilômetros — de manutenção gratuita.
Os melhores carros para os motoristas de
aplicativos - De acordo com o estudo produzido pela ValeCard em parceria com a
SUIV, em termos de manutenção e consumo, os modelos mais econômicos para quem
quer trabalhar como motorista de aplicativo são o Renault Sandero Authentique
1.0, o Volkswagen Up! versão TSi Move e o Fiat Argo Drive 1.0, todos fabricados
em 2019. Para a estimativa de gastos com manutenção e combustível, foi considerada
uma média de 3.480 quilômetros rodados com o veículo durante um mês (174
quilômetros por dia, em 20 dias de trabalho).
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e
Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®️ (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online
sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas
tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online®️ - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição
gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/
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