Em 2019, o Grupo Renault vendeu 3.753.723 veículos no mundo, em queda de 3,4%
(-130.550 veículos sendo -183.000 nos mercados iraniano, argentino e turco), em
um mercado em recuo de 4,8%.
As vendas de veículos elétricos do
grupo no mundo aumentaram 23,5%, para 62.447 veículos. Lançado no fim de 2019,
o Novo ZOE será o carro-chefe da gama de veículos elétricos em 2020. No
segmento de veículos utilitários elétricos, o Kangoo Z.E. se mantém como líder
absoluto, exibindo um crescimento de 19,2%, para 10.349 veículos. Na China, o
Grupo lançou o Renault City K-ZE em novembro e registrou 2.658 vendas em 2
meses.
No segmento de veículos utilitários,
os volumes do grupo avançaram 0,7%, atingindo um novo recorde de vendas. Este
recorde foi obtido graças à performance da marca Renault na Europa, com um
avanço de 3,6%, em um mercado que aumentou 2,8%.
A marca Renault Pro+ manteve novamente suas duas lideranças na Europa,
tanto em volumes de vendas de furgões e pequenos furgões, como em vendas de
veículos utilitários elétricos.
Na Europa, as vendas tiveram um avanço de 1,3%, em
um mercado em alta de 1,2%.
O Clio é líder do segmento B e 45% das vendas do Novo Clio são na versão
topo de linha. O Clio 4 foi mantido na gama de veículos para atender uma
clientela maior. O Captur mantém o 1º lugar entre os SUVs de sua categoria. Já
os volumes de vendas do ZOE aumentaram 19,1% (47.027 veículos).
A marca Dacia registrou
um novo recorde de vendas pelo 7º ano consecutivo na Europa, com 564.854
veículos vendidos (+10,4%). Esta alta se deve às performances dos modelos
Duster e Sandero.
Na Rússia, o Grupo Renault é líder, com uma participação de mercado de
29%, em alta de 1,4 ponto. As vendas aumentaram 2,3%, em um mercado em queda de
2,6%.
A LADA avançou 0,6%, com 362.356 veículos
vendidos e confirmando sua posição de líder, com uma participação de mercado de
20,7%. Os modelos LADA Granta e LADA Vesta confirmam suas posições de veículos
mais vendidos na Rússia. Em dezembro de 2019, o modelo icônico Niva passou a
fazer parte do grupo.
A marca Renault também
avançou 5,8%, com 144.989 veículos vendidos, graças ao lançamento bem-sucedido
do Arkana no segundo semestre.
No Brasil, os volumes de vendas aumentaram 11,3%, para 239.174 veículos, e
a participação de mercado atingiu um nível recorde de 9% (+0,3 ponto), devido
aos bons resultados do Kwid. O mercado se mantém dinâmico, avançando 7,4%.
Na Índia, a estratégia do grupo começa a dar frutos. A Renault é a única
marca que avançou no mercado de veículos de passeio em 2019. As vendas
aumentaram 7,9%, em um mercado em queda de 11,3%. Esta alta se deve
principalmente ao lançamento bem-sucedido do Triber e ao sucesso do Novo Kwid.
A participação de mercado atingiu 2,5%, em alta de 0,45 ponto em relação a
2018.
O Triber, veículo compacto lançado em agosto cuja flexibilidade
incomparável permite transportar até 7 pessoas, já registrou 24.142 vendas, com
mais da metade na versão topo de linha. O Triber se posiciona em um segmento
que deve representar quase 50% do mercado indiano até 2022.
Fora dos países-chave, o grupo é líder na África, Turquia, Colômbia, e
Romênia.
Para o grupo, 2020 marcará uma nova etapa de
sua ofensiva em veículos elétricos, com o lançamento do Twingo Z.E. e a chegada
de sua nova gama de modelos híbridos e híbridos recarregáveis, batizada de
E-Tech.
Nenhum comentário:
Postar um comentário