sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Scania investe em conectividade com foco em eficiência‏

Redução do consumo de combustível e aumento da disponibilidade dos veículos são dois benefícios diretos que a combinação entre um motorista bem treinado e o uso da tecnologia podem trazer. “A Scania está evoluindo da posição de fabricante de produtos para ser um fornecedor de soluções em transporte sustentável. Isso pressupõe investir em tecnologia e conectividade”, afirma P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

Com foco em melhorias contínuas, a Scania tem um longo histórico de pioneirismo na introdução de inovações tecnológicas que oferecem economia de combustível e segurança nas estradas. Esse é o caso do Scania Driver Support, que auxilia o motorista a manter e complementar novas técnicas bem como hábitos mais seguros e saudáveis adquiridos no Treinamento de Motorista Scania. Utilizando sensores, esse dispositivo inteligente localizado no painel de instrumentos do veículo fornece feedback instantâneo ao motorista sobre melhores práticas de direção, como frenagem, aceleração e troca de marchas.

Para obter redução de consumo de combustível e de paradas imprevistas, aspectos que refletem na rentabilidade do cliente, a Scania também desenvolveu o Opticruise e o Retarder. O primeiro é um sistema automatizado de troca de marchas que oferece opções de tração de acordo com o tipo de aplicação, gerando maior conforto para o motorista e desempenho do veículo. O segundo é um freio auxiliar hidráulico que proporciona mais segurança, economia de combustível e redução dos custos operacionais.

Entre as demais tecnologias, destacam-se dois sistemas de frenagem. O AEB (Automatic Emergency Break), freio automático acionado quando o veículo detecta a presença de um objeto a sua frente, e o ACC (Adaptative Cruise Control), sistema que delimita a distância em relação ao veículo à frente.

Nessa mesma linha, a Scania desenvolveu o LDW (Lane Departure Warning),  dispositivo que emite um alarme caso detecte um desvio na trajetória do veículo.

Em relação à conectividade, a fabricante sueca lançou no mercado global o Scania WIC Kit, que poderá ser visto em funcionamento no estande da empresa durante o SAE Brasil 2015. Trata-se de uma aplicação móvel, desenvolvida para otimizar o treinamento do motorista no veículo, que fornece informações, via tablet, em tempo real sobre a condução em situação de teste.


Outro destaque da participação da Scania no evento é uma nova tecnologia com foco no motorista, o Scania Watch. Trata-se de um relógio projetado para enviar dados relativos a condução, como informações de consumo de combustível, distância e tempo percorridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário