sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Toyota apresenta nova geração do Prius

A Toyota revelou em Las Vegas a quarta geração de seu veículo híbrido Prius, modelo que redefine a expectativa do mercado sobre carros híbridos, estabelecendo novos padrões de estilo e prazer ao dirigir.

O Prius chegou ao mercado em 1997 como o primeiro veículo híbrido de produção em larga escala do mundo. Ao oferecer excelente desempenho ambiental em um pacote acessível, mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa de coadjuvantes a protagonistas em um mercado em constante evolução.

Devido ao pioneirismo de modelos como o Prius, hoje, clientes em todo o mundo consideram a eficiência energética de um automóvel como fundamental. Em resposta a esta tendência, a Toyota trabalhou para garantir que a quarta geração do Prius fosse marcada, não só por ser mais favorável ao meio ambiente, mas também por possuir um design elegante e em conformidade com o prazer que o motorista tem ao dirigi-lo. Além disso, como primeiro carro da marca a ser montado sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês), o novo Prius conta com uma nova e mais rígida plataforma, combinada a um baixo centro de gravidade e novas suspensões, dando um toque mais refinado à sua condução.

Além dos predicados que o tornam um carro amigo do meio ambiente, ao manter propulsão elétrica como alternativa à combustão, o Novo Prius desfila novíssimo design, com linhas que remetem à elegância, garantindo uma presença marcante.

O modelo herda a silhueta com assinatura triangular, que, combinada ao baixo centro de gravidade, resulta em um veículo com aspectos angulares de linhas acentuadas. Suas curvas fluem e se misturam aos cortes agressivos nas laterais, refletindo de forma viva seu estilo sob qualquer ângulo de visão.

O teto foi reduzido em 20 mm e foi movido um pouco mais para a frente, enquanto o capô também foi rebaixado, deixando o Prius ainda mais elegante. As mudanças foram realizadas sem que o modelo perdesse espaço interno.

Os novos faróis minimizam a área frontal do Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação, dando contornos e caráter distinto ao veículo. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, enaltecendo a personalidade do Prius, desde o spoiler traseiro, até as linhas laterais.

O Novo Prius adota tecnologia avançada em seu interior, complementada por características funcionais em sua utilização, além de ser mais interativo, sem deixar de considerar, no entanto, um impacto visual agradável e transmitir total conforto aos ocupantes.

O painel de instrumentos proporciona a sensação de qualidade e espaço amplo por deter camadas que definem de maneira clara sua zona de exibição, separando-a da zona de controle, localizada mais próxima ao motorista. Ornamentação em branco, utilizadas nas partes mais baixas da cabine, evoca a sensação de porcelana fina.

A fim de promover melhorias significativas em performance e design, a Toyota está implementando a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA), programa integrado criado pela empresa para desenvolvimento de componentes de motor e plataformas de veículos a ser utilizado pela marca em todo o mundo, com objetivo e compromisso de construir, cada vez mais, automóveis melhores para os consumidores.

O chassi do Novo Prius é 60% mais rígido, enquanto o posicionamento mais baixo do motor, aliado ao centro de gravidade baixo, concederam ao carro maior estabilidade e conforto.

Praticamente todos os componentes internos do motor do Prius foram renovados ou revistos de forma substancial, a fim de que o modelo atingisse os mais elevados índices de qualidade.
O Prius teve reduções de peso nos principais componentes, conseguindo maior desempenho de seu sistema híbrido. Como resultado, estabeleceu nova marca ao atingir mais de 40% de eficiência térmica e uma fantástica economia de combustível.

Com baixo centro de gravidade, nova frente e pacote de suspensão, o veículo passa a oferecer uma experiência de direção aprimorada. A altura do emblema na parte frontal do Prius é exatamente a mesma do modelo 86, carro esportivo da Toyota, o que indica um posicionamento acertado de altura e de massa.

Nova suspensão dianteira e introdução de sistema double wishbone na suspensão traseira garantem o controle perfeito da posição da roda por todo o curso da suspensão, transmitindo maior conexão com a estrada e proporcionando melhor dirigibilidade em qualquer estilo de condução.

Além de criar uma experiência dinâmica de condução, a plataforma TNGA oferece uma estrutura de quadro de alta resistência, que aumenta a segurança dos ocupantes em caso de colisão. A carroceria mais rígida é projetada para distribuir energia no caso de colisão frontal. Além disso, reforços adicionais foram adotados, a fim de distribuir a energia no caso de uma colisão lateral.


O Novo Prius começará a ser vendido no Japão no fim de 2015 e, posteriormente, chegará a outros mercados ao redor do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário