Pelo sétimo ano consecutivo, o chassi OF 1721 da
Mercedes-Benz é o ônibus mais vendido do Brasil. No volume total de 2019, foram
3.533 unidades emplacadas, um crescimento de cerca de 23% sobre as 2.875
comercializadas em 2018.
“O OF 1721 reafirma assim a sua posição de best-seller do mercado
brasileiro, com sete anos de ampla preferência dos clientes. Somente o OF 1721
respondeu por cerca de 17% de todo o volume de ônibus comercializado em 2019 no
País, que superou as 20.700 unidades no segmento acima de 8
toneladas de PBT,
considerando todas as marcas e modelos de urbanos e rodoviários”, diz Walter
Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com
isso, o OF 1721 contribui de forma importante para nossa expressiva
participação de 76% nas vendas de ônibus urbanos, o que reforça a liderança
absoluta da marca nesse segmento”.
De acordo com o executivo, as renovações e ampliações de frota puxaram as
vendas do OF 1721 em 2019, principalmente para o transporte coletivo urbano de
grandes capitais, como em Curitiba e no Rio de Janeiro.
Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem
equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência
de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é
referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em
baixas rotações.
Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se exclusivo freio-motor Top
Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador
de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração
de dados
de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo
digital e retarder. O OF 1721 também vem equipado, de série, com o EIS – sistema de
desligamento automático do motor.
Em 2019, a Mercedes-Benz manteve sua tradicional liderança nas
vendas de ônibus no Brasil. No acumulado do ano, a marca emplacou 11.150
unidades, volume 50% superior às 7.460 unidades do mesmo período de 2018. Com
isso, conquistou 54% de participação de mercado no segmento acima de 8
toneladas de PBT – peso bruto total.
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